Descritores
Áreas Temáticas

VI ENCONTRO NACIONAL DA EJA/EPT DA REDE FEDERAL
Esperançar é verbo na EJA-EPT: ampliar e consolidar
EIXOS TEMÁTICOS
COMUNICAÇÃO ORAL E RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Data: 17 a 20 de outubro de 2023
Presidência do Comitê Científico – Mariglei Severo Maraschin
1. FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES PARA/NA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores para/na EJA-EPT (PROEJA), que se articulem à temática do evento, com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores, que se articulem à temática do evento, com base na concepção de formação humana integral.
2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor:
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento de ações que demonstram o êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT (PROEJA), em sua concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento de ações que demonstram o êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT (PROEJA), em sua concepção de formação humana integral.
3. ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujo objeto de investigação envolvam estudantes da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiências que envolvam estudantes da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
4. GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência: Apresentação de relatos de experiências que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
5. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA)
Descritor
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
6. PROJETOS DE ENSINO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E EXTENSÃO REALIZADOS COM ESTUDANTES DA EJA - EPT (PROEJA)
Descritor
Apresentação de pesquisas resultantes de projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados com os estudantes da EJA-EPT (PROEJA) como pesquisadores juniores, com ou sem fomento, que tem como objetivo inserir os estudantes em processos de investigação. Engloba também trabalhos desenvolvidos em iniciação científica ou extensão que têm os estudantes da EJA-EPT e seus cursos como objeto de estudo, no intuito de fortalecer o campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.