A VI Conferência da Teoria Histórico Cultural e Ciência Tecnologia e Sociedade, pretende debater a vulnerabilidade dos seres humanos frente ao grande desenvolvimento científico e tecnológico observado nos últimos tempos.
A sensação de assujeitamento e de vulnerabilidade tem permeado nosso cotidiano em um tempo presente cada vez mais implacável em relação às redes sociais e à inteligência artificial. Enquanto campo de conhecimento, a ciência, tecnologia e sociedade através da prática interdisciplinar podem estabelecer a crítica aplicada na relação humano e máquina, buscando a via contraditória e excludente em que se dá a vulnerabilidade social e do conhecimento.
A realidade a ser pensada através das práticas e vivências com o aprofundamento teórico é o caminho que propomos nesta conferência, a análise dos efeitos do aprendizado tecnicista e do objeto-mercadoria tecnologia. A discussão sobre o acesso ao bem de conhecimento, a formação humana omnilateral, as condições de desenvolvimento humano no tempo em que vivemos, o uso estrito e funcional, a relações sociais virtuais naturalizada. Construindo uma reflexologia em que o estímulo e prêmio se dão de forma prioritária, a reprodução das moralidades no sistema tecnológico através de processos de uso e ocupação codificados com fins mercadológicos, a persuasão como um modo de tortura constante ao direito das escolhas e de expressão social e cultural, um grande espaço aberto de possibilidades podem conferir o debate sobre essa realidade em que estamos imersos.
Levantar pensamentos críticos, propostas que possam melhor esclarecer esse período de transição onde homem e máquina produzem os excluídos, e os vulneráveis. Assim acreditamos que o ser humano, como está na teoria sociocultural em Vygotsky, se desenvolve nas relações e interações sociais em que se apresentam no contexto histórico e cultural, na superação dos conflitos no qual se desenvolve.
Desejamos convidar a comunidade estudantil e científica a tratar desses temas abertos, propor trabalhos que possam conhecer os efeitos da mediação tecnológica nas funções psíquicas superiores, como a memória, o pensamento, a atenção concentrada e principalmente no domínio das emoções que qualificam a inteligência, aprimoram o saber, amplia a percepção em sentimentos e valores.
O aprendizado social cultural está afetado pelo racionalismo tecnicista e os modos conjugados da produção tecnológica subjugada a uma inventividade reprodutiva contraposta à criatividade que emerge no aprendizado social cultural. Assim é significativo pesquisar as relações sociais, os agentes sociais vulneráveis na interação e mediação entre o humano e a máquina em estudos que sejam testemunhos de saberes, e práticas. A VI Conferência é interdisciplinar, recebe autores de todas as áreas do conhecimento dentro da epistemologia sociocultural e especialmente no aprofundamento do pensamento vygotskyano.
Será realizada, no modo presencial. Isso porque temos as melhores intenções de alcance aos profissionais e alunos das diferentes áreas do saber acadêmico. A diferença é que no modo presencial teremos algumas festividades, e os debates serão diretos com os autores e a comunidade presente, e dessa vez realizaremos minicursos com atividades de dinâmica de grupo e práticas desenvolvidas. Os minicursos surgem para fortalecer os vínculos, dinamizar conhecimentos a serem compartilhados, possibilitar experiências pessoais.
A VI Conferência é promovida pelo grupo de pesquisa do CNPq -TASS- Tecnologia, Atividade, Subjetividade e Saúde, integrado à linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho do Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Composto por pesquisadores nacionais e internacionais bem como alunos de mestrado e doutorado, com pesquisas que incluem além da formação interdisciplinar o viés da subjetividade nos seus estudos. Assim o grupo está voltado para formação de um pesquisador reflexivo e para atuação transformadora na sociedade.
Durante a VI Conferencia acontecerá sorteio de livros da Editora Vertov aos presentes!!!
Esperamos por você em nosso encontro! Participe!