VIII Congresso Regional de História - "Projetos em disputa: a Independência do Brasil em seu bicentenário."

VIII Congresso Regional de História - "Projetos em disputa: a Independência do Brasil em seu bicentenário."

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Sobre o evento

 O VIII Congresso Regional de História -  "Projetos em disputa: a Independência do Brasil em seu bicentenário." objetiva contribuir com o debate historiográfico acerca da efeméride dos 200 anos da independência do Brasil, proporcionando espaços de discussão e difusão de pesquisas. As “datas redondas” são consideradas momentos importantes para a retomada dos temas que comemoram, a partir de diferentes perspectivas. Assim, com o evento, cujo público-alvo serão estudantes, professores da rede básica e comunidade em geral, proporemos uma ampliação do debate sobre a independência brasileira, sobretudo a partir de novas pesquisas que buscam situar os diferentes atores sociais envolvidos, bem como, projetos de nação propostos naquele momento.

INSCRIÇÕES PARA MINICURSOS ABERTAS ATÉ DIA 06/12. 

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES:

As inscrições em Minicursos  deverão ser feitas através dos formulários a seguir. 

Link para inscrição em Minicurso

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-F313UyIyFGR4O4YRqH3NuBSgI4ydR89r-lGpqJWjg-dVWw/viewform





Transmissão do Evento

A Comissão Organizadora do VIII Congresso Regional de História - UESPI/Oeiras informa que a transmissão das atividades de Abertura, Encerramento e a Mesa de Debates da Quarta-Feira serão transmitidas pelo canal do Campus da UESPI/Oeiras no Youtube. Segue o link abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCypJrLqceqgEtptIo2t7j5w/featured



Inscrições

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Atividades

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Submissões

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Minicursos

Minicurso 1: AS PERCEPÇÕES DO SI NO ESPAÇO: algumas reflexões a partir das teorias de corpo e sensibilidade

Me. Thiago Venicius de Sousa Costa (UFRN);

Ma. Rannyelle Rocha Teixeira (UFRN).

O presente minicurso parte de uma questão fundamental acerca dos sentimentos de si proposta por Georges Vigarello (2016) ao situar que as experiências individuais e coletivas dos homens são marcadas pelas descobertas das sensações do corpo. O que significa dizer que a dor, o enfado, o tédio, a melancolia, a felicidade, a raiva e tantas outras as sensações que fazem vibrar as nossas carnes mantém relação direta com os espaços (público e privado) que habitamos e criamos moradia. Assim, as nossas emoções antes de serem respostas automáticas do orgânico refletem as nossas experiências no e pelo mundo. É nessas experiências que o indivíduo modula a sua existência, forja as suas fachadas sociais (GOFFMAN, 1985) ao escrever diferentes formas e versões de si. Ao longo do curso será discutido como a vida é teatralizada pelos diferentes atores sociais no tempo ou como o “eu” vem sendo percebido na modernidade. O tema será desenvolvido a partir dos debates de corpo e das sensibilidades, com atenção as abordagens teórico-metodológico propostas pelos pesquisadores da História, da Sociologia e da Antropologia. 

 

Minicurso 2: Direitos Humanos e Movimentos Sociais no Brasil: o caso do Movimento Estudantil (1970-1999)

Lic. Beatriz Ferreira de Oliveira (UFMA)

Lic. Darlene Rodrigues Area Silva (UFMA)

 

A proposta deste minicurso é discutir o (re)surgimento dos movimentos sociais no Brasil a partir da década de 1970, tempos em que o país vivia sob um governo militar que instaurou uma violenta e duradoura ditadura marcada pela repressão e censura aos movimentos sociais oposicionistas ao regime. Temos nesse período, diversos setores da sociedade civil que se levantaram e se posicionaram contra o governo dos generais, dentre eles alguns grupos ligados à Igreja Católica, Organizações Não-Governamentais (0NGs) e o próprio Movimento Estudantil do país. O tema dos direitos humanos – e a luta por sua defesa – começou a ganhar certa relevância e centralidade na agenda política desses grupos nos anos finais da década de 1970, funcionando como uma bandeira comum e ampla de representação das demandas sociais dos mesmos, sempre relacionado com a derrubada da ditadura e a favor da democracia. Dentro dessa perspectiva, o Movimento Estudantil se mostrou relevante nas lutas em defesa dos direitos humanos. A derrubada do regime sucedeu a Constituição Federal de 1988, conhecida como “Constituição Cidadã”, um marco para a redemocratização do país que trouxe um outro cenário político. Na década de 1990, mobilizados pela legalidade, os estudantes lutaram pelo cumprimento dos direitos constitucionais e contra uma política neoliberal, que visava a privatização de diversos setores, inclusive da educação. As universidades passaram pelo enxugamento de gastos que resultou no sucateamento do ensino. Dessa forma, ocorreu gradativamente a reinvenção do Movimento Estudantil nas ruas juntamente com outros setores dos movimentos sociais. Assim, abre-se a discussão sobre a relevância movimentos sociais e a emergente necessidade de lutar contra a violação dos direitos humanos no Brasil.

