O Congresso de Oncologia da Fundação Cristiano Varella (FCV) é um evento anual que reúne grandes personalidades da ciência, saúde e gestão. O evento híbrido tem como objetivo educar, inspirar e envolver profissionais da saúde, gestores, acadêmicos e pessoas de todas as idades em temas relacionados à prevenção do câncer, promoção do diagnóstico mais precoce, novas e abordagens de tratamento e cuidado integral do paciente oncológico. Os participantes têm a oportunidade de interagir com os palestrantes em um ambiente híbrido acessível, com possibilidade de participação presencial ou virtual (com transmissão em tempo real). Mais de 30 mil pessoas já acompanharam o Congresso de Oncologia da FCV de 2020 a 2025. A sexta edição do congresso acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto de 2026.
Público-alvo do evento: O Congresso de Oncologia da FCV é um evento que possui público-alvo de mais de 3 milhões de profissionais ativos de diversos setores, com abrangência nacional, que atrai participantes de todos os estados brasileiros. O objetivo é promover a conscientização científica sobre os diversos aspectos da oncologia em um espectro diversificado de público, incluindo:
1) pessoas de todas as idades e níveis educacionais, incentivando a educação sobre saúde e prevenção do câncer para pessoas de diferentes origens;
2) educadores e profissionais de saúde;
3) estudantes de todas as idades;
4) gestores e líderes comunitários, visando a promoção de políticas de saúde mais eficazes e estilos de vida saudáveis em suas organizações e comunidades;
5) comunidade científica, oferecendo um espaço para discussões e trocas de ideias relevantes.
Vagas: 250 participantes presenciais; 3000 participantes online.
Programação do congresso:
📍 Sexta-feira – 28/08/2026
08h00 – 14h00 | Credenciamento: Memorial da Fundação Cristiano Varella
09h00 – Apresentação Oral dos melhores Trabalhos Científicos
13h30 – Abertura oficial
14h00 – Mesa: Inteligência Artificial
16h00 – 17h00 – Coffee-break e sessão de pôsteres
17h00 – Mesa: HPV
19h00 – Palestra Magna com Dr. Julio Cesar Teixeira (UNICAMP)
20h00 – Encerramento
📍 Sábado – 29/08/2026
08h00 – Mesa: Microbiota
10h00 – 10h30 – Coffee-break
10h30 – Mesa: Pesquisa translacional
12h30 – Encerramento
📥 Submissão de trabalhos científicos
O Congresso de Oncologia receberá trabalhos científicos desenvolvidos no contexto assistencial, acadêmico ou de pesquisa em saúde.
👥 Autores
• Cada trabalho deverá possuir no mínimo dois autores, sendo recomendada a presença de um estudante como primeiro autor e de um orientador ou supervisor como último autor.
• O autor que realizar a submissão será considerado o autor correspondente, responsável pela comunicação com o Comitê Técnico-científico.
• O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá estar devidamente inscrito no evento.
• Não há limite máximo de trabalhos por autor, desde que cada trabalho respeite o número máximo de 6 autores por trabalho.
• A ordem de autoria e a veracidade das informações apresentadas são de inteira responsabilidade dos autores.
• A submissão do trabalho implica na autorização para publicação do resumo nos anais do Congresso de Oncologia da FCV – 2026.
📝 Estrutura do resumo
Os trabalhos deverão ser submetidos em formato de resumo estruturado, contemplando obrigatoriamente os seguintes elementos:
• Título: Deve ser claro, objetivo e refletir adequadamente o conteúdo do trabalho.
• Introdução: Breve contextualização do tema, destacando a relevância do problema investigado no contexto da saúde e da prática multiprofissional.
• Objetivo: Descrição clara e direta do propósito do estudo ou da experiência relatada.
• Métodos: Caracterização do delineamento do estudo ou da atividade desenvolvida, incluindo população ou contexto analisado, procedimentos metodológicos e técnicas utilizadas.
• Resultados: Apresentação dos principais achados ou desfechos da pesquisa ou da experiência, de forma objetiva e coerente com os objetivos propostos.
• Conclusão: Síntese dos principais resultados, destacando suas implicações para a prática assistencial, gestão em saúde ou produção científica.
• Palavras-chave: Indicação de 3 a 5 palavras-chave, preferencialmente baseadas nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou em vocabulários científicos reconhecidos.
📏 Requisitos
• Mínimo de 150 palavras e máximo de 500 palavras
• Submissão em português ou inglês
• Sem figuras ou tabelas
⚖ Aspectos éticos
Pesquisas envolvendo seres humanos devem possuir aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme normas vigentes.
📊 Apresentação dos trabalhos
• 8 melhores trabalhos selecionados para apresentação oral (28/08/2026 às 09:00h no Memorial Cristiano Varella).
• 50 melhores trabalhos selecionados para apresentação em pôster (28/08/2026 às 16:00h no Memorial Cristiano Varella).
• Demais trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.
Trabalhos que não estiverem em conformidade com os princípios éticos da pesquisa científica não serão aceitos para avaliação pela Comitê Técnico-Científico.
🗓 Prazo de submissão: 30/07/2026
🗓 Divulgação dos resultados: 14/08/2026
A submissão de trabalhos será realizada exclusivamente pela plataforma do evento.
👥 Comitê Organizador
- Dra. Alana Silva Oliveira Souza – Pesquisadora (HCM-FCV)
- Dra. Alice Muglia Amancio – Pesquisadora (HCM-FCV)
- Dra. Ana Carolina Ribeiro de Oliveira – Pesquisadora (HCM-FCV)
- Dra. Carla Simone Freitas – Oncologista clínica (HCM-FCV)
- Dr. Daniel Carvalho Ribeiro – Urologista (HCM-FCV)
- Dr. Fabrizio dos Santos Cardoso – Pesquisador (HCM-FCV)
- Dr. Flavio Andrade Amaral Motta – Pesquisador (HCM-FCV)
- Dr. Leandro Siqueira Correa – Cirurgião oncológico (HCM-FCV)
- Dra. Patrícia Rocha Martins – Pesquisadora (HCM-FCV)
- Dr. Rene Aloisio da Costa Vieira – Mastologista e pesquisador (HCM-FCV)
- Dr. Sérgio Gomes da Silva – Coordenador do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (HCM-FCV)
👩🔬 Comitê Técnico-Científico
- Dra. Alana Silva Oliveira Souza (HCM-FCV)
- Dra. Alice Muglia Amancio (HCM-FCV)
- Dra. Ana Carolina Ribeiro de Oliveira (HCM-FCV)
- Dra. Carla Simone Freitas (HCM-FCV)
- Dr. Fabrizio dos Santos Cardoso (HCM-FCV)
- Dra. Patrícia Rocha Martins (HCM-FCV)
- Dr. Rene Aloisio da Costa Vieira (HCM-FCV)
- Dr. Sérgio Gomes da Silva (HCM-FCV)