O VI Encontro de Discentes de Mestrado em Educação (EDME/UERR-IFRR), cujo tema é EDUCAÇÃO E CULTURA EM CONEXÃO: SABERES EM DIÁLOGO
NA AMAZÔNIA TRANSFRONTEIRIÇA objetiva o compartilhamento de pesquisas
científicas que adentram ao contexto amazônico em consonância aos aspectos
educacionais, num processo dialógico dos conhecimentos culturais e os desafios
estruturais das localidades mais remotas, de acesso à qualidade do ensino,
entoando pressupostos teóricos e tecnológicos de contribuição ao fortalecimento
do protagonismo identitário das comunidades envolvidas.
O enfrentamento desses desafios e a
relevância cultural na educação transfronteiriça, primórdios essenciais, principalmente,
na educação do campo e na educação escolar indígena e suas respectivas
interrelações com a ciência tecnológica, corroboram para inovações nos métodos
e recursos educacionais e, consequentemente, na diminuição das barreiras
formativas, comunicativas e de mobilidade em regiões fronteiriças.
EIXOS TEMÁTICOS:
- Educação, Formação e Prática Docente;
- Cultura, Interculturalidade, Educação Indígena e do Campo;
- Saberes na Amazônia Transfronteiriça
- Da Educação a Práticas Inclusivas
GT
I: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
Ementa:
este grupo temático se dedica a explorar as nuances da epistemologia
educacional, da formação inicial e continuada de professores, as práticas pedagógicas
inovadoras e os desafios enfrentados no cotidiano da sala de aula. Aborda o
papel do docente na construção de saberes e na promoção de uma educação
contextualizada e reflexiva, especialmente em cenários de diversidade cultural
e social.
Palavras-Chave:
Educação. Formação docente. Prática pedagógica, Desenvolvimento profissional.
GT
II: CULTURA, INTERCULTURALIDADE, EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Ementa:
o GT II investiga as complexas relações entre cultura e educação e as
especificidades da educação voltada para os povos indígenas e as comunidades do
campo, com foco nas abordagens interculturais que promovem o diálogo, o
respeito à diversidade e o reconhecimento das múltiplas identidades. Analisa as
políticas públicas, as práticas pedagógicas e os currículos que respeitam e
valorizam suas culturas, línguas e modos de vida. Discute os desafios e avanços
na construção de uma educação diferenciada, contextualizada e intercultural,
que fortaleça a autonomia e a identidade desses povos. Examina como as
manifestações culturais influenciam os processos educativos e como a
interculturalidade pode ser uma ferramenta para a emancipação e a valorização
de diferentes epistemologias, em sintonia com os contextos amazônicos e
transfronteiriços.
Palavras-Chave:
Cultura. Interculturalidade. Amazônia. Educação indígena. Educação do campo.
Povos tradicionais.
GT
III: SABERES DA AMAZÔNIA TRANSFRONTEIRIÇA
Ementa:
O
presente Grupo de Trabalho (GT) busca a promoção de um diálogo ativo entre as
múltiplas culturas da região da Amazônia transfronteiriça, mediante a
valorização de saberes tradicionais, o fortalecimento da educação bilíngue e
intercultural, bem como, a implementação de práticas educativas sustentáveis na
construção de uma sociedade mais justa e plural. Com vistas na transformação da
educação das populações amazônicas e a preservação de seus modos de vida em
face dos desafios globais. Outras abordagens relacionadas a este GT são a
conservação da floresta amazônica por meio de práticas sustentáveis, o impacto
da educação amazônica, a promoção de projetos conjuntos e mobilização de
recursos em prol da educação transfronteiriça e valorização do saberes
tradicionais.
Palavras–chave:
diálogos contemporâneos. Práticas Educativas Sustentáveis. Saberes Tradicionais.
GT
IV: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Ementa:
o GT IV concentra-se nos estudos e nas práticas da educação inclusiva, visando
discutir políticas, metodologias e desafios para garantir o acesso, a
participação e a aprendizagem de todos os estudantes. Abrange a diversidade em
suas múltiplas dimensões, como deficiência, gênero, etnia, transtornos globais
do desenvolvimento e altas habilidades, promovendo a construção de ambientes
educacionais acolhedores e equitativos.
Palavras-Chave:
Inclusão. Diversidade. Políticas educacionais. Acessibilidade. Equidade.