VI FENDA DIXITAL – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E OS NOVOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO

VI FENDA DIXITAL – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E OS NOVOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO

online Setor de Educação UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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TEXTOS COMPLETOS APENAS PARA PARTICIPANTES QUE APRESENTARAM COMUNICAÇÕES ORAIS, PARTICIPARAM DE MESAS REDONDAS E CONFERÊNCIAS

O SISTEMA PERMANECERÁ ABERTO ATÉ O DIA 20 DE AGOSTO PARA RECEBER APENAS TEXTOS COMPLETOS  DE PARTICIPANTES QUE:

A) MINISTRARAM CONFERÊNCIAS;

B) PARTICIPARAM DE MESAS REDONDAS; E

C) APRESENTARAM COMUNICAÇÕES ORAIS;


Atividades

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Calendar

Programa Final

Ver detalhes em "Atividades"

 

Dia 16 de julho de 2025

 

Dia

Horário

(BR, PO, ES)

Atividade

Local

Conferencistas

Forma de participação

16/07/2025

9:00 – 9:30 (BR)

13:00 – 13:30 (PT)

14:00 – 14:30 (ES)

 

Abertura

Auditório Eny Caldeira

Dr. Glauco Gomes de Menezes

(Presidente da Comissão Organizadora)

 

Autoridades

 

Presencial

e   on-line

 

 

9:30 – 10:50 (BR)

13:30 – 14:50 (PT)

14:30 – 15:50 (ES)

 

Conferência de abertura

Luces e sombras da Intelixencia artificial em Educación

 

Auditório Eny Caldeira

Dr. Manuel Área-Moreira

 (Universidade de Laguna, Tenerife, Espanha)

 

Mediador: Dr. Jesus Rodriguez Rodriguez (USC)

 

Presencial

e   on-line

10:50 – 12:30 (BR)

14:50 – 16:30 (PT)

15:50 – 17:30 (ES)

Comunicações orais

(sessões simultâneas)

 

 

A1 – Auditório Eny          Caldeira

A2 – Sala 232 A

A3 – Sala 232 B

Participantes inscritos para apresentação oral de trabalhos (ver detalhamento)

 

 

Presencial

e   on-line

 

12:30 – 13:50 (BR)

16:30 – 17:50 (PT)

17:30 – 18:50 (ES)

 

 

INTERVALO

 

 

 

 

 

 

13:50 –15:20 (BR)

17:50 – 19:20 (PT)

18:50 – 20:20 (ES)

Mesa redonda 1

A Inteligência Artificial e o uso de recursos educativos digitais.

Auditório Eny Caldeira

 

Marco Bento (ESEC, Portugal)

Miquel Ángel Prats  (URL, Espanha)

Glaucia da Silva Brito (UFPR/UNINTER, Brasil)

 

Moderadora: Dra. Daniela Gonçalves

 

Presencial

e   on line

.

 

 

 

Mesa Redonda 2

Pesquisa em Educação e IA: desafios

Sala 232 A

Marco Aurélio Kalinke (UTFPR, Brasil)

Marcus Garcia de Almeida (FURB, Brasil )

Rosângela de Fátima Stankowitz (UTFPR, Brasil)

 

Moderador: Dr. Glauco Gomes de Menezes

 

 

Presencial

e   on-line

 

15:20 –15:50 (BR)

19:20 – 19:50 (PT)

20:20 – 20:50 (ES)

 

INTERVALO

 

15:50 – 17:30 (BR)

19:50 –21:30 (PT)

20:50 – 22:30 (ES)

Comunicações orais

(sessões simultâneas)

 

B1– Auditório Eny Caldeira

B2 – Sala 232 A

B3 – Sala 232 B

 

Participantes inscritos para apresentação oral de trabalhos (ver detalhamento)

 

Presencial

e   on-line

 

17:30 – 18:30 (BR)

21:30 – 22:30 (PT)

22:30 – 23:30 (ES)

17:30 – Apresentação de livros

18:00 – Apresentação musical: ENSAX Orquestra

                                                                                                     Exposições

Hall de entrada, Campus Rebouças

 


 

 

Dia 17 de julho de 2025 

 

Dia

Horário

(BR, PO, ES)

