VI Exposição de Metodologias, Alternativas e Tecnologias para o Ensino das Ciências (EXPOMATEC)

VI Exposição de Metodologias, Alternativas e Tecnologias para o Ensino das Ciências (EXPOMATEC)

presencial 77900-000 - Tocantinópolis - Tocantins - Brasil

Sobre o evento

Histórico de eventos anteriores

O contexto de formação de professores (inicial e continuada) é propício para o estímulo à criação, experimentação e inovação em educação, uma vez que incentiva os estudantes, aliados a fundamentação teórica discutida pelos formadores na universidade, a pensarem e problematizarem os conhecimentos profissionais e suas futuras práticas pedagógicas, a partir, também, da construção de metodologias, alternativas e tecnologias para o ensino das diversas ciências da educação básica.

Acreditando nestas potencialidades dos professores e futuros professores, e visando os diferentes aprendizados dos estudantes da educação básica, é que pensamos este evento. A Exposição de Metodologias, Alternativas e Tecnologias para o Ensino das Ciências (EXPOM@TEC) é uma iniciativa dos professores do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) de Tocantinópolis-TO com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), e da Superintendência Regional de Educação (SRE) do referido município.

Desde o ano de 2016, já foram realizadas cinco edições da EXPOMATEC e percebemos que a cada edição mais pessoas participavam, e principalmente, mais futuros professores e professores da Educação Básica eram envolvidos, tanto atuando como participante do evento quanto estando junto à equipe contribuindo com o planejamento, tendo em vista seus conhecimentos próprios da docência. A seguir, sintetizamos alguns elementos de eventos anteriores que permitem “ver” o avanço da EXPOMATEC.

·  1ª edição da EXPOMATEC foi realizada em 2016 e contou com 112 participantes, destes, 42 foram autores-expositores. Houve 16 exposições, 4 oficinas, 2 palestras com palestrantes de duas regiões do Brasil.

·   2ª EXPOMATEC, que foi realizada em 2017, houve 170 participantes (entre autores e ouvintes); 57 trabalhos aprovados, 1 mesa redonda com professores de duas regiões do país, 1 palestra com palestrante da região nordeste; 15 professores da educação básica foram avaliadores.

·   3ª EXPOMATEC aconteceu em 2018 e contou com 185 participantes (entre ouvintes e autores); 52 trabalhos aprovados, sendo 24 comunicações orais e 28 exposições de materiais didáticos, além de duas palestras e 5 oficinas; 17 professores da educação básica foram avaliadores de materiais didáticos.

·   4ª EXPOM@TEC aconteceu em 2019, contou com a participação de 225 participantes (entre ouvintes e autores). No geral, 63 trabalhos foram aprovados, sendo 33 materiais didáticos, 30 comunicações orais e 1 relato de experiências, além de 1 mesa redonda com professores da educação básica e uma palestra com pesquisador de uma região do Brasil; 20 professores da educação foram avaliadores.

·  5ª EXPOM@TEC aconteceu em 2022, contou com a participação de 166 participantes (dentre ouvintes e autores); 45 trabalhos foram aprovados, sendo 14 comunicações orais; 4 relatos de experiência; 27 materiais didáticos, além de 9 oficinas, sendo que 4 oficinas foram ministradas por professores da educação básica; 1 palestra; 2 mesas redondas com a participação de professores da educação básica; 13 professores foram avaliadores de materiais didáticos.

 

Conforme se percebe neste breve histórico, se trata de um importante evento no qual estão atrelados a formação inicial e formação continuada Além disso, busca também trazer para a região do Bico do Papagaio no Tocantins, discussões teóricas atuais das diferentes ciências da educação básica, por meio da conexão de pesquisadores do cenário nacional e da interlocução de experiências de diferentes regiões do Brasil, sobretudo, das regiões norte e nordeste.

Em todas as edições houve visitação gratuita e aberta ao público, e exposição de materiais didáticos. Vale ressaltar que nos anos de 2020 e 202, o evento não foi realizado em razão do período de pandemia ocasionado pelo COVID-19.

