Parintins - Parintins - Amazonas - Brasil
Os 200 anos da Independência e seus significados para a Amazônia.
No VI ENCONTRO ESTADUAL
DE HISTÓRIA DA ANPUH Amazonas, a realizar-se em Parintins-AM, no período de 18
a 21 de outubro de 2022, discute-se Os 200 anos da Independência e seus
significados para a Amazônia, território que, no século XIX,
compreendia o Estado do Maranhão e Piauí (com sede em São Luís) e o Estado do
Grão-Pará e Rio Negro (com sede em Belém), que só aderiram à emancipação no dia
28 de julho e 15 de agosto de 1823, respectivamente. Nos últimos 20 anos,
produziram-se dissertações e teses que inserem e dão visibilidade à Amazônia
nos debates sobre o processo histórico da emancipação.
As provocações do
presente impõem mais do que nunca debater sobre ideários políticos e projetos
de nação dos ideólogos da Independência em meio a disputas de interesses locais
que posteriormente culminaram em movimentos regionais, como a Cabanagem, na
Amazônia; a violência que impôs a adesão das províncias à emancipação; a
construção narrativa das datas oficiais marcadas por atos heroicos; como e se é
possível mensurar se a emancipação afetou escravos, homens livres,
alfabetizados e não alfabetizados, trabalhadores e demais segmentos sociais que
não compunham as elites; caracterizar os significados dos movimentos regionais
com a participação das classes populares; como situar o próprio conceito de
Amazônia nesse contexto e tanto outros aspectos apontados pela historiografia
do período é o que esperamos trazer à reflexão nas Conferências, Simpósios
Temáticos e Mesas Redondas do evento.
Queremos ouvir sua voz, seus questionamentos, conhecer suas reflexões e compartilhar suas experiências de pesquisa e ensino no VI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-AM.
BAIXE AQUI O CADERNO DE PROGRAMAÇÃO DO VI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA
Atenção: Para a realização das incrições, é necessário realizar o cadastro no site EVEN3 (site oficial do evento) para que a ANPUH-AM disponibilize as informações, os certificados e as publicações do VI Encontro Estadual de História.
ST
01 – HISTÓRIA E OUTROS ARQUIVOS: AS FONTES AUDIOVISUAIS NAS TEMÁTICAS NEGRA,
INDÍGENA E AMAZÔNICA COORDENADORES:
Sidney Barata De Aguiar e Tenner Inauhiny de Abreu |
|
Sabedoria das águas: A literatura indígena
de Daniel Munduruku no Ensino Fundamental I |
Aida Vasconcelos do Nascimento |
A cultura Hip Hop “invade” o Centro
Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) |
Sidney Barata de Aguiar |
“Me serviram limões, mas eu fiz uma
limonada”: uma análise das relações entre racismo, feminismo negro e amor
afrocentrado através do álbum visual Lemonade (2016) |
Adriano Barbosa |
O uso de imagens na história:
Transformações do espaço urbano de Tefé a partir de sua iconografia
(1960-1980) |
Fabielle Ribeiro Esperança de Abreu |
Um estudo de caso sobre a atuação dos
espiritanos em Tefé nas primeiras décadas do século XX. |
Jubrael Mesquita Da Silva |
ST
02 - VIDA/MORTE DOS POVOS ORIGINÁRIOS EM 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA:
INSTITUIÇÕES E PROCESSOS HISTÓRICOS