Atividade

Local

Conferencistas Palestrantes

 

Forma de participação

17/07/2025

 9:00 – 10:20 (BR)

13:00 –14:20 (PT)

14:00 – 15:20 (ES)

Conferência

 

Textos e autoria em tempos de IA generativa

 

Auditório Eny Caldeira

Dr. Rafael Ferreira Leite de Mello (UFRPE – Brasil)

Dra. Paula Carina de Araújo (UFPR – Brasil)

 

Mediador: Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli (UFPR)

 

 

Presencial

e   on-line

 

 

 

10:30 – 12:10 (BR)

15:30 – 16:10 (PT)

16:30 – 17:10 (ES)

Comunicações orais

(sessões simultâneas)

 

C1 – Auditório Eny Caldeira

C2 – Sala 232 A

C3 – Sala 232 B

 

Participantes inscritos para apresentação oral de trabalhos (ver detalhamento)

 

 

Presencial

e   on-line

 

12:10 – 13:30 (BR)

16:10 – 17:30 (PT)

17:10 – 18: 30 (ES)

 

 

INTERVALO

 

 

 

 

 

13:40 –15:10 (BR)

17:40 –19: 10 (PT)

18:40 – 20:10 (ES)

Mesa redonda 3

 

A Inteligência Artificial no Ensino Superior

Auditório Eny Caldeira

Pedro Cuesta (UVigo, Espanha)

Helenice Jamur Ramires (UNINTER, Brasil)

Daniela Gonçalves (ESEPF, Portugal)

 

Moderador: Dr. Henrique Oliveira da Silva

 

 

Presencial

e   on-line

Mesa Redonda 4

 

IA e Experiências educativas na escola

 

 

Sala 232 A

Camino Pereiro (Centro Educativo Monfero, Espanha)

Célio Manfré Filho (DidaTic/UEL, Brasil)

Celestino Magalhães (ESDE/Instituto Jean Piaget, Portugal)

 

Moderador: Dr. Jesus Rodríguez Rodríguez

 

Presencial

e   on-line

 

15:10 –15:40 (BR)

19:10 – 19:40 (PT)

20:10 – 20:40  (ES)

 

 

INTERVALO

 

15:50  – 17:30 (BR)

19:50 – 21:30 (PT)

20:50 – 22:30 (ES)

Comunicações orais

(sessões simultâneas)

 

D1 – Auditório Eny Caldeira

D2 – Sala 232 A

D3 – Sala 232 B

 

Participantes inscritos para apresentação oral de trabalhos (ver detalhamento)

Presencial

e   on-line

 

17:30 – 18:30 (BR)

21:30 – 22:30 (PT)

 22:30 – 23:30 (ES)

17:30 – Apresentação de livros

18:00 – Apresentação musical  – “Laços Musicais UFPR,UNESPAR, UNIVERSITY OF GEORGIA”

Exposições

Hall de entrada, Campus Rebouças

 

 

 

 

Dia 18 de julho de 2025

 

Dia

Horário

(BR, PO, ES)

Atividade

Local

Conferencistas Palestrantes

Forma de participação

18/07/2025

  9:00 – 10:30 (BR)

13:00 – 14:30 (PT)

14:00 – 15:30 (ES)

Mesa redonda 5

 

Inteligência Artificial, atenção às diversidades e enfrentamento das desigualdades: desafios

 

Auditório Eny Caldeira

 

M. Montserrat de Castro Rodríguez (Universidade A Coruña, Espanha)

Luís Fernando Lopes (UNICENTRO, Brasil)

Osvaldo Rodrigues Júnior (NPPD/Universidade Federal do Mato Grosso)

 

Moderadora: Dra. Edilaine Aparecida Viera (UFSC, Brasil)

 

 

Presencial

e   online

 

10:30 – 11:00 (BR)

13:30 – 15:00 (PT)

14:30 – 16:00 (ES)

 

 

Intervalo

 

11:00 – 12:00 (BR)

15:00 –16:00 (PT)

16:00 – 17:00 (ES)

Conferência de encerramento

 

Inteligência Artificial na Educação OnLife

Auditório Eny Caldeira

Dr. Henrique Oliveira da Silva (UTFPR)

 

