I.EMENTA
Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização, branquitude, necropolítica, identidade, diversidade, branquitude e a diáspora africana. Apresentar os nexos entre os movimentos sociais e as lutas pela equidade racial. Estimular a discussão sobre Políticas Afirmativas no ambiente de trabalho UFRJ; subsidiando as práticas de aferição e a compreensão das políticas de igualdade racial.
II. OBJETIVOS
a) Objetivo Geral:
Propiciar discussões e reflexões acerca da temática de políticas de Estado sobre a população negra, das ações afirmativas, representatividade e da política pública de reserva de vagas para negros de acordo com a da Portaria Normativa nº 4 de 6 de abril de 2018 e as Lei 12.711/12.
b) Objetivos Específicos:
- Introduzir e discutir os conceitos, relações raciais, identidade negra, raça, etnia, racismo, etnocentrismo, preconceito racial, discriminação racial, democracia racial, branquitude e assédio racial;
- Conhecer e analisar as normalizações legais para a formalização da política de cotas e os modelos de aferições vigentes.
- Viabilizar a aferiçao de cotas nos concursos públicos da UFRJ capacitando servidores públicos para compor bancas de heteroidentificação racial.
- Fomentar debates multidisciplinares sobre as relações raciais para disseminar condutas e políticas antirracistas no âmbito universitário.
III. CURSO EXCLUSIVO PARA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFRJ
IV. Formato do curso: híbrido (aulas presenciais e remotas).
V. Vagas: as 100 vagas serão distribuídas conforme critério interno.