NA AMAZÔNIA BRASILEIRA COORDENADORES: Yomarley Holanda e Cristiane da Silveira |
|
A tessitura de um novo indianismo no
festival folclórico de Parintins (2017) |
Yomarley Lopes Holanda, Cristiane da
Silveira |
A temática indígena nas letras e
sonoridades da música amazônica: narrativas de tradições, lutas contadas a
partir de um som |
Arthur Figueira do Nascimento |
Os (des)caminhos de estudantes indígenas no
ensino superior: notas de pesquisa do CEST-UEA |
Fábio Pereira dos Santos |
A presença indígena no CEST-UEA:
trajetórias de vida e estudo |
Lívia Bezerra do Vale |
QUARTA -FEIRA (19/10) – 14 às 18h
ST
03 - HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIAS E SEUS SIGNIFICADOS PARA A HISTÓRIA DA AMAZÔNIA COORDENADORES: Tiago Fonseca dos Santos e César Aquino Bezerra |
|
A TRAJETÓRIA DE EDUARDO REPOLHO NO OFÍCIO
DE FERREIRO NO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS |
Deilson do Carmo Trindade |
A METODOLOGIA DE HISTORIA ORAL, O FEMINISMO
E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA TRAJETÓRIA POLÍTICA DE D. GEMINIANA CAMPOS BULCÃO
BRINGEL 1964-1974. |
Roger Kenned Repolho de Oliveira |
O pastor Clinton Thomas em Urucará:
história oral, memórias e seus significados para a história da Amazônia |
César Aquino Bezerra |
A prefeita esquecida: a história oral,
memória e o silenciamento |
Geize Vieira de Almeida |
ST
04 - ENSINO DE HISTÓRIA, EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES: TEMAS SENSÍVEIS,
FONTES HISTÓRICAS E
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NA AMAZÔNIA COORDENADORES: Mônica Xavier De Medeiros e Clarice Bianchezzi |
|
PATRIMÔNIO MATERIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA:
O SOLAR DO BARÃO DE SANTARÉM |
Adrielle Cristina Maciel de Araujo, André
das Chagas Santos |
Onde não cabem parêneses vazios: currículos
praticados, territorialidades e memórias |
Ceane Andrade Simões |
Movimento estudantil e ensino de história:
possibilidades para o trabalho em sala de aula |
Irand Santiago, Lucas Araújo Leal, Victor
Paulo Azevedo Marinho, Geovana Natiely Alves Lino |
A História do voto no Brasil: considerações
para o trabalho com a temática em sala de aula. |
Giovanna Muniz Brelaz, Alice de Jesus Silva Reis,
Haroldo José de Souza Godinho Junior, Joandreo Batalha Campos, Iago César
Oliveira Pessoa |
A temática ambiental decorrente da
urbanização no ensino de História em Parintins/Am |
Mônica Cristina Souza Melo |
QUARTA -FEIRA (19/10) – 14 às 18h
ST
07 - O TRABALHADOR E O COTIDIANO: LUTAR, RESISTIR, REIVINDICAR, PROTAGONIZAR COORDENADORES: James Batista e Wanderlene Barros |
|
Crime e criminalização de Movimentos
Sociais, Trabalhadores e Vida Urbana (Manaus, 1978-1989) |
Paola da Cruz Rodrigues |
As "cidades invisíveis": táticas
e resistências na ocupação do bairro Nova Conquista de Barreirinha |
Daniele Greize Belém de Oliveira |
Conflitos do mundo do trabalho da pesca
amazônica: "a guerra do peixe" no lago Janaucá 1970 |
Franco Lindemberg Paiva dos Santos |
A luta pelos 120%: a organização e greve
dos professores amazonenses em 1983 |
James da Costa Batista |
Trabalho e cotidiano na cidade de Manaus da
grande guerra |
Moisés Dias de Araújo |
Condições de vida e trabalho de