Debatedores

Dr. Glauco Gomes de Menezes (GPTEIA/UFPR )

Dr. Osvaldo Rodrigues Júnior (UFMT– NPPD/UFPR)

 

 

Presencial

e   on-line

 

12:00 – 12:30 (BR)

16:00 – 16:30 (PT)

17:00 – 17:30 (ES)

Sessão de encerramento

Auditório Eny Caldeira

Dr. Glauco Gomes de Menezes

(Presidente da Comissão Organizadora)

 

Dr. Jesús Rodriguez Rodriguez (Espanha)

Dra. Daniela Gonçalves (Portugal)

 

Presencial

e   on-line

 

Sobre o evento


É com grande entusiasmo que anunciamos a realização do VI FENDA DIXITAL – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS NOVOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO, um evento que se propõe a ser um marco na discussão sobre a importância da inteligência artificial na educação e os desafios que surgem nesse contexto.

As edições anteriores do evento foram realizadas na Espanha  (I, II, III e IV) e em Portugal (V) Em 2025 o Brasil sediará o evento na Universidade Federal do Paraná, com apoio do Programa de Pós Graduação em Educação e coordenação do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas/UFPR.

A inteligência artificial tem se mostrado cada vez mais presente em nossas vidas, e na educação não é diferente. A utilização de tecnologias como a inteligência artificial pode proporcionar inúmeras possibilidades de inovação no processo de ensino-aprendizagem, facilitando a personalização do ensino, o acompanhamento do desempenho dos alunos e a criação de ambientes de aprendizagem cada vez mais dinâmicos e colaborativos.

Neste sentido, o VI FENDA DIXITAL traz como tema central a inteligência artificial e os novos desafios na educação. Durante o evento, serão abordados temas como a aplicação da inteligência artificial no contexto educacional, os impactos da tecnologia na formação de professores, o letramento digital e a promoção da inclusão digital, entre outros assuntos relevantes para a comunidade acadêmica e educacional.

Além disso, a diversidade de atividades programadas para o evento promete enriquecer as discussões, com mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos. Professores e pesquisadores terão a oportunidade de compartilhar suas experiências, pesquisas e reflexões sobre o tema, promovendo um debate enriquecedor e estimulante para todos os participantes.

As inscrições para o VI FENDA DIXITAL – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS NOVOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ocorrem exclusivamente nesta página, na plataforma da Even3. Não perca a chance de participar deste evento que promete ser um marco na discussão sobre os desafios e oportunidades que a inteligência artificial traz para a educação.

Contamos com a sua presença no VI FENDA DIXITAL – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS NOVOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO. Junte-se a nós nessa jornada de descobertas e compartilhamento de conhecimentos!

Objetivos

OBJETIVO GERAL


O Congresso “VI Fenda Dixital – IAgen e os Desafios na Educação” dá continuidade aos eventos que foram realizados desde 2008 em países europeus. Seu propósito central, nesta edição, é explorar o potencial transformador da Inteligência Artificial Generativa (IAgen) para tornar a educação mais personalizada, inclusiva e acessível a todas as pessoas, independentemente de suas necessidades e talentos individuais, backgrounds culturais e estilos de aprendizagem.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  1. Investigar como ferramentas e aplicações baseadas em IAgen podem ser integradas nas práticas educativas para oferecer experiências de aprendizagem mais adaptativas e personalizadas.
  2. Promover a discussão fundamentada sobre o uso de – IAgen para apoiar a inclusão efetiva de estudantes com diversas necessidades e perfis, garantindo que todos tenham acesso equitativo à educação de qualidade.
  3. Valorizar e estimular a adoção de metodologias facilitadas por tecnologias emergentes, promovendo uma educação mais interativa e centrada nas pessoas.
  4. Destacar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação e da IAgen na criação de ambientes de ensino e aprendizagem que estimulem a inovação, a criatividade e a participação ativa dos alunos/as.
  5. Analisar como a tecnologia afeta o bem-estar emocional dos/as alunos, a convivência escolar e como pode ser utilizada para promover uma atmosfera positiva e inclusiva nas escolas.
  6. Discutir Aspectos Éticos e de Segurança Associados à IAgen na Educação.
  7. Estimular o diálogo e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, integrando perspectivas variadas para uma abordagem holística da educação.
  8. Compartilhar experiências, estudos de caso e práticas inovadoras que demonstram a aplicabilidade e eficácia da IAgen no contexto educacional.
  9. Incentivar pesquisas futuras e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para enfrentar os desafios contemporâneos da educação.

