Este
VI Seminário de Educação Infantil dá continuidade a um conjunto de debates que
refletiram sobre a Educação Infantil na relação com as seguintes temáticas: a
formação de professores (2011); As Diretrizes Curriculares para a Educação
Infantil em foco (2013); Currículo, Concepções e Práticas (2015); A Base
Nacional Comum Curricular para Educação Infantil: direito a infância e campos
de experiência (2018); e, Infância, Arte e Produção Cultural (2020 – online). Após o longo período da
Pandemia de Covid-19 e o pós Pandemia, retoma-se o formato presencial colocando
no centro das discussões gargalos - (in)visibilidades e desigualdades – e
possibilidades – direitos – que dimensionam a complexidade que envolve a
Educação Infantil. Desde a primeira edição, os seminários trouxeram para o
centro de sua concepção a identidade da Educação Infantil, verificada por meio
de palestras, mesas-redondas, Grupos de Trabalho, oficinas, lançamentos de
livros e apresentações culturais, contando com a participação de convidados e convidadas
de referência nacional, regional e local no que tange à Educação Infantil.
Trata-se, pois, de um evento consolidado, que envolve a participação direta de
docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da Unidade Acadêmica
de Educação, Unidade Acadêmica de Educação Infantil e Programa de Pós-graduação
em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na organização,
tendo um público médio de 400 participantes nas edições presenciais e chegando
a 3.000 inscritos na edição online.