revendedoras de cosméticos por catálogo |
Márcia Eduarda Oliveira da Silva |
Em defesa da propriedade: organização
patronal dos castanhais do rio Madeira (1933-1937) |
Ana Beatriz da Silva Pinheiro |
ST 08 - PESQUISAS COM FONTES JUDICIAIS NA AMAZÔNIA: A LEGISLAÇÃO PROTETIVA COMO ITEM DA LUTA POR DIRETOS SOCIAIS Coordenadores: Marineide Ribeiro, Francisca Sena Deusa da Costa e Pedro Mansour. |
|
História e Memória da 1ª Junta de
Conciliação e Julgamento de Manaus: As fontes da Justiça do Trabalho da
Manaus do Estado Novo |
Pedro Marcos Mansour Andes |
OPERÁRIOS TÊXTEIS NA BUSCA POR DIREITOS:
SANTARÉM (PA), 1964-1990 |
Daniela Rebelo Monte Tristan |
A luta por direitos na Justiça do Trabalho (Itacoatiara-AM
1973 a 1978) |
Avelino Pedro Nunes Bento da Silva |
Um caso de polícia: o bumba-meu-boi no
século XIX |
Calil Felipe Abrão |
Desenterrando crimes silenciados na
história do Amazonas |
Cassiane da Silva Modesto |
Dos sertões ao tribunal: sertanejos e o
judiciário na guerra do Contestado |
João Felipe Alves de Moraes |
A JUSTIÇA DO TRABALHO EM TERRITÓRIO AMAZÔNICO:
UMA INSTITUIÇÃO OCUPADA POR TRABALHADORES (1941-1982) |
ISABEL CRISTINA SABOIA VARAO |
QUARTA-FEIRA (19/10) – 14 às 18h
ST 09 - HISTÓRIA INTELECTUAL:
OBJETOS, PROBLEMAS E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Coordenadores: Robeilton de Souza Gomes e Nastya Cristina Pereira. |
|
As representações sobre a natureza
amazônica na obra Clara Pandolfo (1955-1990) |
Nastya Cristina Garcia Pereira |
História, gênero e turismo: escritas sobre
as cientistas Emília |
Diana Priscila Sá Alberto |
Wallace, Bates e Spruce: o triunviato
britânico na Amazônia oitocentista |
Carla Oliveira de Lima |
Para uma taxonomia das fontes históricas na
Historik de Droysen (1808-1884) |
Robeilton de Souza Gomes |
“Sou mais profundo ruminando”: a questão intelectual
de Machado de Assis |
Izabel Cristine Silva dos Santos |
“No certamen da civilização”: apontamentos
sobre a formação intelectual das elites no Ideal Clube (1903-1920) |
Kivia Mirrana Pereira |
ST
13 - IMPÉRIOS IBÉRICOS COLONIAIS: SOCIEDADE, INSTITUIÇÕES E CULTURA NO
ULTRAMAR (SÉCULOS XVI-XIX) COORDENADORES: Sarah Dos Santos, Rafael Ale Rocha e Carol Gaspar. |
|
Os mágicos do amor: ritos e encantamentos
dos confitetes paraenses durante a Visitação do Santo Ofício ao Estado do
Grão-Pará (1763-1769) |
Gisele da Silva Rezk |
Os primeiros Cargos Médicos Oficiais do
Estado do Brasil (Séc.XVI) |
Samuel Luzeiro Lucena de Medeiros |
Etnografias Coloniais: o rio Negro, os
manaus e o império português durante a primeira metade do século XVIII |
Rafael Ale Rocha |
O oficialato da tropa regular na capitania
de São José do Rio Negro: sociedade, política e poder no oeste da Amazônia
Portuguesa (1755-1798) |
Evelen Araujo de Lima |
Compadrio e famílias escravas em Manicoré
no século XIX (1868-1880) |
Thaiza Colares Magalhães |
QUARTA -FEIRA (19/10) – 14 às 18h
ST
14 - FESTAS, RELIGIOSIDADES, FOLCLORE E PATRIMÔNIO NA AMAZÔNIA. Coordenadores:
Diego Omar da Silveira e Luiz Antônio Guerra. – SALA: |
|
Nina
Lavareda Pereira, Rosimay
Corrêa |
|
O
conceito de “cultura popular” aplicado aos Bois de Parintins |
Luiz Antônio
