VI SEMPI - SEMANA ACADÊMICA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

VI SEMPI - SEMANA ACADÊMICA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

presencial Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão - Sergipe - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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SOBRE O VI SEMPI

A Semana Acadêmica da Propriedade Intelectual (SEMPI) do curso de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Sergipe (PPGPI/UFS), é um evento técnico científico, organizado pela Comissão Coordenadora do Curso e pela representação discente.


O PPGPI possui ações que têm como premissa a promoção e integração entre outras Pós-graduações da Universidade e de outras Instituições, bem como a sociedade civil, trocando experiências técnicas e metodologias que visam a melhoria da comunidade acadêmica na sua formação e capacitação.


A SEMPI tem como finalidade complementar e enriquecer a formação profissional do pós-graduando e demonstrar as atividades exercidas em cada área de formação, possibilitando aos participantes uma interação com as ações e novidades tecnológicas na ocupação profissional.

PÚBLICO ALVO

Acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, Técnicos de nível superior ou Tecnólogos de áreas afins, Professores, Pesquisadores, Profissionais e todos que atuam ou tenham interesse na área da Ciência da Propriedade Intelectual.

INSCRIÇÕES

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PALESTRANTES

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PROGRAMAÇÃO

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SUBMISSÕES

Sessões temáticas


A Era 5.0, impulsionada pela Inteligência Artificial (IA), está remodelando o mundo em que vivemos, inclusive o campo da Propriedade Intelectual (PI). Essa convergência de tecnologias e conhecimentos abre um universo de possibilidades para a criação, proteção e gestão de ativos intelectuais, mas também levanta novos desafios e questões éticas que exigem nossa atenção. Nesta edição do evento, convidamos a comunidade a se aprofundar nas questões emergentes da PI na era da IA, direcionando seus trabalhos a uma das seguintes seções temáticas:


Seção 1: Cenários e Tendências de Inteligência Artificial na Propriedade Intelectual

Esta seção visa explorar os diferentes cenários e tendências relacionados à integração da IA na PI. Aceitamos resumos expandidos que conduzam mapeamentos da produção científica e tecnológica, utilizando métodos como revisões sistemáticas, bibliometrias, patentometrias e prospecções tecnológicas. Os autores são encorajados a analisar e apresentar de forma crítica os avanços, desafios e oportunidades proporcionados pela IA nesse contexto.

Seção 2: Aplicação da Inteligência Artificial na Propriedade Intelectual

Nesta seção, buscamos resumos expandidos que explorem o desenvolvimento e a aplicabilidade prática de IA nas diversas áreas da PI. Serão consideradas contribuições que abordem proposta de soluções baseadas em IA, casos de estudo, implementações efetivas e avaliação de desempenho da IA na gestão de ativos intelectuais.

Seção 3: Inteligência Artificial, Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias na Era 5.0

Nesta seção, abordamos os aspectos legais e éticos, bem como os desafios e perspectivas da IA e da PI na Era 5.0. Aceitamos resumos expandidos que analisem criticamente o desenvolvimento e o uso da IA no Brasil e no mundo, com foco nas implicações éticas, sociais e econômicas. Também são bem-vindos resumos expandidos que tratem dos desafios jurídicos e das perspectivas futuras, incluindo a proposição de um marco legal sólido para a IA no contexto da PI.



Cronograma de submissão de resumos expandidos


Prazo de submissão de resumos expandidos: de 03 de junho até 20 de agosto de 2024 às 23h59, via plataforma

Resultado final dos resumos expandidos aprovados: a partir 23 de agosto de 2024.
Prazo para recorrer do parecer de reprovação: até 27 de agosto de 2024.
Resultado do recurso: a partir 30 de agosto de 2024.
Lista de resumos expandidos aprovados após recurso: 31 de agosto de 2024.



Avaliação e divulgação dos resumos aprovados



A avaliação dos resumos expandidos será criteriosa e considerará:

  1. Originalidade e contribuição do trabalho na área da PI e da IA;
  2. Adequação dos métodos à pesquisa e confiabilidade dos dados;
  3. Definição clara do problema, objetivos e justificativa do trabalho;
  4. Qualidade e relevância das fontes bibliográficas utilizadas; e
  5. Correspondência do trabalho ao tema do evento e à seção submetida.

Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados serão comunicados(as)  via e-mail cadastrado pelo(a) responsável da submissão do resumo a partir de 23 de agosto de 2024Os autores de trabalhos reprovados podem recorrer da decisão enviando o resumo expandido com os ajustes pertinentes e uma carta justificando os pontos de discordância ao comitê científico, para o e-mail: submissoes.sempi@gmail.com, até o dia 27 de agosto de 2024. O recurso será analisado e o parecer final será enviado até o dia 30 de agosto de 2024.




Certificação, anais e publicação

 

Todos os trabalhos aprovados na SEMPI receberão certificado de apresentação de pôster por e-mail (no e-mail cadastrado no ato da inscrição), bem como serão publicados nos anais do evento, desde que haja a exposição do pôster científico na semana do evento. Excepcionalmente, autores que comprovarem não residir no estado de Sergipe ou que estiverem ausentes durante o período do evento poderão solicitar a dispensa da apresentação presencial do banner. O autor principal deve coletar as justificativas de todos os coautores e enviá-las, juntamente com o arquivo do banner para exposição virtual, para o e-mail submissoes.sempi@gmail.com, entre os dias 2 e 3 de setembro de 2024. A exposição virtual ficará a cargo da comissão organizadora.

Os três melhores trabalhos de cada sessão temática receberão o Certificado de Menção Honrosa, e o trabalho com a maior nota geral receberá o Certificado de Reconhecimento de “Melhor Trabalho” na cerimônia de encerramento do evento. Todos os autores de trabalhos aprovados e expostos poderão transformar seus trabalhos em artigos científicos, considerando as sugestões dos avaliadores. O período para o envio dos artigos adaptados é de 07 a 16 de setembro de 2024, para o e-mail submissoes.sempi@gmail.com. Os artigos passarão por nova avaliação pelo Comitê Científico entre 17 e 22 de setembro. Se aprovados, serão publicados em edição especial da Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia (RECIT). Os artigos aprovados devem ser submetidos no sistema da revista, juntamente com o código de permissão, até 30 de setembro de 2024. Os artigos que não forem aprovados, os resumos expostos durante o evento serão publicados nos Anais da VI SEMPI, em formato digital. Nesse momento, os autores terão a oportunidade de ajustá-los com base nas sugestões dos avaliadores. Os resumos corrigidos deverão ser enviados para o e-mail submissoes.sempi@gmail.com entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro de 2024. A Comissão Organizadora entrará em contato após o evento, fornecendo todas as orientações necessárias.




Cronograma de submissão de artigos científicos


Prazo para adequação dos resumos expandidos em artigos científicos: de 07 a 16 de setembro de 2024.
Nova rodada de avaliação dos artigos científicos: de 17 a 22 de setembro de 2024.
Prazo para os autores realizarem os ajustes solicitados pelos avaliadores: de 23 a 27 de setembro de 2024.
Resultado final e submissão dos artigos no sistema da revista: até 30 de setembro de 2024.




Orientações para elaboração do resumo expandido


  • O resumo expandido deverá ter no mínimo 4 (quatro) páginas e no máximo 6 (seis) páginas.
  • A fonte utilizada para a redação de todo trabalho será “Times New Roman”, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples. 
  • O Título do trabalho (português e inglês) deverá estar em caixa alta, negrito, centralizado e com fonte tamanho 14 (nomes científicos devem ser escritos em caixa baixa, itálico e com a primeira palavra em maiúsculo), com espaçamento simples, com no máximo 20 palavras.
  • O nome dos autores(as) deve seguir as seguintes instruções:
    1. Alinhado no centro da página com fonte tamanho 12.
    2. Sobrenome em caixa alta, seguido de vírgula e nome em caixa baixa. Exemplo: Maria  Monteiro Rezende: REZENDE, Maria Monteiro.
    3. Cada autor(a) deverá ser identificado com numeral arábico sequencial à direita. Exemplo: REZENDE, Maria Monteiro 1
    4. Em nota de rodapé deve constar a identificação dos(as) autores (formação, instituição, e-mail), em texto justificado, fonte tamanho 9, espaçamento simples, obrigatoriamente  em sequência numérica arábica à esquerda.
    5. Serão admitidos até 6 (seis) autores para cada trabalho, incluindo o(s)  orientador(es).
  • Cada autor poderá submeter no máximo dois (2) trabalhos como PRIMEIRO AUTOR. Não há limites para COAUTORIA.
  • No ato do envio, os autores devem enviar dois arquivos, um com a identificação de autoria e outro sem a identificação. O não envio de ambos os arquivos resultará na retirada do trabalho do processo de avaliação.
  • Os autores devem seguir as diretrizes da norma ABNT NBR 10520:2023 para a correta elaboração das citações em seus trabalhos.
  • É obrigatório que os trabalhos que utilizarem inteligência artificial (IA) na sua redação integral ou parcial declarem tal uso no resumo expandido. O não cumprimento dessa diretriz poderá resultar na rejeição do trabalho.
  • Em casos excepcionais, quando tabelas ou quadros apresentarem grande extensão horizontal, excedendo os limites da página em orientação retrato, é permitido utilizar os seguintes recursos para garantir a clareza e legibilidade das informações:

    • Orientação Paisagem: A página poderá ser rotacionada para o formato paisagem, proporcionando maior espaço horizontal para a acomodação dos dados.
    • Tamanho de Papel A3: O tamanho do papel poderá ser aumentado para A3, oferecendo ainda mais área para a exibição completa da tabela ou quadro.
  • O template para elaboração dos resumos expandidos pode ser acessado através do link abaixo.

                                                                 ACESSE O TEMPLATE DO RESUMO


Orientações para confecção do pôster científico

As orientações para a confecção do pôster científico e o template com a arte básica podem ser acessados através do link abaixo.


       ACESSE O TEMPLATE DO POSTER


Sugerimos que o pôster científico seja confeccionado em material de lona ou napa, com cordão para melhor fixação e retirada dos expositores. As dimensões do pôster devem possuir largura de 90 cm e altura de 120 cm.



Declaração de transferência de direitos autorais e de uso de imagem

No ato da submissão, os autores devem enviar, em um único arquivo (PDF), a Declaração de Transferência de Direitos Autorais e de Uso de Imagem de todos os autores. A declaração deve ser preenchida de acordo com as instruções presentes no modelo disponível abaixo. A não entrega da declaração implicará na recusa da submissão.


                                                                  ACESSE A DECLARAÇÃO



Lista de resumos expandidos aprovado


É com grande satisfação que comunicamos a lista dos resumos expandidos aprovados para exposição na VI Semana Acadêmica da Propriedade Intelectual (VI SEMPI). Confira a lista e outras informações importantes clicando no botão abaixo:



                                                          RESUMOS EXPANDIDOS APROVADOS

Anais da VI SEMPI


Os Anais da VI Semana Acadêmica de Propriedade Intelectual (SEMPI) estão disponíveis! Acesse os trabalhos apresentados no evento clicando no botão abaixo:

                                                                            ACESSE OS ANAIS

EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE BANNER

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FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

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PATROCINADORES

APOIO

                                        

REALIZAÇÃO


APOIO INSTITUCIONAL

   

COMISSÃO ORGANIZADORA

Coordenador Geral

Prof. Dr. Mario Jorge Campos dos Santos (PPGPI/UFS)


Comitê Científico 

Profª. Dra. Cristiane Toniolo Dias

Profª. Dra. Ana Karla de Souza Abud

Profª. Dra. Iracema Machado Aragão

Profº. Dr. João Antônio Belmino

Profº. Dr. Daniel Pereira da Silva

Profº. Dr. Robélius De Bortoli

Profº. Dr. Antônio Martins de Oliveira Junior

Profº. Dr. José Ricardo Santana


Comissão Organizadora 

Prof. Dr. Mario Jorge Campos dos Santos

Me. José Barreto Netto

Ma. Cristiane Monteiro de Farias Rezende 

Me. José Wendel dos Santos 

Esp. Ketylen Suelen dos Anjos Dias

Esp. Carla Vasconcelos Lôbo e Sousa

Bel. Maria do Socorro Cruz Linhares

Ma. Andreia Rodrigues Ferreira Baro

Ma. Clara Angélica dos Santos 

Ma. Cleide Mara Barbosa da Cruz

Bel. Josefa Gilvanda de Moura Santos Neta


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