VI Semana da Educação Matemática

VI Semana da Educação Matemática

presencial Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Hortolândia - Hortolândia - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

VI SEMANA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Currículo em Movimento


A Semana da Educação Matemática - SEM, organizada por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia, está na sua sexta edição. O evento faz parte do projeto de extensão "EMEM - Educação Matemática em Movimento" e tem o apoio do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia - GPEMATEC IFSP-HTO. Nesta sexta edição, o evento terá a seguinte temática: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – Currículo em Movimento, e ocorrerá de forma gratuita e presencial, entre os dias 12 à 16 de junho de 2023, no Câmpus Hortolândia do IFSP.  O evento proporciona o encontro de pessoas que atuam ou têm interesse na área, promovendo o compartilhamento de diversas experiências. Além disso, espera-se fortalecer as parcerias entre o IFSP e  redes de ensino da Educação Básica, assim como a ampliação do diálogo e da troca de experiências, de forma que as discussões sobre o ensino não sejam distanciadas da prática que ocorrem em diferentes contextos escolares.

Tradicionalmente, a Semana da Educação Matemática tem por objetivo reunir estudantes e professores(as), tanto da comunidade interna quanto da externa, além de pessoas que tenham interesse no assunto para, juntas, refletirem sobre currículos e percursos formativos, práticas docentes e discentes, projetos de ensino, pesquisas e extensão, tendo como foco principal, a Formação Inicial e Continuada de Professores(as) da Educação Básica que ensinam Matemática. Com vistas a reunir trabalhos de diversas áreas do conhecimento relacionadas ao ensino, o formato do evento tem sido aprimorado a cada edição. Assim, sendo a escola um espaço propício para o trabalho interdisciplinar que valoriza a diversidade e multiplicidade de saberes, todos  os trabalhos que visem a melhoria da educação serão bem-vindos.

Objetivo da VI Semana da Educação Matemática: propiciar uma reflexão sobre a formação dos(as) professores(as) que ensinam matemática para implementação da reforma do ensino médio e dos novos currículos alinhados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Público Alvo: Futuros(as) professores(as) de Matemática, Professores(as) e estudantes da Educação Básica e formadores(as) de professores(as).

Breve histórico da Semana da Educação Matemática

Em 2017, aconteceu a edição piloto da Semana da Educação Matemática, junto a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve como tema: "A Matemática está em tudo"! Dado o êxito dessa experiência, em 2018, demos início a nossa I Semana da Educação Matemática do IFSP, Câmpus Hortolândia. O evento ocorreu em maio, mês em que se comemora o dia nacional da Matemática (06/05), abarcando, por meio de palestras e oficinas, temas como: inclusão, modelagem, BNCC, desafios de aprender e ensinar matemática, softwares matemáticos. A I SEM ficou marcada pelo amplo escopo de atividades que envolve a comunidade interna e externa ao IFSP – Hortolândia

Em 2019, a II Semana da Educação Matemática, assim como a anterior, também ocorreu em maio. A segunda edição proporcionou palestras sobre: o fantástico mundo da Matemática, práticas culturais de ensinar com a internet em um ambiente híbrido, a matemática e as desigualdades sócio-raciais, e uma introdução sobre as estrelas. Diferente da primeira edição, a segunda abriu espaços para apresentações de trabalhos de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e de professores(as) atuantes em escolas da Educação Básica da região. 

O formato do evento estava se moldando de acordo com a realidade do público alvo e participante. Nesse sentido, em 2020, precisamos nos reinventar para que a III Semana da Educação Matemática acontecesse, visto que  o mundo enfrentava um dos seus maiores desafios, a luta contra a COVID-19. Assim, de forma  articulada com a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a III SEM aconteceu em novembro, no formato remoto emergencial. Tivemos palestras no formato de lives, que abordaram temas como: inclusão, pensamento computacional, matemáticas negras, o percurso de novos(as) pesquisadores(as), dentre outras. Além disso, os(as) participantes também puderam apresentar seus relatos de experiência ou de pesquisa.