Guerra |
Memórias
da caminhada: o indigenismo religioso no Brasil a partir de seus
protagonistas |
Diego
Omar da Silveira |
Entre
a universidade e a fé: o perfil religioso do estudante de ciências da
religião em Belém-PA |
Cristian Sicsú
da Glória |
Notícias
da umbanda em Manaus entre os anos de 1950-1980 |
Adriano
Magalhães Tenório |
‘Hoje tem alegria
no terreiro de meu pai, saravá meu ai Oxóssi que ele é chefe do congá’:
festas em terreiros afroindígenas na cidade de Parintins/Am |
Marcia Gabrielle Ribeiro Silva |
Bois-Bumbás
na imprensa manauara (1917-1948) |
Josivaldo
Bentes Lima Júnior |
ST
16 - ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS E SINGULARIDADES DO PROCESSO
DE INDEPENDÊNCIA
DO BRASIL NA AMAZÔNIA COORDENADORES: Hideraldo Costa e André Luiz Freitas. |
|
Do Ensino Remoto ao presencial: A Jornada de
aprendizagem na experiência de Ensino de História Na E. E. Nathalia Uchoa |
Fabiane Queiroz de Freitas Rebelo |
A pandemia de covid 19 e a visita virtual
ao Museu da cidade de Manaus |
Dimitri Maciel |
Experiências de docentes em formação no
PRP-UFAM |
Hideraldo Costa |
A presença negra feminina no Amazonas
Provincial (1850-1860) |
Márcia Eduarda Costa Pereira |
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO SUPERIOR
NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL |
Sebastião Monteiro Oliveira, Sulamita Ellen
Gomes Da Silva, Paulo Alves Bezerra Segundo, Dayna Sousa De Oliveira |
Relatos de experiência: entre a
teoria e estágio supervisionado em História O ensino de história para além da sala de
aula: a realidade das escolas durante a pandemia de COVID-19 em Manaus. |
Willen Barbosa de Souza Giovanna Eduarda da Silveira Galvão |
ST 01 – HISTÓRIA E OUTROS ARQUIVOS: AS
FONTES AUDIOVISUAIS NAS TEMÁTICAS NEGRA, INDÍGENA E AMAZÔNICA COORDENADORES:
Sidney Barata De Aguiar E Tenner Inauhiny De Abreu. |
|
“Multidão de gente e de diferentes Nações”:
Das narrativas sobre o descobrimento do rio das Amazonas aos povos do rio
Solimões (séc. XVII e XVIII) Cristobal Acuña (1941, cap. XXVI, p. 199) |
Tenner Inauhiny de Abreu |
Nos bastidores da
imagem: o desvelar de discursos, significados e sentidos a partir da análise
de imagens visuais e sua contribuição para a História Indígena e do
Indigenismo |
André Luiz Passos Araújo |
A atuação
missionária católica em Moçambique e os movimentos anticoloniais (1952-1960) |
Adrian Nunes De
Oliveira |
O cinema político
de Eduardo Coutinho: Os trabalhadores agrícolas de Irapuru e a Ditadura |
Lucas Moura Printes |
ST
02 - VIDA/MORTE DOS POVOS ORIGINÁRIOS EM 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA:
INSTITUIÇÕES E PROCESSOS HISTÓRICOS
NA AMAZÔNIA BRASILEIRA COORDENADORES: Yomarley Holanda e Cristiane da Silveira. |
|
Nas fímbrias da escravidão negra: tráfico
de indígenas no mercado amazônico de escravos (1840-1888) |
Luiz Carlos Laurindo Júnior |
A trajetória de 3 estudantes indígenas na
universidade pública em Tefé-UEA |
Rackila de Souza da Silva |
Violência e prática tutelar na Amazônia,
SPI-FUNAI (1967-1969) |
Talita Gama de Magalhães |
O papel articulador da violência nas
páginas do A Crítica: conflitos em áreas indígenas na Amazônia |
