O VI Fórum de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro (VI FPMat-RJ) tem como propósito fortalecer os debates em torno das políticas e projetos que atravessam a formação inicial de professoras e professores que ensinam matemática, em especial nos cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia. Busca-se, sobretudo, favorecer articulações, diálogos e entrelaçamentos entre experiências e contextos diversos de formação, com atenção especial àqueles situados no estado do Rio de Janeiro.
As discussões promovidas no VI FPMat-RJ serão referenciadas em pesquisas recentes nos campos da Educação e da Educação Matemática, reafirmando o compromisso político com a valorização da docência na Educação Básica como profissão, sustentada por saberes e práticas próprios. O evento também pretende promover intercâmbio e dar visibilidade às pesquisas em formação de professores que ensinam matemática desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro, ampliando redes e potencializando reflexões coletivas.
Em tempos de desafios para a educação pública, gratuita, inclusiva, laica e socialmente referenciada, o VI FPMat-RJ se afirma como espaço de (re)existência e de (re)afirmação desses princípios, entendendo-os como fundamentos indispensáveis para a democracia.
Além disso, este Fórum visa produzir subsídios para os debates que ocorrerão no IX Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (IX FPMat), promovido pelo Grupo de Trabalho de Formação de Professores que Ensinam Matemática (GT07) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a ser realizado em 2025.
Os debates no VI FPMat-RJ serão conduzidos em grupos de discussão, organizados em torno dos seguintes eixos temáticos:
GD1 – Ensino de Matemática, inclusão e diversidade: perspectivas atuais nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia
GD2 – A curricularização da extensão como contexto formativo de professores de e que ensinam Matemática
GD3 – Ensino de Matemática na formação de professores(as) indígenas, quilombolas, do campo e demais povos e comunidades tradicionais
GD4 – Políticas públicas curriculares para a formação inicial de professores que ensinam Matemática
GD5 – Desenvolvimento da pesquisa na formação de professores e formadores de professores de e que ensinam Matemática: contribuições e impactos
GD6 – As especificidades do conhecimento matemático para a prática profissional do professor: papel, importância, impacto e conexões com a prática futura
Convidamos todas e todos a estarem conosco nos momentos online do VII FPMat-RJ, no dia 26 de novembro de 2025, ampliando o alcance e a participação coletiva, bem como a se fazerem presentes, presencialmente no dia 27 de novembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã, espaço em que ocorrerão as atividades do Fórum. Será uma oportunidade privilegiada de diálogo, de partilha de experiências e de fortalecimento de redes em defesa da formação de professoras e professores que ensinam matemática.