Sessões temáticas
A Era 5.0, impulsionada pela Inteligência Artificial (IA), está remodelando o mundo em que vivemos, inclusive o campo da Propriedade Intelectual (PI). Essa convergência de tecnologias e conhecimentos abre um universo de possibilidades para a criação, proteção e gestão de ativos intelectuais, mas também levanta novos desafios e questões éticas que exigem nossa atenção. Nesta edição do evento, convidamos a comunidade a se aprofundar nas questões emergentes da PI na era da IA, direcionando seus trabalhos a uma das seguintes seções temáticas:
Seção 1: Cenários e Tendências de Inteligência Artificial na
Propriedade Intelectual
Esta seção visa explorar os diferentes cenários e tendências relacionados
à integração da IA na PI. Aceitamos resumos expandidos que conduzam mapeamentos
da produção científica e tecnológica, utilizando métodos como revisões
sistemáticas, bibliometrias, patentometrias e prospecções tecnológicas. Os
autores são encorajados a analisar e apresentar de forma crítica os avanços,
desafios e oportunidades proporcionados pela IA nesse contexto.
Seção 2: Aplicação da Inteligência Artificial na Propriedade Intelectual
Nesta seção, buscamos resumos expandidos que explorem o desenvolvimento e
a aplicabilidade prática de IA nas diversas áreas da PI. Serão consideradas
contribuições que abordem proposta de soluções baseadas em IA, casos de estudo,
implementações efetivas e avaliação de desempenho da IA na gestão de ativos
intelectuais.
Seção 3: Inteligência Artificial, Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias na Era 5.0
Nesta seção, abordamos os aspectos legais e éticos, bem como os desafios e perspectivas da IA e da PI na Era 5.0. Aceitamos resumos expandidos que analisem criticamente o desenvolvimento e o uso da IA no Brasil e no mundo, com foco nas implicações éticas, sociais e econômicas. Também são bem-vindos resumos expandidos que tratem dos desafios jurídicos e das perspectivas futuras, incluindo a proposição de um marco legal sólido para a IA no contexto da PI.
Certificação, anais e publicação
Todos os
trabalhos aprovados na SEMPI receberão
certificado de apresentação de pôster por e-mail (no e-mail cadastrado no ato da inscrição),
bem como serão publicados nos anais do evento, desde que haja a exposição do pôster científico na semana do evento. Excepcionalmente, autores que comprovarem não residir no estado de Sergipe ou que estiverem ausentes durante o período do evento poderão solicitar a dispensa da apresentação presencial do banner. O autor principal deve coletar as justificativas de todos os coautores e enviá-las, juntamente com o arquivo do banner para exposição virtual, para o e-mail submissoes.sempi@gmail.com, entre os dias 2 e 3 de setembro de 2024. A exposição virtual ficará a cargo da comissão organizadora.
Os três melhores trabalhos de cada sessão temática receberão o Certificado de Menção Honrosa, e o trabalho com a maior nota geral receberá o Certificado de Reconhecimento de “Melhor Trabalho” na cerimônia de encerramento do evento. Todos os autores de trabalhos aprovados e expostos poderão transformar seus trabalhos em artigos científicos, considerando as sugestões dos avaliadores. O período para o envio dos artigos adaptados é de 07 a 16 de setembro de 2024, para o e-mail submissoes.sempi@gmail.com. Os artigos passarão por nova avaliação pelo Comitê Científico entre 17 e 22 de setembro. Se aprovados, serão publicados em edição especial da Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia (RECIT). Os artigos aprovados devem ser submetidos no sistema da revista, juntamente com o código de permissão, até 30 de setembro de 2024. Os artigos que não forem aprovados, os resumos expostos durante o evento serão publicados nos Anais da VI SEMPI, em formato digital. Nesse momento, os autores terão a oportunidade de ajustá-los com base nas sugestões dos avaliadores. Os resumos corrigidos deverão ser enviados para o e-mail submissoes.sempi@gmail.com entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro de 2024. A Comissão Organizadora entrará em contato após o evento, fornecendo todas as orientações necessárias.

Cronograma de submissão de artigos científicos
Prazo para adequação dos resumos expandidos em artigos científicos: de 07 a 16 de setembro de 2024. |
Nova rodada de avaliação dos artigos científicos: de 17 a 22 de setembro de 2024.
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Prazo para os autores realizarem os ajustes solicitados pelos avaliadores: de 23 a 27 de setembro de 2024.
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Resultado final e submissão dos artigos no sistema da revista: até 30 de setembro de 2024. |
As orientações para a confecção do pôster científico e o template com a arte básica podem ser acessados através do link abaixo.
ACESSE O TEMPLATE DO POSTER
Sugerimos que o pôster científico seja confeccionado em material de lona ou
napa, com cordão para melhor fixação e retirada dos expositores. As dimensões
do pôster devem possuir largura de 90 cm e altura de 120 cm.
Declaração de transferência de direitos autorais e de uso de imagem
No ato da submissão, os autores devem enviar, em um único arquivo (PDF), a Declaração de Transferência de Direitos Autorais e de Uso de Imagem de todos os autores. A declaração deve ser preenchida de acordo com as instruções presentes no modelo disponível abaixo. A não entrega da declaração implicará na recusa da submissão.
ACESSE A DECLARAÇÃO