VI Simpósio de Direitos Sociais: direitos de igualdade?

VI Simpósio de Direitos Sociais: direitos de igualdade?

online Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

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VI SIMPÓSIO DE DIREITOS SOCIAIS

VI Simpósio de Direitos Sociais é um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq "Estado e Economia no Brasil”, com apoio do Programa a Eventos no País – PAEP/CAPES e da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, será composto de quatro painéis voltados à discussão da temática dos direitos sociais e sua configuração como direito de igualdade.


A sexta edição do Simpósio de Direitos Sociais está previsto para acontecer nos dias 02 e 03 de maio de 2024, em formato híbrido, pretende a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores para a discussão da temática apontada, sua efetividade e dificuldades. Nesta oportunidade, convida a comunidade acadêmica para a apresentação de trabalhos acadêmicos, nos termos deste edital.



Programação

A sexta edição do Simpósio de Direitos Sociais está previsto para acontecer nos dias 02 e 03 de maio de 2024, em formato híbrido, integrando atividade presencial e em plataforma virtual

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Inscrições

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Convidados

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Orientações gerais para as submissões dos trabalhos acadêmicos

Artigos científicos e Resumos expandidos

Para acessar o comunicado de "CHAMADA DE RESUMOS EXPANDIDOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA O VI SIMPÓSIO DE DIREITOS SOCIAIS: DIREITOS DE IGUALDADE?" (clique aqui).


Template Artigos científicos (clique aqui)

Template Resumos expandidos (clique aqui)


1. INFORMAÇÕES GERAIS DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS

1.1. Pesquisadores, acadêmicos, docentes e demais interessados poderão submeter trabalhos acadêmicos (Artigos científicos e Resumos expandidos) afinados à temática tratada no evento para apresentação no VI Simpósio de Direitos Sociais, que poderão ser publicados nos Anais do evento. A publicação é condicionada à participação no evento e à apresentação dos trabalhos acadêmicos enviados dentro do prazo e aprovados de acordo com as normas do edital.

1.2. Os trabalhos devem ter no máximo 2 autores que devem ser graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados stricto sensu e lato sensu em Direito ou áreas afins, cursadas em instituições reconhecidas ou válidas pelo Ministério da Educação. 

1.3. Os trabalhos acadêmicos (Artigos científicos e Resumos expandidos) devem ser inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outros periódicos, eventos e simpósios.

1.4. A inscrição do trabalho acadêmico corresponde à automática e simultânea autorização dos autores aos organizadores do evento para utilizar, publicar e divulgar a obra de sua autoria.

1.5. É autorizada a inscrição de até dois trabalhos acadêmicos por autor, desde que em modalidades diferentes, possibilitando a coautoria.

1.6. A organização do evento não patrocinará qualquer despesa do(s) autor(es), empresa ou entidade, seja qual for sua natureza.

1.7. É autorizada a inscrição de até dois trabalhos por autor, desde que em modalidades diferentes, possibilitada a coautoria.


2. INSCRIÇÕES  E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS

2.1. Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade de resumo expandido ou de artigo científico. 

2.2. Em quaisquer das modalidades, os trabalhos acadêmicos devem versar sobre a temática tratada no evento e devem ser escrito na língua portuguesa.

2.2. A inscrição de trabalhos acadêmicos será feita mediante o envio até às 23h59min do dia 15 de abril de abril, por meio da  plataforma do evento (even3.com.br). As submissões de trabalhos acadêmicos foram prorrogadas para o dia 19 de abril (sexta-feira).

2.3. O envio do arquivo do trabalho acadêmico deverá ser feito unicamente pela plataforma acima descrita, em formato word. 

2.4. Ao menos um dos autores deve comparecer à apresentação, sendo permitida a apresentação de trabalhos por um ou por ambos os autores, desde que o(s) expositor(es) participe do evento. Entretanto, serão fornecidos certificados de apresentação apenas aos(às) expositores(as) dos trabalhos.

2.5. s apresentação se dará em ambiente virtual, em endereço posteriormente encaminhado, sendo vedado o uso de mídia (power point, prezi etc), em tempo não excedente a 10 (dez) minutos. Em caso de coautoria, o tempo será dividido entre os expositores.


3. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS E DOS RESUMOS EXPANDIDOS

3.1. Em quaisquer das modalidades, os trabalhos acadêmicos (Artigos científicos e Resumos expandidos) devem versar sobre a temática tratada no evento, conforme descrito no início deste edital.

3.2. É facultada à comissão organizadora, bem como aos presidentes das sessões de apresentação dos grupos de trabalhos o pedido de adequação do texto para publicação nos anais do evento.

