O Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), programa binacional vinculado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/Brasil) e à Universidad Nacional de Río Cuarto (UNRC/Argentina), tem a satisfação de promover o VI Simpósio Latino-Americano de Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (VI SLACTIA).
A sexta edição do simpósio será realizada de 09 a 13 de novembro de 2026, em formato híbrido, com atividades presenciais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e transmissão on-line pela plataforma Even3, ampliando a participação de pesquisadores, estudantes, profissionais, gestores públicos, extensionistas, produtores rurais e representantes de organizações da sociedade civil de toda a América Latina.
Sob o tema "Inovação e Resiliência na América Latina: Ciência e Tecnologia no Enfrentamento da Crise Hídrica e das Mudanças Climáticas na Agropecuária", o VI SLACTIA convida pesquisadores, estudantes, profissionais, gestores públicos e representantes da sociedade a refletirem sobre os desafios e as oportunidades para a construção de sistemas agropecuários mais sustentáveis, resilientes e inovadores.
O simpósio está em sua sexta edição e vem se consolidando como um importante evento científico internacional, como também pretende ampliar a articulação entre universidades, centros de pesquisa, instituições públicas, organizações sociais e setor produtivo, contribuindo para o fortalecimento da Rede Latino-Americana de Ciência, Tecnologia e Inovação Rural (RLACTIR).
O VI SLACTIA receberá trabalhos científicos , que poderão ser apresentados nas modalidades artigo completo ou resumo expandido, conforme as normas de submissão.relacionados as seguintes áreas temáticas
-
Agrobiologia
-
Recursos Naturais e Proteção Ambiental
-
Sanidade e Produção Agropecuária
-
Políticas Públicas Comparadas
-
Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
-
Inovação Tecnológica Rural Aplicada
Convidamos todos os participantes a conhecerem as publicações já realizadas e a trajetória do simpósio acessando os Anais do V SLACTIA, através do link abaixo:
https://www.even3.com.br/anais/slactia/
Esperamos você no VI SLACTIA para construir, de forma colaborativa, caminhos inovadores para uma agropecuária mais resiliente, sustentável e comprometida com o desenvolvimento científico e tecnológico da América Latina.
Orientações para Submissão
ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS – VI SLACTIA
O VI Simpósio Latino-Americano de Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (VI SLACTIA) receberá trabalhos que apresentem resultados de pesquisas, projetos de extensão, experiências, projetos de ensino e outras contribuições acadêmicas e técnico-científicas relacionadas à temática do evento e aos seus eixos temáticos.
Serão aceitos trabalhos nas modalidades:
-
Artigo científico
-
Relato de experiência
-
Resumo
Os trabalhos poderão ser submetidos em português, espanhol ou inglês, conforme os templates disponibilizados pela organização.
1. Autoria
Cada autor poderá:
-
submeter até 2 (dois) trabalhos como autor principal;
-
participar como coautor de número ilimitado de trabalhos.
Os autores deverão informar corretamente seus dados no momento da submissão, conforme as orientações disponíveis na plataforma do evento.
2. Modalidades de submissão
Artigo científico
Destinado à apresentação de pesquisas científicas concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento, contemplando fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências, conforme as normas e o template específico disponibilizado para esta modalidade.
O artigo deverá apresentar contribuição relevante para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, mantendo aderência a pelo menos um dos eixos temáticos do VI SLACTIA.
Relato de experiência
Destinado à apresentação e reflexão sobre experiências desenvolvidas em projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento territorial ou outras iniciativas relacionadas aos eixos temáticos do evento.
O relato deverá apresentar de forma clara:
-
contexto e caracterização da experiência;
-
objetivos;
-
metodologia ou descrição das atividades realizadas;
-
resultados, aprendizados e/ou impactos;
-
desafios e potencialidades;
-
considerações finais.
A experiência deverá ser apresentada de forma reflexiva e fundamentada, evidenciando sua contribuição para a área.
Resumo
Destinado à divulgação de pesquisas em andamento, resultados parciais, projetos, estudos ou outras contribuições acadêmicas relacionadas aos eixos temáticos do VI SLACTIA.
O resumo deverá apresentar, de forma objetiva e clara, o problema ou tema abordado, os objetivos, a metodologia, os principais resultados — quando disponíveis — e as considerações finais.
