Há 6 anos, o curso de licenciatura em Geografia do IFCE campus Crateús nascia.
A data era 20 de novembro, dia da consciência negra, dia de Zumbi dos Palmares.
Para a VI Semana do curso de licenciatura em Geografia do IFCE Crateús e II Semana da Consciência Negra de Crateús/NEABI, queremos comemorar nossa existência e dividir com vocês nossas angústias e sonhos.
Por isso, nossa semana se propõe a lançar um olhar sobre a formação do/a professor/a de Geografia a partir das questões étnicos-raciais.
Para além de um encontro acadêmico, o desafio é organizar estudantes, futuros docentes e professores/as ao redor de um projeto de ensino de Geografia comprometido a cultura, a ciência, o desenvolvimento humano e os direitos humanos em nosso território.
Inscrição de trabalho - Apresentação
Simpósio
Educação e resistência: repensar o mundo a partir da diversidade
Mediadores: Profª. Drª. Naiane Vieira dos Reis Silva (Docente da Licenciatura em Letras - IFCE); Prof. Dr. Sergiano Alcântara da Silva (Docente da Licenciatura em Geografia - IFCE)
Neste simpósio, estamos interessados em discutir questões relativas à educação, especialmente no que concerne às temáticas ligadas à diversidade: raça, classe, gênero etc. Para tanto, serão bem-vindos trabalhos de natureza diversa, desde relato de experiências até pesquisas científicas em torno das temáticas (artigos, ensaios, TCC etc.), os quais tenham algum ponto de convergência com o debate sobre racialidade, racismo, educação voltada para as questões étnico-raciais, sexualidade e raça, negritude, literatura afro-brasileira ou africana. Para além dos elementos sociais, culturais, econômicos, políticos, educacionais que explicam as condições de exclusão de alguns grupos, entendemos a importância de pautar estratégias de ruptura com a opressão, apontando para potenciais saídas, em gestos de resistência. Diante disso, em um esforço coletivo de apontar os desafios e elaborar possíveis alternativas, propomos este simpósio, que visa como participante estudantes da educação básica e nível superior, docentes da educação básica e superior, pesquisadores/as, ativistas sociais e comunidade em geral.
Palavras-chave: educação antirracista; diversidade; resistência
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO
- Cada participante pode submeter 1 trabalho, o qual pode conter até 3 autores, além do/a orientador/a.
- O resumo submetido, que deve ter entre 50 e 100 palavras, precisa apresentar informações básicas sobre a natureza do trabalho, tais como objetivo, metodologia, fundamentação teórica, resultados etc. Além disso, deve conter entre 3 e 5 palavras-chave.
- A modalidade de apresentação do trabalho é preferencialmente presencial. Serão aceitas, no entanto, submissões em caráter não presencial, desde que apresentada a devida justificativa no formulário de inscrição (Ex.: caso o/a participante não more em Crateús e não tenha condições de chegar ao campus do IFCE na data e no horário do Simpósio). É necessário que o/a participante disponha de recursos próprio para fazer uma apresentação online síncrona.
- Serão aceitos trabalhos da seguinte natureza: pesquisa científica (resultado de PIBIC, TCC, monografia, dissertação, tese etc.), relato de experiência, ensaio científico, projeto de pesquisa entre outros que se dedicam às questões tematizadas no resumo deste simpósio.
- Formulário de inscrição: https://forms.gle/1aMLeTrG2k8pzsU37
- Data de submissão: de 17/11/2023 a 27/11/2023
- ATENÇÃO: PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO até dia 01/12/2023