 

INFORMAÇÕES, FOTOS e ANAIS DE EVENTOS ANTERIORES estão disponíveis em: https://expomatecuft.wixsite.com/expomatec

 

 OBJETIVOS DA VI EXPOMATEC:

·     Compartilhar, discutir e divulgar experiências de pesquisadores do ensino superior, professores da educação básica e estudantes dos cursos de licenciatura de diferentes localidades e regiões do Brasil, problematizando os múltiplos sentidos de ensinar as ciências na educação básica;

·     Propiciar um espaço de estímulo à criação, experimentação, inovação na educação e geração de conhecimentos, incentivando os alunos de graduação dos cursos de licenciaturas, professores da educação básica e pesquisadores do ensino superior (e alunos) a exporem, relatarem e apresentarem metodologias, alternativas e tecnologias para o ensino das diversas ciências inerente à educação básica;

·     Proporcionar uma interação dialógica mais intensa entre universidade, escola e comunidade, tendo em vista que a formação (inicial e continuada) de professores, nesta interação, adquire mais sentido e permite a desnaturalização de práticas vigentes;

·     Trazer para a região do bico do papagaio, no Tocantins, discussões teóricas atuais das diferentes ciências da educação básica, por meio da conexão de pesquisadores do cenário nacional e da interlocução de experiências de diferentes regiões do Brasil, sobretudo, das regiões norte e nordeste.

 

PÚBLICO ALVO: 

Professores da Educação Básica 

Profissionais da Educação

Estudantes de graduação e pós-graduação; 

Formadores de professores;

Estudantes da Educação Básica

Público em geral


 

ORIENTAÇÕES GERAIS

1. Inscrições

GRATUITAS: Tem direito a inscrições gratuitas para participação na VI EXPOMATEC, participantes que oferecerão oficinas (Oficineiros) e estudantes da Educação Básica.

Seguem algumas orientações para estas especificidades:

·          Oficineiros: As oficinas poderão ter no máximo cinco participantes, assim, se você ou seu grupo optar por oferecer uma oficina no evento, as inscrições serão isentas de pagamento. Para garantir essa isenção é necessário que no ato da inscrição faça, ou façam, o preenchimento na categoria “Oficineiro”;

·          Estudantes da Educação Básica: Os estudantes da Educação Básica terão isenção em suas inscrições. Para garantir as isenções é necessário que um responsável da escola verifique as indicações de cada uma das oficinas oferecidas no evento e entre em contato com a organização pelo e-mail: expomatecuft@gmail.com. Os estudantes da educação básica, poderão receber a certificação, no entanto, não terão direito aos Kits de credenciamento do evento. 

PAGAS: Os demais participantes do evento e autores de trabalhos deverão, obrigatoriamente, pagar uma taxa de inscrição, conforme quadro a seguir.

   

Algumas observações sobre a participação e inscrição na VI EXPOMATEC:

  •     O pagamento da inscrição é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir as palestras, as mesas redondas, as oficinas, a exposição e submeter trabalho para avaliação e, se aceito, ser apresentado. Para a submissão dos trabalhos, o autor deverá realizar primeiramente a inscrição no evento;
  •      Após a realização da inscrição será enviado, automaticamente, um comprovante para o e-mail cadastrado;
  •       A inscrição no evento dará direito à participação em 1(UMA) OFICINA;
  •      As inscrições nas oficinas acontecerão por meio deste site e, caso ainda sobrem vagas, será disponibilizada inscrição presencial no momento de credenciamento do evento;
  •      Em nenhuma hipótese, o valor da inscrição será devolvido.