Minicurso 3:A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ESPAÇO VIRTUAL: abordagens e práticas pedagógicas

Me. Mário Augusto Carvalho Bezerra (UFMA)

Me Silvan Sousa Mendes (UFMA)

 

O ensino de História do Brasil passa por constantes mudanças nas últimas décadas. Tais mudanças são oriundas das diversas pesquisas, revisões e abordagens acadêmicas de historiadores que procuram documentações para dinamizar as discussões sobre o processo de Independência do Brasil. Nesse sentido, fazendo do 7 de setembro um dia marcado pela reflexão da cidadania, participação política, social e construção de igualdade. A temática compreende uma ampla abordagem que destaque a voz dos sujeitos silenciados e como as novas abordagens sobre a Independência não foi concentrada no eixo Centro-Sul do país. O objetivo do Simpósio Temático é debater a dinamização da Independência do Brasil nos variados livros didáticos adotados nas escolas brasileiras em diferentes períodos; enfatizando como o campo virtual (sites, blogs, redes sociais, museus virtuais...) são importantes na contextualização do tema, enriquecendo as visões, discutindo antigas e novas concepções da Independência do Brasil.

Simpósios Temáticos

Simpósios Temáticos

 

07/12 – 19 horas

 

ST 1 - Os atravessamentos de gênero nas áreas da educação e da saúde

Coordenação: Dra. Joseanne Zingleara Soares Marinho (UESPI); Me. Thayná Guedes Assunção Martins (UEPG)


1.      As Artes Plásticas no Centenário da Independência: Coexistência entre cânones e pioneirismos artísticos a partir das trajetórias de Georgina de Albuquerque, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral

Paula de Souza Ribeiro

 

2.      HISTÓRIA E DOENÇA: A PROBLEMÁTICA DA HANSENÍASE EM TERESINA DE 1976-2010

Gabriel Rocha da Silva e Marcelo de Sousa Neto

 

3.      Pedagogo (a) Iniciante na Atividade Professoral: desencontros no início da carreira docente

Thayná Guedes Assunção Martins

 

4.      OS AVANÇOS DO GOVERNO LEÔNIDAS MELLO E A CONSTRUÇÃO DA SAÚDE MATERNO-INFANTIL NO PIAUÍ (1936-1945)

Rakell Milena Osório Silva e Joseanne Zingleara Soares Marinho

 

5.      O SUJEITO, O OUTRO E O OUTRO DO OUTRO: A análise das relações de gênero na coleção de livros didáticos Projeto Mosaico – História

Miguel Vinicius da Silva Moura; Joseanne Zingleara Soares Marinho

 

6.      (RE)SISTIR E DENUNCIAR: A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DENUNCIADA NA PRIMEIRA DELEGACIA DA MULHER DE TERESINA (1989-1994)

Adriana Lima dos Santos

 

ST 2 - Terra, trabalho e migrações

Coordenação: Me. Cássio de Sousa Borges (UFPI); Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro (UFPI)

 

1.      Dos nordestes para os eldorados maranhenses via Ferrovia São Luís – Teresina: a construção de uma identidade presentificadas nos vagões de passageiros

ALDO TAVARES RIBEIRO

 

2.      Lutas e resistências em períodos de estiagem: As políticas públicas de “combate a seca” a partir do olhar dos agricultores de Sobral durante a década de 1970.

Luciane Azevedo Chaves

 

3.      A posse de terras na segunda metade do século XIX na província do Piauí

Cássio de Sousa Borges e Francisco Gleison da Costa Monteiro

 

4.      A seca vira notícia: a pobreza nos jornais oitocentistas do Piauí (1877-78)

Francisco Gleison da Costa Monteiro e Mariney Pereira Trindade

 

5.      Um olhar histórico sobre os trabalhadores livres e migrantes da seca no Piauí oitocentista

Francisca Cleisla Carvalho de Sousa; Lucas Clementino Feitosa Pinheiro

 

6.      A comissão de socorros, caridade, assistencialismo e exploração do trabalho aos pobres e migrantes na seca do Piauí (1877-1879).