 

 

Temáticas

Competências Digitais e Letramento com IA
  • Usos da inteligência artificial na educação infantil e no ensino fundamental
  • ⁠Aplicações de inteligência artificial no ensino médio
  • ⁠Aplicações de inteligência artificial no ensino superior
  • Integração da IA generativa nas competências e  habilidades digitais na formação de educadores e estudantes.
  • ⁠Interação entre a IA generativa e outras tecnologias digitais na educação.

Ética, Privacidade e Segurança no Uso da IA Generativa
  • Ética, Privacidade e Segurança com IA generativa
  • ⁠Princípios éticos específicos para a aplicação da IA generativa em contextos educativos.
  • Medidas para garantir a segurança e privacidade dos dados ao utilizar IA generativa.
  • ⁠Diretrizes e regulamentações para a implementação da IA generativa na educação.
  • ⁠Gestão e proteção da identidade digital utilizando IA generativa.

Metodologias e Estratégias de Ensino e Aprendizagem com IA Generativa
  • ⁠Metodologias e Estratégias de Ensino com IA Generativa
  • ⁠Abordagens de ensino que utilizam IA generativa para engajar ativamente os estudantes.
  • ⁠Uso da IA generativa para criar experiências de aprendizagem imersivas.
  • ⁠Exploração de ambientes virtuais interativos com suporte de IA generativa para fins educativos.
  • ⁠Criação de materiais de ensino inclusivos com o apoio da IA generativa.

Recursos, Inovação e Criatividade Educativa com IA Generativa
  • ⁠Recursos, Inovação e Criatividade Educativa com IA generativa.
  • ⁠Desenvolvimento de ambientes inovadores com suporte de IA generativa.
  • ⁠Instituições que promovem novas abordagens pedagógicas e tecnológicas com o uso da IA generativa.
  • ⁠Plataformas para o compartilhamento de experiências e apoio entre educadores com a ajuda da IA generativa.

Psicologia e Diversidade com IA
  • Inclusão, equidade e atenção à diversidade
  • ⁠Promoção da saúde emocional dos estudantes com o apoio da IA generativa.
  • ⁠Estratégias de prevenção para combater a discriminação racial, religiosa, de gênero e a xenofobia, com o apoio da IA generativa. 
  • ⁠Estratégias de prevenção de bullying e ciberbullying com IA generativa.

Orientações para Submissão de Trabalhos

Datas importantes /fechas importantes

Aviso sobre envio de originais – TEXTO COMPLETO. Os originais deverão ser enviados pela página do Congresso. (Entrar em SUBMISSÕES – modalidade TEXTO COMPLETO). Enviar em arquivo formato Word (dois arquivos: um identificado e outro sem identificação)

PRAZOS: as submissões estarão abertas de 16 de junho a  10 de julho de 2025.


Aviso para la entrega de originales – TEXTO COMPLETO.  Los originales deberán enviarse a través de la página web del Congreso (ir a SUBMISSÔES - modo TEXTO COMPLETO). Enviar como archivo Word (dos archivos, uno identificado y otro sin identificar)

FECHAS: los envíos estarán abiertos en el sitio web del evento desde el 16 de junio hasta el 10 de julio de 2025.


  1. Submissão de resumos: até 10 de abril de 2025
  2. Envio do resultado da avaliação: até 20 de maio de 2025
  3. Envio do texto completo: até 10 de julho para inclusão nas atas que serão publicadas pela Editora Dyckinson

As formas de pagamento do evento são: cartão, PIX e boleto. 
O boleto terá vencimento em até 5 dias após sua criação.

Cada participante poderá submeter até três trabalhos para apresentação nas sessões temáticas, como autor/a ou como coautor/a. Todos os/as autores /as deverão estar inscritos no evento e apenas um/a deverá ser indicado como apresentador/a ao fazer a submissão.

