A Semana da Educação Matemática - SEM, organizada por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia, está na sua sexta edição. O evento faz parte do projeto de extensão "EMEM - Educação Matemática em Movimento" e tem o apoio do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia - GPEMATEC IFSP-HTO. Nesta sexta edição, o evento terá a seguinte temática: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – Currículo em Movimento, e ocorrerá de forma gratuita e presencial, entre os dias 12 à 16 de junho de 2023, no Câmpus Hortolândia do IFSP. O evento proporciona o encontro de pessoas que atuam ou têm interesse na área, promovendo o compartilhamento de diversas experiências. Além disso, espera-se fortalecer as parcerias entre o IFSP e redes de ensino da Educação Básica, assim como a ampliação do diálogo e da troca de experiências, de forma que as discussões sobre o ensino não sejam distanciadas da prática que ocorrem em diferentes contextos escolares.
Tradicionalmente, a Semana da Educação Matemática tem por objetivo reunir estudantes e professores(as), tanto da comunidade interna quanto da externa, além de pessoas que tenham interesse no assunto para, juntas, refletirem sobre currículos e percursos formativos, práticas docentes e discentes, projetos de ensino, pesquisas e extensão, tendo como foco principal, a Formação Inicial e Continuada de Professores(as) da Educação Básica que ensinam Matemática. Com vistas a reunir trabalhos de diversas áreas do conhecimento relacionadas ao ensino, o formato do evento tem sido aprimorado a cada edição. Assim, sendo a escola um espaço propício para o trabalho interdisciplinar que valoriza a diversidade e multiplicidade de saberes, todos os trabalhos que visem a melhoria da educação serão bem-vindos.
Objetivo da VI Semana da Educação Matemática: propiciar uma reflexão sobre a formação dos(as) professores(as) que ensinam matemática para implementação da reforma do ensino médio e dos novos currículos alinhados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Público Alvo: Futuros(as) professores(as) de Matemática, Professores(as) e estudantes da Educação Básica e formadores(as) de professores(as).
Breve histórico da Semana da Educação Matemática
Em 2017, aconteceu a edição piloto da Semana da Educação Matemática, junto a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve como tema: "A Matemática está em tudo"! Dado o êxito dessa experiência, em 2018, demos início a nossa I Semana da Educação Matemática do IFSP, Câmpus Hortolândia. O evento ocorreu em maio, mês em que se comemora o dia nacional da Matemática (06/05), abarcando, por meio de palestras e oficinas, temas como: inclusão, modelagem, BNCC, desafios de aprender e ensinar matemática, softwares matemáticos. A I SEM ficou marcada pelo amplo escopo de atividades que envolve a comunidade interna e externa ao IFSP – Hortolândia
Em 2019, a II Semana da Educação Matemática, assim como a anterior, também ocorreu em maio. A segunda edição proporcionou palestras sobre: o fantástico mundo da Matemática, práticas culturais de ensinar com a internet em um ambiente híbrido, a matemática e as desigualdades sócio-raciais, e uma introdução sobre as estrelas. Diferente da primeira edição, a segunda abriu espaços para apresentações de trabalhos de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e de professores(as) atuantes em escolas da Educação Básica da região.
O formato do evento estava se moldando de acordo com a realidade do público alvo e participante. Nesse sentido, em 2020, precisamos nos reinventar para que a III Semana da Educação Matemática acontecesse, visto que o mundo enfrentava um dos seus maiores desafios, a luta contra a COVID-19. Assim, de forma articulada com a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a III SEM aconteceu em novembro, no formato remoto emergencial. Tivemos palestras no formato de lives, que abordaram temas como: inclusão, pensamento computacional, matemáticas negras, o percurso de novos(as) pesquisadores(as), dentre outras. Além disso, os(as) participantes também puderam apresentar seus relatos de experiência ou de pesquisa.
Em 2021, ainda no ensino remoto, mas em um momento em que as pessoas já estavam mais adaptadas a esse formato emergencial, a IV Semana da Educação Matemática voltou a ocorrer no mês de maio. O tema abordado foi “Docência Matemática: aprendizagens, desafios e possibilidades" e o formato da edição contribuiu para o alcance de mais participantes, evidenciando-se, assim, a participação de professores(as) da Educação Básica e Superior da comunidade externa. O evento contou com palestras que abordaram temáticas como: aprendizagem docente, desafios do ingresso na carreira docente, pensamento computacional e ensino e inclusão. Além das sessões de comunicações de experiências e científicas, que ocorreram em três dias do evento, houve também um espaço para atividades culturais, que reuniu diversas expressões artísticas de estudantes, professores(as) e funcionários(as) do IFSP e de algumas escolas. Foi um momento arrebatador em que pudemos descobrir diversos talentos, em um período em que a tensão estava presente na vida da maioria das pessoas devido ao contexto pandêmico. A quarta edição contou, pela primeira vez, com a ilustre participação, na mesa de abertura, da Dirigente Regional de Ensino da cidade de Sumaré, Elisete Aparecida Flória, junto a equipe gestora do Câmpus. Tal participação foi um marco da parceria do IFSP com as escolas da região que têm se fortalecido cada dia mais.
Em 2022, de forma presencial, a V Semana de Educação Matemática foi pensada de forma a evidenciar as trocas entre o IFSP e as escolas da Educação Básica, com o tema: "A Educação Matemática nas articulações entre o IFSP e escolas". O evento ocorreu em três dias, contando com as seguintes atividades: palestras, mesa redonda, oficinas e sessões de comunicações de experiências e científicas. Além disso, o espaço para atividades culturais também esteve presente. O evento proporcionou o fortalecimento de parcerias, entre o IFSP e redes de ensino da Educação Básica, assim como a ampliação do diálogo e de troca de experiências, de forma que as discussões sobre o ensino não ficassem distanciadas da prática que ocorre em diferentes contextos escolares.
Nesse prisma, em 2023, a VI Semana de Educação Matemática traz a seguinte temática “EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Currículo em Movimento”. Ela foi pensada de forma a refletir sobre os impactos que a reforma do ensino médio trouxe ao ensino básico e sobre as mudanças nos currículos do ensino superior e como isso pode afetar o perfil do(a) professor(a) no processo educativo. Apesar do formato presencial do evento, com a intenção de oportunizar que o máximo de pessoas tenham acesso ao conteúdo das atividades, algumas delas serão disponibilizadas no formato assíncrono em nossos canais.