Francisco Everton Alves / Francisco Gleison da Costa Monteiro


“O CIO DA TERRA”: A COLÔNIA AGRÍCOLA DAVID CALDAS ENTRE O TRABALHO E A SECA (1912-1934)

Raimundo Wermeson Bernardino de Sousa Pereira

 

ST 3: História da Infância e Juventude

Coordenação: Ma. Vanessa Soares Negreiros Farias (UESPI); Dr. Thiago Reisdorfer  (UESPI)


1.      "A vida entre tribulações e estigmas": a memória e a História da Infância e Juventude no Brasil interiorano

Maicon Douglas Holanda; Martha Victor Vieira

 

2.      A CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS IDENTITÁRIAS DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA EAD DA UAB POLO DE OEIRAS/PI (2009-2021).

CARLOS DANIEL ALVES LEAL

 

3.      “Rapaziada cineclube”: juventude, catolicismo e cineclubismo em Teresina (1962- 1984)

João Vitor de Carvalho Melo; Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

 

4.      Olhares sobre a Teresina Paralela do Prazer: a apropriação da capital piauiense pela Curtinália na década de 1970

Paulo Neto Souza Araújo

 

ST 6: Experiências de Pesquisa na formação de docentes de História

Coordenação: Ma. Diná Schmidt (UESPI)


1.      O conceito de exílio e suas implicações ao decorrer da ditadura brasileira (1964-1979)

Eduarda Nogueira de Sousa, Vânia Nogueira de Sousa

 

2.      “Fui Aprendendo As Rezas... Fui Levando Pra Vida”: Histórias De Vida De Duas Mulheres Rezadeiras De Oeiras/Pi (1950-2020)

Aldair Holanda De Sousa

 

3.      O Olhar Da Sociedade Sobre Os Corpos Das Mulheres Tatuadas Em Teresina-Pi, Nos Anos De 2010 A 2015.

Vitória Maria de Sousa Lima e Aldairis Pereira da Silva

 

4.      Herança Memorial Do Conflito Do Jenipapo

Francisca Cibele da Silva Gomes, Evaniele Pereira Lages, Verônnica Passos de Carvalho, Sâmia Carislanda Melo da Silva

 

5.      O Ensino De História E O Uso Das Tecnologias Em Uma Escola Pública De Ensino Médio Do Piauí No Período De 2014 A 2019

Maria Délcia Fernandes Ramos

 

 

09/12 – 19 horas

 

ST5 : Biografia, (Auto) Biografia e Memória: Desafios e possibilidades de pesquisa

Coordenação: Me. Julio Cesar Alves Pereira Nunes (UFPI); Me. Jônatas Lincoln Rocha Franco (UFC)

 

1.       Símbolo, mito e populismo: uma biografia (política) de Siqueira Campos (1988- 2010)

Maicon Douglas Holanda; Jean Carlos Rodrigues

 

2.       A conversão das convicções: as esquerdas nas crônicas de Ferreira Gullar (2005- 2015)

Jaíny de Morais Ferreira; Reginaldo Sousa Chaves

 

3.       Ferreira Gullar e as memórias do construtivismo brasileiro.

Juliana Santos de Sousa; Reginaldo Sousa Chaves

 

4.       Retrato Pintado: uma memória a pinceladas entre os anos 1970 a 1980

Ticiana Pereira da Silva

 

5.       O sujeito e a cidade: Oeiras e as representações de Possidônio Nunes Queiroz (1930-1945)

Fernanda da Costa de Sousa Santos e Raquel do Espírito Santos Lopes

 

 

ST 6: Experiências de Pesquisa na formação de docentes de História

Sessão II - 

Coordenação: Ma. Diná Schmidt (UESPI)

 

1.      As ações de Paranaguá para a efetivação da navegação a vapor na província do Piauí

Glenda Ribeiro Mesquita Santana

 

2.      As relações socioambientais na bacia do rio Piauí: práticas culturais, sociais e econômicas nas vilas de São Raimundo Nonato e São João do Piauí (1860-1884)

Darlin Milene Sousa Oliveira

 

3.      Lacerda e Almeida e os prazos do Vale do Zambeze: políticas coloniais portuguesas de ocupação das terras nos Rios de Sena na década de 1790

Weslley da Costa Santos

 

4.      Viagem Filosófica De Joaquim José Da Silva Em Angola: Registros Dos Conhecimentos Nativos Sobre A Flora Local (1783-1803)

Francisco Jackson da Silva

 

 

 

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