3. Idiomas
O idioma oficial do VI SLACTIA é o português, mas serão aceitos trabalhos redigidos em:
Português | Español | English
Cada modalidade deverá seguir o template específico, disponível no site oficial do VI SLACTIA.
4. Formatação e template
A submissão deverá ser realizada exclusivamente por meio da plataforma oficial do evento, dentro do período estabelecido no cronograma.
Os autores deverão utilizar obrigatoriamente o template correspondente à modalidade escolhida:
-
Template – Artigo Científico
-
Template – Relato de Experiência
-
Template – Resumo
Os templates e as respectivas normas de formatação estão disponíveis no site oficial do VI SLACTIA.
Atenção: trabalhos que não respeitarem as normas de formatação ou que não estiverem de acordo com o modelo correspondente poderão ser desclassificados ou devolvidos para adequação, conforme as regras do evento.
5. Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos submetidos serão avaliados pelo Comitê Científico do VI SLACTIA, considerando, entre outros, os seguintes critérios:
-
aderência aos eixos temáticos do evento;
-
relevância e atualidade do tema;
-
clareza na apresentação dos objetivos e da problemática;
-
consistência teórico-metodológica;
-
coerência entre objetivos, metodologia e resultados;
-
contribuição científica, tecnológica, social e/ou territorial;
-
qualidade da argumentação e da exposição;
-
originalidade e/ou relevância da contribuição apresentada;
-
atendimento às normas de formatação e submissão da modalidade escolhida.
6. Responsabilidade dos autores
A revisão ortográfica, gramatical e de tradução, quando aplicável, é de responsabilidade dos autores.
Os autores também são responsáveis pela originalidade, autoria, conteúdo e referências utilizadas no trabalho, bem como pela obtenção das autorizações necessárias para utilização de dados, imagens, documentos ou outros materiais de terceiros.
7. Apresentação e publicação
A aprovação do trabalho estará condicionada ao cumprimento das normas estabelecidas pelo VI SLACTIA.
Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados durante o evento, de acordo com as orientações e modalidades de apresentação definidas pela organização.
A publicação nos Anais do VI SLACTIA estará condicionada ao cumprimento das normas editoriais, à apresentação do trabalho no evento e aos demais requisitos estabelecidos pela organização.
1. Agrobiologia
Campo
de estudo sobre a ecologia, caracterização de organismos, processos envolvendo
organismos do solo e rizosfera e suas interações com espécies vegetais nos
agrossistemas. Biotecnologia, desenvolvimento de sistemas que considerem a
componente biológica na produção de culturas de interesse econômico para o
Mercosul e sistemas de produção sustentáveis de interesse para a América Latina
e Caribe.
2. Recursos Naturais e Proteção Ambiental
Campo
de estudo sobre recursos naturais solo e água e avaliação de impactos e
potencialidades do seu uso para atividades agrícolas e pecuárias e utilização
de ferramentas de modelagem e de sensoriamento remoto para predição, avaliação
e identificação de riscos e potencialidades para os recursos do solo e água,
visando à produção agrícola.
3. Sanidade e Produção Agropecuária
Campo de estudo sobre
desenvolvimento de métodos de diagnóstico e tratamento das principais
patologias vegetais e enfermidades infecciosas, parasitárias, nutricionais e
metabólicas que afetam os animais de produção e companhia nos países da América
Latina e Caribe.
4. Políticas Públicas Comparadas
Campo
de estudo sobre análises comparativas entre os países da América Latina e
Caribe, referente à formação das estruturas agrárias, nas suas dimensões
produtivas, territoriais e sociais. Inclui análises institucionais que referem
à matriz de formulação e implementação das políticas públicas e a configuração
dos sujeitos sociais e políticos que disputam pela orientação e apropriação
dessas políticas.
5. Soberania e Segurança Alimentar e
Nutricional
Campo de estudo sobre sistemas
alimentares, atores sociais, arranjos institucionais e de governança nos níveis
local, nacional e global, ligados a Soberania e Segurança Alimentar e
Nutricional (SSAN), e Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHA).
6. Inovação Tecnológica Rural Aplicada
Campo de estudo sobre a dinâmica da inovação tecnológica em agropecuária,
buscando compreender os diferentes fenômenos de aplicação de novas tecnologias e sua influência no desenvolvimento rural dos países da América Latina e Caribe.