Em 2021, ainda no ensino remoto, mas em um momento em que as pessoas já estavam mais adaptadas a esse formato emergencial, a IV Semana da Educação Matemática voltou a ocorrer no mês de maio. O tema abordado foi “Docência Matemática: aprendizagens, desafios e possibilidades" e o formato da edição contribuiu para o alcance de mais participantes, evidenciando-se, assim, a participação de professores(as) da Educação Básica e Superior da comunidade externa. O evento contou com palestras que abordaram temáticas como: aprendizagem docente, desafios do ingresso na carreira docente, pensamento computacional e ensino e inclusão. Além das sessões de comunicações de experiências e científicas, que ocorreram em três dias do evento, houve também um espaço para atividades culturais, que reuniu diversas expressões artísticas de estudantes, professores(as) e funcionários(as) do IFSP e de algumas escolas. Foi um momento arrebatador em que pudemos descobrir diversos talentos, em um período em que a tensão estava presente na vida da maioria das pessoas devido ao contexto pandêmico. A quarta edição contou, pela primeira vez, com a ilustre participação, na mesa de abertura, da Dirigente Regional de Ensino da cidade de Sumaré, Elisete Aparecida Flória, junto a equipe gestora do Câmpus. Tal participação foi um marco da parceria do IFSP com as escolas da região que têm se fortalecido cada dia mais.

Em 2022, de forma presencial, a V Semana de Educação Matemática foi pensada de forma a evidenciar as trocas entre o IFSP e as escolas da Educação Básica, com o tema: "A Educação Matemática nas articulações entre o IFSP e escolas". O evento ocorreu em três dias, contando com as seguintes atividades: palestras, mesa redonda, oficinas e sessões de comunicações de experiências e científicas. Além disso, o espaço para atividades culturais também esteve presente. O evento proporcionou o fortalecimento de parcerias, entre o IFSP e  redes de ensino da Educação Básica, assim como a ampliação do diálogo e de troca de experiências, de forma que as discussões sobre o ensino não ficassem distanciadas da prática que ocorre em diferentes contextos escolares.

Nesse prisma, em 2023, a VI Semana de Educação Matemática traz a seguinte  temática “EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Currículo em Movimento”.  Ela foi pensada de forma a refletir sobre os impactos que a reforma do ensino médio trouxe ao ensino básico e sobre as mudanças nos currículos do ensino superior e como isso pode afetar o perfil do(a) professor(a) no processo educativo. Apesar do formato presencial do evento, com a intenção de oportunizar que o máximo de pessoas tenham acesso ao conteúdo das atividades, algumas delas serão disponibilizadas no formato assíncrono em nossos canais. 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Orientações para participantes

Participações:

  • Sem apresentação de trabalhos.
  • Com apresentação de trabalhos: relato de experiência, relato de pesquisa ou feira de exposição.

Relato de experiência: é uma apresentação reflexiva que aborda de forma contextualizada e objetiva uma ação ou um conjunto de ações que versem sobre a Educação. É relevante que sejam abordados na apresentação o objetivo da situação, a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do autor relacionadas aos resultados, que podem ter sido positivos ou negativos.   

Relato de pesquisa: trabalhos compostos por resultados de pesquisa nas diversas áreas da ciência básica e aplicada, de forma teórica ou apenas de divulgação de resultados experimentais.

Feira de exposição: é a nova modalidade que o evento traz nesta edição. Aqui devem ser submetidos trabalhos que serão apresentados no formato de pôster ou a apresentação de produtos de algum projeto desenvolvido em aula ou pesquisa. Esta feira será um espaço para a culminância de trabalhos desenvolvidos por professores(as) e/ou estudantes.

Todos os trabalhos devem ser submetidos por meio de resumos. Os(As) autores(as) devem usar o template (modelo) para os resumos de relato de experiência e de pesquisa e para o resumo do trabalho a ser apresentado na feira, disponível abaixo em Submissões. 

Após a realização do evento, os(as) participantes que tiverem seus resumos aceitos para apresentação, terão a possibilidade de submeter o trabalho completo para publicação nos anais do evento. As orientações e os templates serão encaminhados aos(às) autores(as). O prazo para essa segunda etapa será até 30 de outubro de 2023. Os trabalhos que não forem apresentados no evento não serão publicados nos anais.

Sobre a apresentação dos Relatos de Experiência/Pesquisa:

(I) As apresentações acontecerão nas datas, horários e locais descritos na programação.

(II) Tempo de apresentação: 15 minutos para cada trabalho.

(III) Tempo de discussão: 10 minutos para cada trabalho.