2. Participação com trabalhos

  •       A submissão de trabalhos será até o dia 10/05/2024;
  • Para a VI EXPOMATEC você poderá participar apresentando trabalhos nas seguintes modalidades: I) Comunicação Científica, II) Relatos de Experiência III) Oficinas e IV) Propostas de Materiais Didáticos;
  • Ao submeter seu trabalho você deve enviar UMA VERSÃO CEGA e UMA VERSÃO IDENTIFICADA (Ver orientações no template);
  •      Para submeter o trabalho (resumo simples ou resumo expandido) e, consequentemente, sua avaliação e certificação, é necessário que todos os participantes tenham efetuado a inscrição e o pagamento da taxa, e que sigam os procedimentos discriminados anteriormente;
  •       Número máximo de autores por trabalho: 5 (cinco);
  •       A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho;
  •       Todos os RESUMOS serão avaliados pela Comissão de Pareceristas da VI EXPOM@TEC.
  •        Somente serão aceitos os RESUMOS que estiverem de acordo com as normas detalhadas nos Templates.
  •      Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na VI EXPOM@TEC.
  •           Após submeter seu trabalho você receberá um e-mail confirmando o recebimento. Caso não receba, entre em contato pelo e-mail: expomatecuft@gmail.com;
  •      As decisões dos pareceristas, sobre o aceite ou recusa do trabalho, não são passíveis de recurso. Desse modo, não haverá mudança nas decisões tomadas; 
  •              Este seu trabalho, caso queira, pode ser publicado na Revista Brasileira de Educação do Campo, mediante avaliação e indicação dos pareceristas. Para isso, no momento da submissão você deve indicar seu interesse nessa publicação ou não. Caso não tenha interesse na revista, fica garantida a publicação nos anais do evento;
  •         Caso tenha interesse em publicar seu trabalho no Dossiê na Revista Brasileira de Educação do Campo é necessário que um dos autores tenha a titulação de doutor (a). Caso contrário esta exigência deve ser desconsiderada. 

·   2.1 – Eixos Temáticos para apresentação de trabalhos

·         Eixo 1 – Ensino e registro de códigos, linguagens (línguas e arte) e suas tecnologias: Este eixo busca promover o debate em torno das pesquisas sobre as diferentes formas de linguagem, tendo como foco o ensino, a leitura, a escrita, a alfabetização, o letramento, as afasias, a fruição estética, o lúdico, entre outros. Inserem-se aqui trabalhos relacionados aos estudos linguísticos e literários, tanto na perspectiva da abordagem de métodos para o ensino de língua materna quanto de línguas estrangeiras. Também se enquadram no eixo, trabalhos acerca das diferentes linguagens artísticas - música, dança, cinema, pintura, teatro etc. - e as múltiplas estratégias e técnicas para o tratamento destas em contexto de ensino-aprendizagem.

·         Eixo 2 – O ensino da matemática e suas tecnologias: Este eixo temático busca contemplar discussões a respeito de conhecimentos, metodologias e reflexões sobre o ensino de Matemática e suas tecnologias, considerando tanto as perspectivas dos alunos quanto dos professores que ensinam e/ou ensinarão Matemática. Inserem-se aqui, também, trabalhos que buscam explorar metodologias para o ensino da Matemática aliado a diferentes contextos, tópicos e/ou conteúdos de Matemática, de modo a permitir o melhor ensino e aprendizado na Educação Básica e/o na formação de professores.

·         Eixo 3 – O Ensino em Ciências Naturais e suas Tecnologias: Este eixo temático busca apresentar propostas de ensino das Ciências Naturais, tais como inovações, metodologias, experimentos, jogos ou sequência didática; pesquisas que compartilhem experiências de ensino relacionadas às disciplinas vinculadas à grande área das ciências naturais; ou pesquisas que se articulem à diferentes saberes sobre meio ambiente, o ser humano e/ou recursos tecnológicos.

·         Eixo 4 – Ensino em Ciências Humanas e suas Tecnologias: Este eixo temático busca difundir conhecimentos, metodologias e ensino em ciências humanas, em um viés interdisciplinar; abordagens metodológicas em História, Geografia, Ciências Sociais e temas transversais na educação básica; os mais diversos recursos didático-pedagógicos utilizados em ciências humanas, tais como filmes, livros didáticos, músicas, cordéis, poesias, mapas, dentre outros.