Tamily Frota Pantoja |
QUINTA-FEIRA (20/10) – 14 às 18h
ST
03 - HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIAS E SEUS SIGNIFICADOS PARA A HISTÓRIA DA AMAZÔNIA COORDENADORES: Tiago Fonseca dos Santos e César Aquino
Bezerra. |
|
A contribuição da fonte oral na
experiência migratória entre o Nordeste e a Amazônia |
Patrícia Regina de Lima Silva |
Entre memórias e narrativas: a luta
pelos royalties da mineração em Juruti |
Maiara Andrade Paes |
A mulher e o seringal: uma análise
da presença feminina no seringal amazônico (1920-1950). |
Yanka Monteiro |
História e memória: pescadores de
caniço da Baixa do São José em Parintins, Amazonas. |
Julio Cézar Da Silva Ribeiro, Rozimay Corrêa. |
ST
04 - ENSINO DE HISTÓRIA, EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES: TEMAS SENSÍVEIS,
FONTES HISTÓRICAS E
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NA AMAZÔNIA COORDENADORES: Mônica Xavier de Medeiros e Clarice Bianchezzi. |
|
O patrimônio arqueológico no Ensino de História |
Clarice Bianchezzi |
Relações de gênero na escola: abordando as
diferenças hierarquizadas entre meninos e meninas em uma escola do município
de Parintins-AM. |
Raquel Graça de Souza |
A crise da democracia: os ataques à
disciplina de História no período da ditadura e na atualidade |
Aline Santos Guimarães, Geovana Gonçalves
de Aguiar, Lyane Ribeiro Graça, Taianara Gomes Gomes, Hayna Ribeiro Andrade |
Educação, trabalho e urbanização a partir
das ocupações de terra em Parintins-AM |
Tatiana da Rocha Barbosa |
QUINTA-FEIRA (20/10) – 14 às 18h
ST
13 - IMPÉRIOS IBÉRICOS COLONIAIS: SOCIEDADE, INSTITUIÇÕES E CULTURA NO
ULTRAMAR (SÉCULOS XVI-XIX) COORDENADORES: Sarah Dos Santos, Rafael Ale Rocha e Carol Gaspar. | |
Um mestre de campo perante o inquisidor -
rede de relações e conflitos de poder na Amazônia colonial | Sarah dos Santos Araujo |
Elites e Fronteiras na Amazônia Colonial:
perfis e trajetórias dos comandantes da fortaleza do Rio Negro (1690-1798) | Leticia Souza Sobreira |
Da ilha tupinambaranas às cachoeiras de
trocano | Marcela Gomes Fonseca |
Amazônia para o Brasil Norte | André Luis Bonfim Bathista e Silva |
Outras maneiras de civilizar e vestir: o
casamento misto como ferramenta do Estado pombalino para civilizar populações
indígenas. (1757-1798) | Carol de Almeida Gaspar |
ST
15 - INTELECTUAIS E SOCIEDADE: TRAJETÓRIAS, REDES DE SOCIABILIDADE, GERAÇÕES. COORDENADORES:
Davi Avelino Leal e Hélio Dantas. |
|
Entre o presentismo nauseante e quatro
paredes claustrofóbicas: diálogos, diferenças e aproximações entre François
Hartog e Hans Ulrich Gumbrecht nos debates sobre a temporalidade
contemporânea. |
Matheus Mendonça Azevedo, Luis Munaro |
O padre João Daniel e as suas visões da Amazônia |
Luís Munaro |
Nosso crônista mal-criado: Bento Aranha
como intelectual mediador no norte do país |
Luis Balkar Pinheiro |
Historiografia e História Indígena e do
Indigenismo na Amazônia |
Davi Avelino Leal |
O jesuíta João Daniel e as suas cartas sobre
a Amazônia |
Timóteo Westin de Camargo César |
QUINTA-FEIRA (20/10) – 14 às 18h
ST
17 - GÊNERO, INTERSECCIONALIDADE E DIREITOS SOCIAIS. COORDENADORES: Kátia Couto e Michele Pires. |
|