Cada participante puede enviar hasta tres comunicaciones para presentar en las sesiones temáticas, en calidad de autor/a o coautor/a. Todos los autores/as deberán estar inscritos en el evento y solo uno de ellos deberá indicarse como presentador en el momento de la inscripción.

 

TEXTO COMPLETO

1.   Os TEXTOS COMPLETOS dos trabalhos aprovados e apresentados deverão ser enviados pelos autores até 30 de junho de 2025, para inclusão nas atas.

Los TEXTOS COMPLETOS de los trabajos aprobados y presentados deberán ser enviados por los autores antes del 30 de junio de 2025 para su inclusión en las actas.

 

2.   Os textos devem ser enviados pela página do evento, seguindo as seguintes orientações:

Los textos deberán enviarse a través de la página web del evento, siguiendo las directrices que se indican a continuación:

 

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO COMPLETO (PORTUGUÊS)

1. Envio de originais. Os originais deverão ser enviados pela página do Congresso. (Entre em SUBMISSÕES – modalidade TEXTO COMPLETO). Enviar em arquivo formato Word.

2. Formato de apresentação do capítulo.

Os trabalhos apresentados em conferências, mesas redondas e sessões orais serão apresentados em documento único, mínimo de 6 e máximo de 8 páginas, contendo o texto completo do trabalho (incluindo imagens, anexos e referências), para publicação eletrônica. A estrutura do texto incluirá os seguintes elementos organizados em seções: 1. Introdução: apresentar o contexto em que o trabalho se insere, sintetizando a problemática estudada e o objetivo geral. 2. Pressupostos/ referenciais teóricos para indicar principais autores e conceitos utilizados. 3. Procedimentos metodológicos adotados, com informações sobre objetivos específicos, forma de coleta/produção de dados, amostragem se for o caso, instrumentos utilizados, estratégias de análise, entre outros que os autores entendam ser necessários; 4. Resultados obtidos em relação aos objetivos pretendidos e análise desses resultados. 5, Conclusões ou considerações finais. 6. Referências.

As seções poderão receber títulos atribuídos pelos autores, desde que o conteúdo corresponda aos elementos solicitados.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A FORMATAÇÃO DO TEXTO

 

TÍTULO DO CAPÍTULO

AUTOR(ES)

Cargo/função e afiliação

 

A seguir terá início o conteúdo do capítulo, que seguirá a hierarquia de títulos indicada no ponto 4.

3. Estilo de texto (modelo desenvolvido pela editora Dyckinson)

·      Tamanho A4, margens de 2 cm (superior, inferior, direita e esquerda) : 

·      FONTE :  Calibri 12

·      Espaçamento entre linhas: recomenda-se usar um espaçamento entre linhas de 1,5.

·      Parágrafo: A primeira linha não será recuada nem será inserido espaço antes ou depois do parágrafo.

4. Hierarquia. Recomenda-se a utilização de algarismos arábicos para estabelecer a hierarquia, atingindo no máximo 3 dígitos (1.1.1.), utilizando então se necessário o sistema de letras (A), B), C) – a), b) , c) ). Abaixo fornecemos um exemplo:

1. Regulamentações governamentais com categoria de lei

1.1. Decretos-Leis Estaduais

1.2. Decretos legislativos estaduais

1.3. Regulamentos governamentais com a categoria de Lei das Comunidades Autónomas

1.3.1. Andaluzia

1.3.2. Galiza

A) Corunha

B) Lugo

C) Ourense

D) Pontevedra

 

Os títulos serão compostos com as características do exemplo anterior, ou seja:

Nível 1. Letras maiúsculas redondas

Nível 1.1. Negrito minúsculo

Nível 1.1.1 . Itálico minúsculo

Nível A): letras minúsculas redondas

A numeração automática do Word não será utilizada para evitar problemas na conversão para programas de layout. Da mesma forma, após a numeração da epígrafe, será introduzido um tabulador para separar a numeração do título da epígrafe.

 

5. Notas de rodapé. A chamada para a nota no corpo do texto será sempre colocada antes do sinal de pontuação (ex.: Dykinson 1 .   ou Dykinson ,).

O texto da nota de rodapé respeitará as regras de citação do ponto 7. Terminarão com ponto final.

