FINALIDADE DO EVENTO
Em dezembro de 2023
ocorreu a Conferência do Clima (COP 28) na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes
Unidos e em novembro de 2024 a COP 29, que ocorreu na cidade de Baku no
Azerbaijão, tendo ambas como tema central “As Mudanças Climáticas”. Esses
eventos tem como objetivo debater metas e ações para o enfrentamento das
mudanças climáticas. Quando foram levantados importantes questionamentos e
reflexões acerca das causas e consequências das mudanças climáticas. Todavia,
ainda que, tendo sido apresentadas contribuições e alertas da comunidade
científica global, a partir de investigações consolidadas, as autoridades
governamentais de alguns dos países presentes não chegaram a um acordo
satisfatório que indicassem ações e metas de combate à estas mudanças.
Participam desse evento representantes governamentais e não governamentais,
jornalistas, integrantes de organizações não governamentais (ONGs), sociedade
civil organizada, entre outros. Desse coletivo, apenas os delegados
governamentais dos países signatários possuem o poder de voto na Conferência.
A próxima
Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, mais
conhecida como a Conferência do Clima (COP 30). Ocorrerá em novembro de 2025 na
cidade de Belém, capital do estado do Pará, em plena Amazônia brasileira, como
subsídio as ações de enfretamento das causas e consequências das mudanças
climáticas no mundo e em especial no Brasil. Entendemos que a realização do VI
Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia (CPGFEG), brasileira
mesmo ano e na mesma localidade da COP 30, será de grande importância e
magnitude para a compreensão de temáticas relativas às mudanças climáticas na
Geografia brasileira. Evidenciar debates de tamanha relevância na Geografia
Escolar favorece sua discussão na sociedade como um todo, posto que a Geografia
está em nosso cotidiano a partir da mídia, das políticas, das ONGs, e de modo
especial a partir da sua inserção como componente curricular obrigatório na
Educação Básica brasileira. Isto posto, acreditamos que a realização deste
evento contribui para que discussões acerca das mudanças climáticas possam ser
melhor trabalhadas na Educação Básica, nível escolar por onde passa toda a
população brasileira.
A promoção desse
evento possibilita a discussão entre os diferentes atores (pesquisadores,
professores e estudantes) com os conhecimentos assentados nos aspectos
físicos-naturais do espaço geográfico, os quais evidenciam a necessidade de
compreendê-los a partir da integração sociedade/natureza, bem como da relação
entre conhecimentos específicos do conteúdo geográfico em indissociabilidade com
as questões pedagógico e didáticas que perpassam o ensino de Geografia. Busca-se,
dessa forma, no VI CPGFEG associar as experiências de pesquisadores experientes
no ensino de Geografia com discussões necessárias para a compreensão das
questões ambientais, assentando essa discussão em elementos como os diferentes
usos do solo, a interescalaridade e a análise processual, considerados
elementos importantes para a compreensão das mudanças climáticas, por exemplo. Objetiva-se,
portanto, que a partir desse evento possam ser promovidas reflexões sobre as
questões ambientais em distintas localidades do território brasileiro que
possam contribuir com o ensino, pesquisa e extensão.
SUBMISSÕES DE TRABALHOS PRORROGADAS ATÉ O DIA 22 DE JUNHO DE 2025 !!