Corpo, cabelo e rosto como signos
de identidade negra: Histórias e narrativas de mulheres negras em Manaus
(2000-2019). |
Bárbara Rebouças Marinho Ribeiro |
Narrativas orais e a imprensa:
interpretações sobre as ocupações urbanas em Parintins |
Jheniffer natividade Rodrigues |
Profissões para mulheres em Manaus
(1890-1930) |
Bárbara Harianna Brito de Cabral |
Experiência e memória travesti em
luta pelas questões de gênero no ensino básico e ensino de História |
Ramily Frota Pantoja |
Indígenas, Mestiças e Negras, na
Amazônia do Século XIX |
Arcângelo da Silva Ferreira, Thais
Stefhani de Oliveira Leal |
ST
18 - HISTÓRIA DA SAÚDE E DAS DOENÇAS COORDENADORES: Keith Valéria de Oliveira Barbosa e Wellington Bernadelli Silva Filho. |
|
A representação feminina na obra
"Observações médicas doutrinais de 100 casos gravíssimos" |
Carolina Fernandes |
Sebastião Barroso Nunes e o saber
médico alienista na cidade de Manaós |
Amanda Costa De Oliveira |
Assistência à saúde nas rotas do Mundo
Atlântico (1825-1826) |
Keith Valéria
De Oliveira Barbosa |
Da Floresta às Cortes: uso
terapêutico da ipecacuanha na Europa moderna |
Wellington Bernadelli Silva Filho |
Paraíso e purgatório: dualidades na
representação da colônia em Fernão Cardim |
Andressa Da Silva Chaves, Adrian Nunes de Oliveira |
QUINTA-FEIRA (20/10) – 14 às 18h
ST
21 - NA LABUHTA: ASPECTOS DA HISTÓRIA POLÍTICA NA AMAZÔNIA. COORDENADORES: Vanessa Cristina da Silva Sampaio e Amauri Oliveira Pio Júnior. |
|
Mensurando as prerrogativas regionais
frente ao poder central: um estudo sobre a Assembleia legislativa provincial
do Amazonas (1852-1889). |
Fransoar Souza Dos Santos |
O jornal correio do Norte e as disputas oligárquicas
no Amazonas (1906-1912) |
Debora Vilhena Trindade |
Tensões e política nos jornais da província
do Amazonas |
Jordana Coutinho Calhire |
"A ira popular manifestou-se": o
movimento de 1930 em Manaus |
Bruna Almeida do Nascimento |
A classe nos tribunais- representatividade
e disputas políticas no sindicato dos metalúrgicos do Amazonas em 1984 |
Vanessa Cristina da Silva Sampaio |
ST
22 - HISTÓRIA E PATRIMÔNIO DOCUMENTAL NO AMAZONAS: CONSTITUIÇÃO, TRAJETÓRIAS
E APROPRIAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES
E DOS ACERVOS DOCUMENTAIS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA COORDENADORES: Leandro Coelho de Aguiar e Renata Regina Barbatho. |
|
As musas amazonenses: a chegada das
belas artes no Amazonas. |
Felipe Saldanha Nogueira |
Processo judicial trabalhista:
ações de preservação e memória no CEMEJ11 |
Francisca Deusa Sena da Costa |
Política de preservação do
patrimônio documental do estado do amazonas |
Rodolfo Almeida de Azevedo, Davi
Pinheiro dos Santos, André Silva Junior |
O patrimônio documental no
Amazonas: perspectivas epistemológicas e possibilidades de reflexões |
Leandro Coelho Aguiar |
Arquivos Universitários no memorial
institucional na UFAM |
Thaís Rodrigues Aragão |
CEDEM Caprichoso: notas sobre um
trabalho com documentação, memória e patrimônio no interior da Amazônia |
Diego Omar da Silveira |
O Museu do Tribunal de Contas do
Estado do Amazonas |
Marco Aurelio Quintanilha |
ST