·         Eixo 5 – Interdisciplinaridade e suas formas de ensino: Este eixo temático busca apresentar propostas de ensino-aprendizagem, metodologias ou recursos didáticos que contemplem o viés do trabalho interdisciplinar, congregando as diversas áreas do conhecimento da educação básica. O intuito é contemplar ações desenvolvidas de forma conjunta nas instituições escolares, como projetos de intervenção, trilhas de aprendizagem, projetos de vida, ou ainda atividades de articulação entre saberes disciplinares diversos.


2.2 – Modalidades de Apresentação de Trabalhos

·   PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO: Apresentação de forma física do material didático possível de ser utilizado para o ensino das Ciências na educação básica. Nesta modalidade, o autor propositor deverá fazer a exposição do material no evento de acordo com o dia agendado para esta ação, conforme a programação do evento.

  •       Para submeter uma proposta de Material Didático, deverá ser enviada uma ficha técnica contento um resumo simples do material, e suas especificidades, com no máximo cinco autores.


COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (Apresentação oral): Apresentação de resultados parciais ou finais de pesquisas científicas que versem sobre temas referentes ao ensino nas diferentes áreas das Ciências, assim como temas relacionados à educação de forma geral. Nesta modalidade, cabem trabalhos de natureza teórica e empírica, que busquem articulação com o tema central do evento. Atente-se para a necessidade da submissão apresentar resultados parciais ou finais.

  • Para submeter uma proposta de Comunicação Científica, deverá ser enviado um resumo expandido com no máximo cinco autores. 

RELATO DE EXPERIÊNCIA (Apresentação oral): Apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações que versem sobre temas da Educação, como uma prática de sala de aula, de formação de professores, desenvolvimento de produtos, entre outros. É importante que o texto contemple uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência, com observações e reflexões do autor com devida e coerente fundamentação teórica.

  • Para submeter uma proposta de Relato de Experiência, deverá ser enviado um resumo expandido. 

·  OFICINAS: Esta modalidade se trata de um espaço destinado à discussão, apresentação e desenvolvimento de atividades, envolvendo diferentes recursos voltados para a prática de sala de aula, de formação de professores, elaboração de materiais didático-pedagógicos, entre outros. As oficinas terão duração de três horas. O número máximo de participantes por oficina será indicado por seu proponente e poderá ser consultado na programação final do evento. Uma semana antes da realização do evento, as inscrições para as oficinas serão abertas no site oficial.

  •      Para submeter uma proposta de Oficina, deverá ser enviado um resumo simples com indicação de, no máximo, cinco autores.


3. Submissão

  • ·     A submissão de trabalhos será até o dia 15/05/2024;
  •     A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho, pois os resumos só serão avaliados após a efetivação do pagamento da inscrição. Obs: Para realizar a submissão, todos os autores devem estar inscritos no evento;
  •     Cada trabalho pode conter, no máximo, 5 (cinco) autores. O participante poderá ser primeiro autor 2 (duas) vezes, porém, em modalidades diferentes;
  • ·   Após a apresentação do trabalho será organizado os anais da VI EXPOMATEC.

4. Publicação em revista Científica

A VI EXPOMATEC firmou parceria com a Revista Brasileira de Educação do Campo (https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/index). Assim, após uma criteriosa avaliação do trabalho, tanto escrito quanto oralmente, os avaliadores selecionarão alguns para serem publicados na referida revista.

Caso seu trabalho seja selecionado, você deverá:

  • Adequá-lo ao template e às normas da revista;
  • Fazer uma nova revisão de língua portuguesa no texto;
  • Ampliá-lo para no máximo de 20 páginas;
  • No ato da submissão, indicar se tem interesse ou não de submetê-lo, caso seja selecionado, à Revista Brasileira de Educação do Campo;
  • A publicação na revista está prevista para o segundo semestre de 2024.
  • Ao submeter seu trabalho, caso tenha interesse em publicar seu trabalho no Dossiê na Revista Brasileira de Educação do Campo, é necessário que um dos autores tenha a titulação de doutor (a). Caso contrário esta exigência deve ser desconsiderada. 