 

6. Citações textuais. Citações curtas (até três linhas) serão escritas entre aspas latinas (« » ). As longas (quatro ou mais linhas) serão apresentadas em parágrafo separado, recuado em 2 centímetros, sem aspas, com fonte menor (Calibri 11) e com linha separadora antes e depois da citação. Se necessário, entre aspas latinas serão utilizadas aspas inglesas ("  ") e entre estas, aspas simples (‘   ’).

Se uma parte do texto original da citação for omitida, deverá ser marcada com […]

 

7. Regras de citação. As regras de citação da APA serão seguidas. O link para o site está incluído abaixo com vários exemplos de citações de livros individuais, obras coletivas, artigos, etc.

https://normas-apa.org/rereferences/examples/

 

 

NORMAS GENERALES
PARA LA PRESENTACIÓN DE TEXTO COMPLETO (ESPANHOL)

Editorial Dykinson

 

1. Envío de originales. Los originales deberán enviarse a través de la página web del Congreso (ir a SUBMISSÔES - modo TEXTO COMPLETO). Enviar en un archivo Word.

2.    Formato de presentación de los capítulos.

Los trabajos presentados en conferencias, mesas redondas y sesiones orales se presentarán en un único documento, de un mínimo de 6 y un máximo de 8 páginas, que contendrá el texto completo del trabajo (incluyendo imágenes, anexos y referencias), para su publicación electrónica. La estructura del texto incluirá los siguientes elementos organizados en apartados: 1. Introducción: presenta el contexto en el que se inserta el trabajo, resumiendo el problema estudiado y el objetivo general. 2. Fundamentos/referencias teóricas para indicar los principales autores y conceptos utilizados. 3. Procedimientos metodológicos adoptados, con información sobre objetivos específicos, métodos de recogida/producción de datos, muestreo si procede, instrumentos utilizados, estrategias de análisis, entre otros que los autores consideren necesarios. 4. Resultados obtenidos en relación con los objetivos previstos y análisis de los mismos. 5. Conclusiones o consideraciones finales. 6. Referencias.

 

Las secciones podrán ser tituladas por los autores, siempre y cuando el contenido corresponda a los elementos solicitados.

 

 

ORIENTACIONES GENERALES PARA EL FORMATO DE TEXTO

 

TÍTULO DEL CAPÍTULO

AUTOR(ES)

Cargo y filiación

 

A continuación, comenzará el contenido del capítulo que seguirá la jerarquía de epígrafes señalada en el punto 4.

3. Estilo del texto:

      Tamaño A4, márgenes de 2 cm (superior, inferior, derecho e izquierdo) :

      FUENTE: Calibri 12

      Interlineado: es recomendable utilizar un interlineado de 1,5.

      Párrafo: No se sangrará la primera línea ni se introducirá espacio antes ni después del párrafo.

 4. Jerarquía. Se recomienda el uso de numeración arábiga para establecer la jerarquía, llegando hasta un máximo de 3 cifras (1.1.1.), utilizando después si es necesario el sistema de letras (A), B), C) – a), b), c)). A continuación, facilitamos un ejemplo:

1. Normas gubernamentales con rango de Ley

1.1. Los Decretos-Leyes estatales

1.2. Decretos-legislativos estatales

1.3. Las normas gubernamentales con rango de Ley de las Comunidades Autónomas

1.3.1. Andalucía

1.3.2. Galicia

A) A Coruña

B) Lugo

C) Ourense

D) Pontevedra

 

Los epígrafes se compondrán con las características del ejemplo anterior, es decir:

Nivel 1. Mayúsculas redonda

Nivel 1.1.: Minúsculas negrita

Nivel 1.1.1. Minúsculas cursiva

Nivel A): Minúsculas redonda

No se utilizará la numeración automática de Word para evitar problemas en la conversión a los programas de maquetación. Asímismo después de la numeración del epígrafe, se introducirá un tabulador para separar la numeración del título del epígrafe.

 

5. Notas a pie de página. La llamada a la nota en el cuerpo del texto se colocará siempre antes del signo de puntuación (p.ej. Dykinson1. o Dykinson1,).

El texto de la nota a pie respetará las normas de citación del punto 7. Se terminarán con punto y aparte.

