Sala Multiuso do ITEC (Instituto de Tecnologia) - campus profissional - Belém - Pará - Brasil
Os debates promovidos nas cinco edições anteriores dos Encontros do Grupo Brasileiro de Criminologia Crítica nos indicam o crescimento do campo criminológico no Brasil. Ao mesmo tempo, são apresentados desafios, em especial no contexto brasileiro atual, de articulação, qualificação teórica e desenvolvimento de estratégias diante de ação e organização. É com este sentimento que convidamos todas e todos para participar, através dos respectivos grupos de pesquisa, da sexta edição do Encontro Brasileiro de Criminologia Crítica, a ser realizado nos dias 05 e 06 de setembro, em Belém-Pará, na Universidade Federal do Pará.
De acordo com as deliberações da última Plenária, convidamos os Grupos a enviar trabalhos que discutam, a partir de textos-base, dois eixos: a) estratégias de ativismo dos grupos de pesquisa; b) criminologias e teorias sociais.
Serão aceitos trabalhos que guardem pertinência com os eixos temáticos e que sejam enviados pelos Grupos que participaram do V Encontro realizado em Brasília. Cada Grupo poderá submeter um trabalho, bem como deverá deliberar autonomamente sobre quem será o/a pesquisador/a responsável pela apresentação do texto.
Os Grupos de Pesquisa que não participaram do V Encontro, e que têm interesse em integrar do VI Encontro, poderão fazê-lo na qualidade de debatedores.
O prazo final para envio de resumos expandidos será 10 de junho de 2019; e para o envio dos trabalhos completos, 30 de agosto de 2019.
O resumo deverá conter os seguintes itens: (i) Nome do Grupo de Pesquisa; (ii) Título do Trabalho; (iii) Resumo Expandido (Mínimo de 200 e máximo de 500 palavras). Os trabalhos completos devem ter de 10 a 15 páginas.
As inscrições e o envio dos resumos e do trabalho completo deverão ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/viencontrobrasileirodecriminologiacritica.
Esperamos que este seja mais um momento qualificado de discussão sobre os acúmulos, disputas e avanços do campo e, desde já, aguardamos a presença de todas e todos!
Belém, 20 de fevereiro de 2019.
Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia (UFPA)
Grupo de Pesquisa “Saberes Criminológicos e Política Criminal” (UFPA)
Grupo de Pesquisa “Garantismo em Movimento” (UFPA)
Grupo Cabano de Criminologia
Textos-base:
1) HALL, Stuart. "Race, Articulation, Societies Structured in Dominance". In: Sociological Theories: Race and Colonialism. UNESCO, Paris, 1980. pp.306-324. Tradução disponível em: https://www.academia.edu/10270110/HALL_S._-_Raça_articulação_e_sociedades_estruturadas_com_dominante
2) ALCOFF, Linda. Uma epistemologia para a próxima revolução. Sociedade e Estado. Brasília, n.1. v. 31, jan/abr, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/se/v31n1/0102-6992-se-31-01-00129.pdf
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}