(IV) O tempo para a apresentação e para a discussão será rigorosamente respeitado para que todos (as) tenham a oportunidade de ter seus trabalhos apresentados e discutidos. Portanto, o(a) mediador(a) da sala intervirá para que esse tempo seja respeitado por todos(as).

(V) É recomendável que os autores cheguem 10 minutos antes na sala para deixarem seus trabalhos preparados para serem projetados na hora da apresentação. 

(VI) Após o evento, os(as) autores(as) receberão algumas contribuições para possíveis correções do resumo.

(VII) Os resumos deverão ser corrigidos e devolvidos no prazo de 60 dias para a publicação nos anais do evento.       

(VII) Adicionalmente, participantes poderão enviar o trabalho para Publicação nos Anais do Evento, no formato de Resumo Expandido ou Artigo Completo. As instruções, bem como prazos, serão enviadas por e-mail para as submissões que foram apresentadas na VI Semana da Educação Matemática do IFSP – Hortolândia.

                                                                                                      

Sobre a apresentação na Feira de Exposição:


A Feira de Exposição da VI Semana da Educação Matemática possui o objetivo de compartilhar experiências, recursos e materiais didáticos correlatos à práticas educativas de Ensino de Matemática e Ciências, seja por estudantes ou educadores(as).

Para a exposição, será disponibilizado um espaço para a alocação dos materiais e será de responsabilidade do(s)/da(s) autor(es)/autora(s) a montagem, acompanhamento, retirada, apresentação e zelo durante a exposição. A apresentação pode ser feita por meio de pôster ou por meio de outro recurso visual que o(a)/os(as) autor(a)/autores(as) julguem convenientes. Recursos adicionais, tais como multimídia, que sejam necessários deverão ser providenciados pelos(as) expositores(as). Por fim, atenta-se que em caso de demonstrações que tragam elementos que coloquem em risco a segurança de demais participantes, a organização do evento poderá vetar tal demonstração.

Sugestões para a elaboração de pôster:

1.  O pôster deve possuir cordão superior que permita ser pendurado.

2. Dimensões máximas do pôster: 90 cm x 120 cm.

3.  Apresente de forma clara os elementos relativos ao contexto, à questão e/ou objetivos, à metodologia, ao referencial teórico (se for o caso), aos resultados e conclusões principais.

4. Dê uma ideia panorâmica de seu conteúdo dando destaque visual para as ilustrações, gráficos ou esquemas.

5.  Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações.

6.  Não sobrecarregue o pôster com informações textuais, uma vez que estas devem ser lidas à distância.

Sobre os(as) autores(as):

(I) Cada trabalho poderá ter mais do que um(a) autor(a).

(II) Cada autor(a) poderá submeter mais do que um trabalho, desde que seja primeiro autor(a) apenas de um trabalho em cada modalidade (relato de experiência ou relato de pesquisa).

(III) Recomendamos que todos os autores estejam presentes no dia da apresentação, mas se não for possível, pelo menos um deve estar presente.

(IV) Os trabalhos que não tiverem nenhum autor presente, não serão apresentados e nem publicados.


Sobre os certificados:

Os certificados serão emitidos por atividades. Para a certificação o(a) participante deve estar inscrito(a) e ter a presença confirmada.  Os certificados estarão disponíveis de forma gratuita na plataforma até 90 dias após o término do evento.

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

Realização

Projeto de Extensão "Educação Matemática em Movimento"


Apoio



Comissão Organizadora

Ana Paula Rodrigues Magalhaes de Barros

Agnaldo Monteiro Farias

Carlos Eduardo de Oliveira

Huyra Estevao de Araujo

Jeferson Anibal Gonzalez

Marilia Franceschinelli de Souza

Rosana Catarina Rodrigues de Lima

Thiago Tambasco Luiz

Valter Aparecido Silva Junior

Leandro Piazzon Correa

Ana Beatriz Pereira Milanez

Caterine Feriani

Claudia Cristiane Chibim de Paula

Graziely Veronez Rodrigues

Jhonata Santos de Souza

Julia Rodrigues Rossik

Julia Vitória Montilla

Maria Eduarda Chaves Medeiros

Moacyr Katsuyoshi Ichikawa

Neidison Santos Goes Junior

Rayssa Ferreira Pires

Regiane de Oliveira Camargo Soares

Rhuan Silva Leite

Sâmela Cristina da Silva

Thiago Augusto Venancio Ingles dos Santos

Vinicios Martinusso Roque

Willian Soares da Costa

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}