 5. Certificação

  • ·    O certificado de participação está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do evento, que compreende a presença nas palestras, mesas redondas, oficinas, exposição e sessões de comunicações;
  •       Os certificados de participação no evento terão carga horária de 40 horas;
  •     O certificado de apresentação de trabalho será emitido para os autores, se for realizada a identificação do pagamento de todos os autores, e se o trabalho for efetivamente apresentado;
  •      Caso o trabalho não seja aprovado, fica garantida a certificação dos autores como participante do evento, de acordo com critérios do evento.


6. Para os autores

  •       Recomendamos que todos os autores estejam presentes no dia da apresentação, mas, se não for possível, pelo menos um deve estar presente para apresentar o trabalho;
  •      Os trabalhos que não tiverem nenhum autor presente não serão apresentados, nem publicados, e nem receberão certificado;
  •      As apresentações acontecerão nas datas e horários descritos na programação.
  •      A indicação das salas de realização das apresentações, serão disponibilizadas no próprio site do evento.
  •      Cada comunicação terá 15 minutos para apresentação e 10 minutos para discussão;
  •     O tempo para a apresentação e para a discussão será rigorosamente respeitado para que todos tenham a oportunidade de ter seus trabalhos apresentados e discutidos. Portanto, o mediador e os monitores da sala intervirão para que esse tempo seja respeitado por todos;
  •     Pedimos que todos os autores responsáveis pela apresentação compareçam às salas com 15 minutos de antecedência para acertos pontuais acerca das apresentações com os monitores.

Modalidades e Templates

Clique no nome da modalidade que seu referido template será baixado automaticamente.

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Inscrições

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Datas Importantes

Inscrições: até 05 de junho de 2024

Submissão de trabalhos: até dia 10 de maio de 2024

Período de avaliação dos trabalhos: 11 a 20 de maio de 2024

Período de ajustes e revisões do trabalho avaliado: 21 a 28 de maio de 2024

Divulgação dos resultados referentes às avaliações dos trabalhos: 29 de maio de 2024

Ajustes e adequação dos trabalhos selecionados para a publicação em revista: até 09 de agosto de 2024

Envio da versão final do texto para a publicação na revista:  05 a 09 de agosto de 20024

Publicação e divulgação dos anais da VI EXPOMATEC:  setembro de 2024



Programação Geral


Palestrantes

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Café Literário: lançamento de livros

Os livros serão lançados presencialmente

CHAMADA PARA LANÇAMENTO DE LIVROS

(Impressos e E-book)

Atenção Autoras e Autores

 

A VI EXPOM@TEC abre espaço em sua programação para o lançamento e divulgação de obras inéditas. Os livros podem ser de natureza Acadêmica ou Literária e podem estar na forma física ou no formato e-book (digital).

O lançamento será presencial, tanto para autores de livros físicos quanto para e-books. Autores que não possam estar presentes, e querem divulgar sua obra no evento, poderão encaminhar um vídeo de até três minutos com a apresentação de sua obra.

Os livros físicos deverão ter exemplares para exposição e venda no final das apresentações.

Os livros em e-book deverão expor uma cópia da capa, e os autores poderão distribuir panfletos com informações sobre as formas de acesso, conforme o template em anexo.

 

Data: 06/06/2024

Horário: 19 horas

Local: Auditório Vigilante Adão Ribeiro (Unidade Babaçu - UFNT)

 Para cadastrar sua obra e fazer sua inscrição clique no link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchZ8m-qRIQ4ypJnuup7dBgkunMPaF-WbrlurrU6A_8pWqCJg/viewform?usp=sf_link

 

Obs.: As inscrições serão realizadas até dia 20/05

Dúvidas: (63) 98111-8365 (Professora France)

ExpoKids

Expomatec com crianças



A ExpoKids será um ambiente que acolherá as crianças dos pais e mães que participarão da IV Expomatec. Objetivando ser um espaço de recreação e brincadeiras, no qual, além de ser uma diversão para a criançada, possibilitará que os pais possam ter um espaço apropriado onde deixar seus filhos para que possam participar de todas as atividades a acontecer no evento. A ExpoKids funcionará nos quatro dias do evento, nos períodos da manhã, tarde e noite que estiver ocorrendo palestras, oficinas e/ou exposições. As crianças que poderão participar devem ter entre 4 a 10 anos de idade, crianças de 2 a 3 anos devem estar acompanhadas de um responsável.

