O VI FPMat-RJ tem por objetivos debater políticas e projetos, bem como construir coletivamente propostas situadas nos diversos contextos de formação inicial de professoras e professores que ensinam matemática, especialmente os cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia, com particular foco naqueles situados no estado do Rio de Janeiro – buscando, sobretudo, articulações e entrelaces entre esses contextos.
Os debates conduzidos no VI FPMat-RJ deverão ser referenciados nas pesquisas recentes nos campos da Educação e da Educação Matemática e no compromisso político com a afirmação da docência na Educação Básica como uma profissão, com saberes e práticas próprios; bem como promover visibilidade e intercâmbio entre pesquisas em formação de professores que ensinam matemática realizadas no estado do Rio de Janeiro. Esses debates são ainda mais importantes em tempos de retrocessos e de ameaças, tempos de (re)existir e de (re)afirmar a educação pública, gratuita, inclusiva, laica e socialmente referenciada como um princípio fundante da democracia.
O VI FPMat-RJ visa, ainda, produzir subsídios para os debates a serem conduzidos no VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (VIII FPMat), promovido pelo Grupo de Trabalho de Formação de Professores que Ensinam Matemática (GT07) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a se realizar em Teresina/PI com organização do Instituto Federal do Piauí (IFPI), de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2023, tendo como tema “Políticas Nacionais de Formação de Professores que Ensinam Matemática: Reflexões, Desafios e Proposições”.
Os debates no VI FPMat-RJ serão conduzidos em cinco grupos de discussão.
GD1 – Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência
GD2 – Perfil profissional e acadêmico de formadores de professoras e professores
GD3 – Políticas públicas curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática
GD4 – Formação inicial em Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia
GD5 – O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo: práticas de interculturalidade