04 - ENSINO DE HISTÓRIA, EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES: TEMAS SENSÍVEIS,
FONTES HISTÓRICAS E
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NA AMAZÔNIA COORDENADORES: Mônica Xavier De Medeiros e Clarice Bianchezzi |
|
Na palma da mão e na rede: mapa
arqueológico de Parintins |
Arnoud de Oliveira Batista Filho |
(Re)Construíndo aulas por meio dos
relatórios de estágios supervisionados em História |
Lademe Correia de Sousa, Diego Marinho De Gois |
Nos caminhos do fogo: o processo de
construção de forno a lenha e queima de cerâmica |
Alef Fernandes Cruz |
O ensino de História e a extensão
universitária: evidenciando lutas por moradia no processo de urbanização de
Parintins |
Kennely Rabelo Fernandes |
ST 11 - EMANCIPAÇÃO E PÓS-ABOLIÇÃO: limites e
perspectivas nas independências. COORDENADORES: João Marinho da Rocha e Júlio Cláudio
Silva. – SALA: |
|
Trajetória de Maria Amélia dos Santos Casto (2011-2016) Quilombo
do Rio Andirá-Barreirinha\Amazonas |
Jucinara Cabral da Silva |
Entre A Ordem E O Caos: A Ineficiência da construção e
manutenção da paz em Moçambique |
Domicio
Manuel Laurentina Chongo |
A solidariedade quilombola durante o espalhamento |
Georgio Italo Ferreira de Oliveira |
Trajetórias atlânticas barbadianas: modernidade, raça e
controle social na Amazônia do pós-emancipação (Porto Velho, c.1900 - c.1930)
|
Santiago
Silva de Andrade |
Da interseccionalidade nas trajetórias de Ruth de Souza, Léa
Garcia e Zezé Mota |
Júlio Cláudio da Silva |
Negros e relações étnico-raciais em Parintins |
Jéssica
Dayse Matos Gomes |
A maçonaria, suas atividades em prol da abolição promovida
dentro das lojas e as personalidades atuantes na abolição ligados a
Instituição |
Iago Almeida Catunda |
Nos rastros das memórias e histórias quilombolas na Amazônia |
João
Marinho da Rocha |
Júlio Mesquita Filho, a crise nacional e os
sentidos da república |
Francisco Macêdo |
As mil vidas de Ajuricaba: genealogia de
uma tradição inventada |
Hélio Dantas |
Fernando Braudel, Immanuel Wallerstein,
Giovani Arrigi: |
Alcemir Teixeira |
Dalcídio Jurandir e o Modernismo na arena
política dos anos 1930-1950 |
Jurandir Pimentel Branco Filho |
Atenção: Para a realização das incrições, é necessário realizar o cadastro no site EVEN3 (site oficial do evento) para que a ANPUH-AM disponibilize as informações, os certificados e as publicações do VI Encontro Estadual de História.
Datas: |
|
14/01 a 31/03 |
Propostas para
ST's e Minicursos |
04 a 22/04 |
Avaliação das
propostas Divulgação das
propostas |
10/05 a 29/07 |
Inscrições para
ST's e Minicursos |
01 a 19/08 |
Avaliação dos trabalhados para STs (Divulgação) |
04/07 a 07/10 | Inscrição Ouvintes |
Valores
Associados/as Direito:
Proponente de ST, Apresentação de trabalho em ST, um minicurso e/ou ouvinte. |
Gratuito |
Proponente de Simpósio Temático (Não-associado) |
R$ 70,00 |
Proponente
de Minicurso (Não-associado) |
R$ 70,00 |
Apresentação
– (Não-associado) |
R$ 70,00 |
Apresentação –
Graduação |
R$ 30,00 |
Apresentação + Um Minicurso |
R$ 90,00 |
Um Minicurso Dois Minicursos |
R$ 30,00 R$ 50,00 |
Ouvintes |
R$ 20,00 |
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UEA - Parintins