 

6. Citas textuales. Las citas cortas (hasta tres líneas) se escribirán entre comillas latinas (« »). Las largas (cuatro o más líneas) se ofrecerán en párrafo aparte sangrado, sin entrecomillar, con cuerpo de letra menor (Calibri 11), y con una línea de separación antes y después de la cita. Si fuera necesario, dentro de las comillas latinas («») se utilizarán comillas inglesas (“ ”) y dentro de estas, comillas simples (‘’).

Si se omite una porción del texto original de la cita, debe marcarse con […]

 

7. Reglas de citación. Se seguirán las reglas de citación APA. Se incluye a continuación el enlace a la web con diversos ejemplos de cita de libros individuales, obras colectivas, artículos, etc.

https://normas-apa.org/referencias/ejemplos/

 

 

Nomes confirmados

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COMISSÃO ORGANIZADORA

  • Glauco Gomes  de Menezes (Brasil - Universidade Federal do Paraná)
  • Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia  (Brasil - Universidade Federal do Paraná)
  • Guilherme Gabriel Ballande Romanelli (Brasil - Universidade Federal do Paraná)
  • Henrique Oliveira da Silva (Brasil - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  • Osvaldo Rodrigues Junior (Brasil - Universidade Federal do Mato Grosso)
  • Marcus Garcia de Almeida (Brasil - ISAE)
  • Daniela Gonçalves  (Portugal - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; CIDTFF da Universidade de Aveiro)
  • Jennifer Fernández (Espanha – Universidade de Vigo)
  • Jesús Rodríguez (Espanha – Universidade de Santiago de Compostela)
  • Maria Carmen Ricoy  (Espanha – Universidade de Vigo)
  • Maria Montserrat Castro (Espanha – Universidade da Coruña)
  • Patricia Alonso Ruido  (Espanha – Universidade de Santiago de Compostela)
  • Silvia López Gómez  (Espanha – Universidade de Santiago de Compostela)
  • Xosé Manuel Cid (Espanha – Universidade de Vigo)
  • Nuria Diéguez (Espanha – Universidade de Vigo)

      COMISSÃO LOCAL DE APOIO 

  • Bruno Henrique Cersosimo Lous (Brasil - Universidade Federal do Paraná)
  • Fernanda Esthenes do Nascimento (Brasil - Universidade Federal do Paraná)
  • Jennifer Gonzaga (Brasil - Universidade Federal do Paraná)
  • Laudicéia da Silva Camargo (Brasil - Universidade Federal do Paraná)
  • Lucas Macedo Cunha (Brasil - Universidade Federal do Paraná)
  • Lucas Thomasi Genero (Brasil - Universidade Federal do Paraná)
  • Nataly Patricia da Lapa Conforte (Brasil - Universidade Federal do Paraná)
  • Ró Gilberto Gomes Cá (Brasil - Universidade Federal do Paraná)

Comitê Científico

DIENE EIRE DE MELLO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA)

BRASIL

GLAUCIA DA SILVA BRITO ((UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ / UNINTER)                           

BRASIL

HELENICE RAMIRES JAMUR (UNINTER)

BRASIL

LEANDRO KEY HIGUCHI YANAZE (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO)

BRASIL

LUCIANO FRONTINO DE MEDEIROS (UNINTER)

BRASIL

LUCIANO GAMEZ (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO)

MARCUS GARCIA DE ALMEIDA (ISAE)                                                                                                                            

BRASIL

BRASIL

PAULA CAROLEI (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO)

MARCO AURÉLIO KALINKE (UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ)

BRASIL

BRASIL

ANA LUISA SANABRIA MESA (UNIVERSIDAD DE LA LAGUNA)

ESPANHA

APOLINAR GRAÑA VARELA (UNIVERSIDAD DE NAVARRA)

ESPANHA

BEATRIZ LEGERÉN LAGO (UNIVERSIDADE DE VIGO)     

ESPANHA

CAROL GILLANDERS (UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA)

ESPANHA

CLARA MARTÍNEZ DELGADO  (FLORIDA UNIVERSITÀRIA)

ESPANHA

CONCEPCION ROS ROS (UNIVERSIDAD CATÓLICA DE VALENCIA SAN VICENTE MÁRTIR)

