Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XVIII - Irecê - Bahia - Brasil
Separamos alguns eventos que você irá gostar
O CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO DE
CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS (DCHT) – UNEB/ CAMPUS XVI IRECÊ é um evento que
reúne as ações desenvolvidas ao longo do ano, por intermédio dos Projetos de
Pesquisa, de Ensino e de Extensão, articulados entre professores, alunos,
técnicos e comunidade externa, com o objetivo de aproximar o fazer da
Universidade com a comunidade e da comunidade com a Universidade, numa relação dialética
e simbiótica.
Estando na VI edição, o Congresso contempla os atores de
todos os cursos ofertados no Departamento, além de outras áreas da ciência e de
eixos construídos pela comunidade acadêmica externa.
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GRUPOS DE TRABALHO
DIREITOS E GARANTIAS EM SAÚDE A
PARTIR DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Muito se tem debatido sobre as garantias nutricionais dos
alimentos e possíveis prejuízos da saúde vinculados aos modos de produção
agrícola. A medida que cresce a preocupação com a qualidade dos alimentos e o
impacto ambiental do processo produtivo, é necessário que a sociedade participe
das discussões sobre agroecologia e sua ligação com a promoção da saúde, justiça
social e ambiental.
GTs
01. Saúde e Ambiente - o meio ambiente sadio é
fundamental para a promoção da agroecologia e consequentemente garantia da
saúde humana;
02. Alimentação e
Nutrição em Saúde –
Discussões sobre Segurança alimentar e nutricional e da soberania alimentar;
03. Direito a
Agroecologia – Interação
entre o debate histórico e atual sobre agriculturas, reforma agrária, meio
ambiente, direitos humanos e direitos da natureza;
04. Agroecologia e Inovação: Benefícios da inovação na Agroecologia.
GESTÃO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Avaliação da articulação
entre empresas, universidades, poder público e seus processos operacionais na
estruturação de atividades que estimulem a geração e difusão de inovações como
estratégias do desenvolvimento Territorial.
1. Gestão Organizacional: Gestão do Desempenho
Organizacional; Estrutura Organizacional; Administração e Mercado.
2. Gestão Solidária, Cidadania e Sustentabilidade: Administração e Humanidades; Administração,
Sociedade e Cidadania; Gestão e Sustentabilidade.
3. Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias Organizacionais: Empreendedorismo; Gestão, Tecnologia e Inovação.
ENSINO DE LÍNGUA,
MEDIAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA;
Acolhe diálogos sobre o vasto campo da Língua Portuguesa, com
ênfase nas relações que são estabelecidas no processo de ensino e
aprendizagens, assim como propostas que desvelem o estético sensibilizador,
humanizador e a fruição presentes nos textos literários.
01. Ensino de Língua: Gramática normativa e suas
variantes, fala e escrita, processos de produção textual.
02. Literatura e outras Artes:
Análises de obras literárias, narrativas dissonantes, produção literária,
cultura e sociedade; autoria e identidades, recepção de objetos artísticos e
mixagens entre artes.
03. Formação Leitora: Comportamentos leitores, multiletramentos
e a suplementação das práticas de leituras em diversos contextos;
PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO
ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
Aborda a educação intencional nos diversos espaços, e tempos
formativos. Envolve currículo, projeto pedagógico, diversidades, linguagens e
tecnologias, via suas práticas interventivas em diálogo com as infâncias,
juventudes, educação de adultos e idosos, gestão, políticas educacionais e
formação de professores.
Representações E Estudos Sobre Raça E Relações Étnicas: África E Africanos, Povos Indígenas E Negros No Brasil.
Este
eixo se propõe a investigar as questões relacionadas às representações do
continente africano, sua diversidade étnica e cultural, bem como a diversidade
étnica e cultural no Brasil em relação aos povos indígenas e às comunidades
negras. Analisar as diferentes formas que construíram e presentificaram imagens
e estereotipias sobre a África, os povos indígenas e os negros brasileiros.
Cultura, Educação E Memória.
Os povos do continente africano, assim como os povos indígenas e os
negros no Brasil, construíram ao longo da história, diferentes práticas e
costumes. Logo, pretende-se focar os estudos sobre as práticas, memórias e os
costumes, entendendo-as em sua forma mais ampla, tal qual o fazer humano, que
subjaz na ideia da construção quotidiana, presente nas mais diversas
manifestações culturais. Objetiva-se também, num sentido mais amplo cotejar as
mais variadas formas em que ocorrem as práticas educacionais, em espaços
formais e informais. Pretende-se, desta forma, entender os sujeitos enquanto construtores
do saber, e responsáveis pela transmissão destes, sob diferentes perspectivas e
pontos de vista
Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças: ações de saúde coletiva
Pesquisas no campo da saúde e prevenção das doenças, gestão e políticas públicas, espaços do cuidar e assistência ao sujeito, processos do cuidar, relação da farmacologia com o sujeito e com as demais ciências da saúde; assistência psicológica e processos de intervenção; a psicologia e os múltiplos espaços de atuação; saúde e qualidade de vida; saúde e o meio ambiente.