3.3. Para os Artigos científicos devem ser observadas as seguintes regras: título (com no máximo 20 palavras, centralizado e em caixa alta); introdução, desenvolvimento (podendo ser subdividido em itens a critério dos autores), considerações finais e referências (com no mínimo 15 e no máximo 25 páginas); são dispensáveis resumo, abstract e palavras-chave; folha tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo tamanho 12, com alinhamento justificado, sem separação de sílabas ou linhas entre parágrafos, mas com entrelinhas com espaçamento 1,5; espaço de início de parágrafo de 1,25; com margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm; as referências devem obedecer às regras da ABNT (NBR 10520/2023 e 6023/2002); as citações devem obedecer ao sistema de referência completa por notas de rodapé (fonte tamanho 10); as citações diretas com mais de 4 linhas devem ter fonte tamanho 11 - conforme disposições do template.

3.4. Para os Resumos expandidos, devem ser observadas as seguintes regras: título (com no máximo 20 palavras, cebtralizado e em caixa alta), resumo expandido (com no mínimo 3 e no máximo 5 páginas) constando e indicando expressamente os referidos itens: problema, hipótese, marco teórico, metodologia, conclusão ou resultados esperados e referências e palavras-chaves (até 5 itens); folha tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo tamanho 12, com alinhamento justificado, sem separação de sílabas ou linhas entre parágrafos, mas com entrelinhas com espaçamento 1,5; espaço de início de parágrafo de 1,25;  com margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm; as referências devem obedecer às regras da ABNT (NBR 10520/2023 e 6023/2018); as citações devem ser apenas indiretas e o sistema de chamada das referências completas por nota de rodapé (fonte tamanho 10) - conforme disposições do template.

4. AVALIAÇÃO E DEMAIS CRITÉRIOS

4.1. Os trabalhos serão avaliados pelos coordenadores do Evento ou por comissão científica designada pela Comissão Organizadora, que aprovará ou reprovará os trabalhos acadêmicos a partir dos seguintes critérios:

4.1.1. Adequação à temática do evento;

4.1.2. Adequação formal às regras de acordo ortográfico da língua portuguesa e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

4.1.3. Delimitação correta do problema, da hipótese;

4.1.4. Organização e estrutura do trabalho com desenvolvimento lógico, coerente e claro na exposição do tema; e

4.1.5. Criatividade ou inovação na abordagem do tema ou na propositura de soluções.

4.2 Os trabalhos serão desclassificados se não estiverem de acordo com os critérios deste edital, em especial, quando:

4.2.1. Não forem encaminhados no prazo por meio da plataforma oficial do evento (even3);

4.2.2. Tiverem qualquer forma de identificação de autoria;

4.2.3. Apresentarem autores não graduandos, graduados e pós-graduandos stricto sensu e lato sensu em Direito ou áreas afins em instituições reconhecidas ou válidas pelo Ministério da Educação; e

4.2.4. Nenhum dos autores do trabalho participar do evento.

4.3. Somente os trabalhos aprovados, apresentados no evento e, em sendo o caso, adequados nos termos da comissão avaliadora, serão aptos à composição dos anais.

4.4. Para os alunos da graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie serão atribuídas horas, na modalidade pesquisa. Os resumos expandidos aprovados e apresentados correspondem a 10 (dez) horas de pesquisa e os artigos aprovados e apresentados correspondem a 30 (trinta) horas de pesquisa, nos termos do Ato da Diretora FDIr nº 10/2019, haja vista o caráter nacional do evento.


Dúvidas sobre a submissão dos trabalhos acadêmicos? Entre em contato no e-mail paep.operacional@gmail.com 


São Paulo, 01 de março de 2024

Comissão Organizadora do Simpósio de Direitos Sociais - Grupo de Pesquisa “Estado e Economia no Brasil”

Submissões de trabalhos acadêmicos - Artigos científicos e Resumos expandidos

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Local do evento

As atividades do VI Simpósio de Direitos Sociais vão acontecer no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua da Consolação, 930 Consolação, São Paulo SP, 01302-907).


As atividades dos dias 02 e 03 de maio vão acontecer no auditório do Edifício João Calvino (número 41 da imagem).




Instituições organizadoras e financiadoras

Comissão Organizadora do Simpósio de Direitos Sociais

Adrielly Marcel Silva Nunes - Currículo Lattes

Camila Ferrara Padin Currículo Lattes

Felipe Chiarello de Souza Pinto - Currículo Lattes

Fernanda Rabello Belizário - Currículo Lattes

Gilberto Ferreira Marchetti Filho Currículo Lattes

Mayara Ferrari Longuini - Currículo Lattes

Michelle Asato Junqueira Currículo Lattes

Palloma Parola Del Boni Ramos - Currículo Lattes

Paulo Henrique Maldanis Ferreira Currículo Lattes

Ruth Carolina Rodrigues Sgrignolli Currículo Lattes

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