Os pais/responsáveis receberão uma cartilha da dinâmica de funcionamento da ExpoKids, como também assinarão um termo de concordância. Esperamos proporcionar uma experiência única, significativa e divertida às crianças, e de confiança e tranquilidade para os pais. LIMITADO A 20 CRIANÇAS POR TURNO. 

Os pais devem realizar a inscrição das crianças através do link: https://forms.gle/XPbXUKEbSBjUqsoR7


ExpoGERO



Nesta VI edição, a EXPOMATEC contará também com a ExpoGERO, que assim com a EXPOKIDS constitui mais uma novidade. 

A ExpoGERO é, portanto, um espaço dedicado ao acolhimento das pessoas idosas da Universidade da Maturidade (UMA) do Bico do Papagaio/Polo de Tocantinópolis e comunidade em geral que visa, dentre outras questões, oportunizar aos participantes momentos de interação e diálogos intergeracionais entre os estudantes da UMA/BICO e participantes do evento.

A EXPOGERO tem como objetivo também a arrecadação de produtos de limpeza, higiene pessoal, roupas, agasalhos, sapatos, fraldas geriátricas entre outros. Tais produtos serão destinados à Casa da Divina Providência, situado no bairro Alto da Boa Vista II na cidade de Tocantinópolis, um lar que abriga idosos em situação de vulnerabilidade social.

As pessoas que gostam de apreciar uma "comida de vó" podem encontrar na EXPOGERO uma excelente oportunidade para aguçar suas memórias afetivas. Os/as acadêmicos/as da Universidade da Maturidade do Bico do Papagaio UMA/BICO disponibilizarão um cardápio recheado de afeto e com sabor de infância. Um verdadeiro celeiro de diversidade gastronômica que só a vovó sabe fazer.

Comissão Científica

Ana Del Valle Duarte Castillo (Cefet/RJ)

Andréa Souza de Albuquerque (IFPA)

Beatriz Fernanda Litoldo (UFTM)

Iranete Araújo Meira (UFPB) 

Nilza Cristina Gomes de Araújo (UFMT)

Raimundo Nonato de Pádua Câncio (UFNT) http://lattes.cnpq.br/3719416176703621

Rosana Catarina Rodrigues de Lima (IFSP – Hortolândia)

Rosimar Locatelli (UEMASUL)

Sâmara Carla Lopes Guerra de Araujo (IESLA)

Tomaz Martins da Silva Filho (IFPA)

Eduardo Júnior Santos Moura (UNIMONTES)

Coordenações

  • Coordenador Geral: Andrey Patrick Monteiro de Paula

  • Coordenador Executivo: Jeferson Muniz Alvez Gracioli 

  • Coordenadora da Comissão Científica: Arinalda Silva Locatelli

  • CoordenadorA da Exposição: Fabíola Andrade Perreira 

  • Coordenação de cerimonial, cultural e divulgação:Eveliny Almeida Feitosa Jácome

  • Coordenação de Oficina: Thiago de Melo Barbosa  

  • Coordenação de ornamentação e lançamento de livros: Francisca Rodrigues Lopes 

  • Coordenação da ExpoKids: Vitoria dos Santos Cirqueira 

  • Coordenação de articulação com escolas municipais: Allyne Duarte Araújo 

  • Coordenação de articulação com escolas estaduais: Hélida Brilhante de Jesus Queiroz

Local do Evento

Centro de Educação, Humanidades e Saúde – Tocantinópolis

Realização

        

Apoio

            

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