VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal

VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal

presencial Colégio Pedro II - Campus Tijuca - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Apresentação

Diante do cenário de contratempos à educação pública, com destaque para aqueles direcionados à Educação de Jovens e Adultos, o coletivo de servidores e servidoras articulados em torno da EJA da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EJA-EPT), juntamente com a gestão do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) em parceria com Instituto Federal Fluminense (IFF), Colégio Pedro II (CP2), Secretaria Municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro (SME/RJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) conscientes da necessidade de defender, fortalecer e avançar na oferta e permanência, socialmente referenciada, de Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), promovem VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, com o tema “Esperançar é verbo na EJA-EPT: ampliar e consolidar”.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção dos diálogos e reflexões iniciados em 2018 em Goiânia/GO por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, aprofundados em 2019 em Londrina/PR, e consolidados de modo virtual em 2020 em Maceió/AL, em 2021, reafirmados em Manaus/AM e fortalecidos em 2022 no Rio Grande do Sul são fundamentais para a defesa e o avanço da EJA-EPT na Rede Federal e no Brasil.  

Dessa forma, trazemos a proposta de realização do VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, a ser realizado nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro de 2023 com sede no Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Descritores

Áreas Temáticas



VI ENCONTRO NACIONAL DA  EJA/EPT DA REDE FEDERAL

Esperançar é verbo na EJA-EPT: ampliar e consolidar 


 EIXOS TEMÁTICOS

COMUNICAÇÃO ORAL E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Data: 17 a 20 de outubro de 2023


Presidência do Comitê Científico – Mariglei Severo Maraschin 


1.         FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES PARA/NA EJA-EPT (PROEJA)


Descritor:

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores para/na EJA-EPT (PROEJA),  que se articulem à temática do evento, com base na concepção de formação humana integral.


Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores, que se articulem à temática do evento, com base na concepção de formação humana integral.


2.         ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA)


Descritor:

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento de ações que demonstram o êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT (PROEJA), em sua concepção de formação humana integral.


Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento de ações que demonstram o êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT (PROEJA), em sua concepção de formação humana integral.


3.         ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)


Descritor

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujo objeto de investigação envolvam estudantes da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.


Apresentação de relatos de experiências que envolvam estudantes da EJA,  trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.


4. GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT (PROEJA) 


Descritor

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.


Apresentação de relatos de experiência: Apresentação de relatos de experiências que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.


5.         METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA)


Descritor

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.


Apresentação de relatos de experiência que envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.


6.  PROJETOS DE ENSINO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E EXTENSÃO REALIZADOS COM ESTUDANTES DA EJA - EPT (PROEJA)


Descritor

Apresentação de pesquisas resultantes de projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados com os estudantes da EJA-EPT (PROEJA) como pesquisadores juniores, com ou sem fomento, que tem como objetivo inserir os estudantes em processos de investigação. Engloba também trabalhos desenvolvidos em iniciação científica ou extensão que têm os estudantes da EJA-EPT e seus cursos como objeto de estudo, no intuito de fortalecer o campo da EJA-EPT (PROEJA),  com base na concepção de formação humana integral.

Informações importantes

Não há template para a submissão dos resumos . 

Os resumos são incluídos diretamente no sistema e devem ter até 500 palavras.

SUGESTÕES


Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}