Orientações gerais para as submissões dos trabalhos acadêmicos
Artigos científicos e Resumos expandidos
Para acessar o comunicado de "CHAMADA DE RESUMOS EXPANDIDOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA O VI SIMPÓSIO DE DIREITOS SOCIAIS: DIREITOS DE IGUALDADE?" (clique aqui).
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1. INFORMAÇÕES GERAIS DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
1.1. Pesquisadores, acadêmicos, docentes e demais interessados poderão submeter trabalhos acadêmicos (Artigos científicos e Resumos expandidos) afinados à temática tratada no evento para apresentação no VI Simpósio de Direitos Sociais, que poderão ser publicados nos Anais do evento. A publicação é condicionada à participação no evento e à apresentação dos trabalhos acadêmicos enviados dentro do prazo e aprovados de acordo com as normas do edital.
1.2. Os trabalhos devem ter no máximo 2 autores que devem ser graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados stricto sensu e lato sensu em Direito ou áreas afins, cursadas em instituições reconhecidas ou válidas pelo Ministério da Educação.
1.3. Os trabalhos acadêmicos (Artigos científicos e Resumos expandidos) devem ser inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outros periódicos, eventos e simpósios.
1.4. A inscrição do trabalho acadêmico corresponde à automática e simultânea autorização dos autores aos organizadores do evento para utilizar, publicar e divulgar a obra de sua autoria.
1.5. É autorizada a inscrição de até dois trabalhos acadêmicos por autor, desde que em modalidades diferentes, possibilitando a coautoria.
1.6. A organização do evento não patrocinará qualquer despesa do(s) autor(es), empresa ou entidade, seja qual for sua natureza.
1.7. É autorizada a inscrição de até dois trabalhos por autor, desde que em modalidades diferentes, possibilitada a coautoria.
2. INSCRIÇÕES E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
2.1. Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade de resumo expandido ou de artigo científico.
2.2. Em quaisquer das modalidades, os trabalhos acadêmicos devem versar sobre a temática tratada no evento e devem ser escrito na língua portuguesa.
2.2. A inscrição de trabalhos acadêmicos será feita mediante o envio até às 23h59min do dia 15 de abril de abril, por meio da plataforma do evento (even3.com.br). As submissões de trabalhos acadêmicos foram prorrogadas para o dia 19 de abril (sexta-feira).
2.3. O envio do arquivo do trabalho acadêmico deverá ser feito unicamente pela plataforma acima descrita, em formato word.
2.4. Ao menos um dos autores deve comparecer à apresentação, sendo permitida a apresentação de trabalhos por um ou por ambos os autores, desde que o(s) expositor(es) participe do evento. Entretanto, serão fornecidos certificados de apresentação apenas aos(às) expositores(as) dos trabalhos.
2.5. s apresentação se dará em ambiente virtual, em endereço posteriormente encaminhado, sendo vedado o uso de mídia (power point, prezi etc), em tempo não excedente a 10 (dez) minutos. Em caso de coautoria, o tempo será dividido entre os expositores.
3. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS E DOS RESUMOS EXPANDIDOS
3.1. Em quaisquer das modalidades, os trabalhos acadêmicos (Artigos científicos e Resumos expandidos) devem versar sobre a temática tratada no evento, conforme descrito no início deste edital.
3.2. É facultada à comissão organizadora, bem como aos presidentes das sessões de apresentação dos grupos de trabalhos o pedido de adequação do texto para publicação nos anais do evento.
3.3. Para os Artigos científicos devem ser observadas as seguintes regras: título (com no máximo 20 palavras, centralizado e em caixa alta); introdução, desenvolvimento (podendo ser subdividido em itens a critério dos autores), considerações finais e referências (com no mínimo 15 e no máximo 25 páginas); são dispensáveis resumo, abstract e palavras-chave; folha tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo tamanho 12, com alinhamento justificado, sem separação de sílabas ou linhas entre parágrafos, mas com entrelinhas com espaçamento 1,5; espaço de início de parágrafo de 1,25; com margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm; as referências devem obedecer às regras da ABNT (NBR 10520/2023 e 6023/2002); as citações devem obedecer ao sistema de referência completa por notas de rodapé (fonte tamanho 10); as citações diretas com mais de 4 linhas devem ter fonte tamanho 11 - conforme disposições do template.
3.4. Para os Resumos expandidos, devem ser observadas as seguintes regras: título (com no máximo 20 palavras, cebtralizado e em caixa alta), resumo expandido (com no mínimo 3 e no máximo 5 páginas) constando e indicando expressamente os referidos itens: problema, hipótese, marco teórico, metodologia, conclusão ou resultados esperados e referências e palavras-chaves (até 5 itens); folha tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo tamanho 12, com alinhamento justificado, sem separação de sílabas ou linhas entre parágrafos, mas com entrelinhas com espaçamento 1,5; espaço de início de parágrafo de 1,25; com margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm; as referências devem obedecer às regras da ABNT (NBR 10520/2023 e 6023/2018); as citações devem ser apenas indiretas e o sistema de chamada das referências completas por nota de rodapé (fonte tamanho 10) - conforme disposições do template.
4. AVALIAÇÃO E DEMAIS CRITÉRIOS
4.1. Os trabalhos serão avaliados pelos coordenadores do Evento ou por comissão científica designada pela Comissão Organizadora, que aprovará ou reprovará os trabalhos acadêmicos a partir dos seguintes critérios:
4.1.1. Adequação à temática do evento;
4.1.2. Adequação formal às regras de acordo ortográfico da língua portuguesa e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
4.1.3. Delimitação correta do problema, da hipótese;
4.1.4. Organização e estrutura do trabalho com desenvolvimento lógico, coerente e claro na exposição do tema; e
4.1.5. Criatividade ou inovação na abordagem do tema ou na propositura de soluções.
4.2 Os trabalhos serão desclassificados se não estiverem de acordo com os critérios deste edital, em especial, quando:
4.2.1. Não forem encaminhados no prazo por meio da plataforma oficial do evento (even3);
4.2.2. Tiverem qualquer forma de identificação de autoria;
4.2.3. Apresentarem autores não graduandos, graduados e pós-graduandos stricto sensu e lato sensu em Direito ou áreas afins em instituições reconhecidas ou válidas pelo Ministério da Educação; e
4.2.4. Nenhum dos autores do trabalho participar do evento.
4.3. Somente os trabalhos aprovados, apresentados no evento e, em sendo o caso, adequados nos termos da comissão avaliadora, serão aptos à composição dos anais.
4.4. Para os alunos da graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie serão atribuídas horas, na modalidade pesquisa. Os resumos expandidos aprovados e apresentados correspondem a 10 (dez) horas de pesquisa e os artigos aprovados e apresentados correspondem a 30 (trinta) horas de pesquisa, nos termos do Ato da Diretora FDIr nº 10/2019, haja vista o caráter nacional do evento.
Dúvidas sobre a submissão dos trabalhos acadêmicos? Entre em contato no e-mail paep.operacional@gmail.com
São Paulo, 01 de março de 2024
Comissão Organizadora do Simpósio de Direitos Sociais - Grupo de Pesquisa “Estado e Economia no Brasil”