ESPANHA

CRISTINA CEINOS SANZ (UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA)

ESPANHA

CRISTINA SÁNCHEZ-MARTÍNEZ (UNIVERSIDADE DE VIGO)

ESPANHA

DIANA MARÍN SUELVES (UNIVERSIDAD DE VALENCIA)

ESPANHA

ESTEFANÍA PENA BASCOY (NOVA ESCOLA GALEGA)

ESPANHA

FRANCESC JOSEP SÁNCHEZ I PERIS (UNIVERSIDAD DE VALENCIA)

ESPANHA

FRANCISCO IGNACIO REVUELTA DOMÍNGUEZ (UNIVERSIDADE DE EXTREMADURA)

ESPANHA

FRANCISCO JOSÉ DEL POZO SERRANO (UNIVERSIDAD NACIONAL DE EDUCACIÓN A DISTANCIA/ SIPS)    

ESPANHA

J. CARMEN FERNÁNDEZ  DE LA IGLESIA (UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA)

ESPANHA

JUAN PABLO HERNÁNDEZ RAMOS (UNIVERSIDAD DE SALAMANCA)

ESPANHA

LUCÍA ABARRATEGUI AMADO

ESPANHA

LUCÍA CASAL-DE-LA-FUENTE (UNIVERSIDADE DE VIGO)

ESPANHA

M. ISABEL PARDO BALDOVÍ (UNIVERSIDAD DE VALENCIA)

ESPANHA

MARÍA BELÉN SAN NICOLÁS SANTOS (UNIVERSIDAD DE LA LAGUNA)

ESPANHA

MARÍA CARMEN CALDEIRO PEDREIRA (UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA)

ESPANHA

MARÍA CARMEN RICOY LORENZO (UNIVERSIDADE DE VIGO)

ESPANHA

MARÍA ESTHER DEL MORAL PÉREZ (UNIVERSIDAD DE OVIEDO)

ESPANHA

MARIA JOÃO VALENTE S. COUTO (UNIVERSIDADE DE VIGO)

ESPANHA

MARÍA ROSA FERNÁNDEZ SÁNCHEZ (UNIVERSIDADE DE EXTREMADURA)

ESPANHA

MERCEDES GONZÁLEZ SANMAMED (UNIVERSIDAD A CORUÑA)

ESPANHA

MERCEDES ROMERO RODRIGO (UNIVERSIDAD DE VALENCIA)

ESPANHA

NEREA RODRÍGUEZ REGUEIRA (UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA)

ESPANHA

PABLO CÉSAR MUÑOZ CARRIL (UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA)

ESPANHA

PALOMA VALDIVIA VIZARRETA (UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE BARCELONA / SIPS)

ESPANHA

PATRICIA DIGÓN REGUEIRO (UNIVERSIDAD A CORUÑA)

ESPANHA

RAÚL EIRÍN NEMIÑA (UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA)

ESPANHA

SANTIAGO FERNÁNDEZ LANZA (UNIVERSIDADE DE VIGO)

ESPANHA

SARA MARTÍNEZ-CARRERA (UNIVERSIDADE DE VIGO)

ESPANHA

TIBÉRIO FELIZ MURIAS (UNED)

ESPANHA

ALESSANDRA ANICHINI (ISTITUTO NAZIONALE DI DOCUMENTAZIONE, INNOVAZIONE E RICERCA EDUCATIVA)

ITÁLIA

ANA PINHEIRO (ESE DE PAULA FRASSINETTI | INED ESE-IPP | CEDH-UCP | CIPAF)

PORTUGAL

FERNANDO GUIMARÃES (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO MINHO)

PORTUGAL

JOAQUIM ESCOLA (UTAD)

PORTUGAL

MARCO BENTO (UNIVERSIDADE DO MINHO)

PORTUGAL

PAULA QUADROS FLORES (IPP, ESE DO PORTO)

PORTUGAL

RUI RAMALHO (ESE DE PAULA FRASSINETTI)

PORTUGAL

JOÃO CARLOS NASCIMENTO (UNIVERSIDAD DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE)

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE


Instituições Organizadoras

  


 

 


 

 


 



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