O V O Colóquio do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos – RID, será realizado na Universidade Católica de Pernambuco, nos dias 26 e 27 de outubro de 2023.2. O referido evento tem como eixo temático: “CAMPO RELIGIOSO LATINO-AMERICANO: Expressões de religiosidades contemporâneas, desafios e perspectivas”.
Breve contexto e objetivo
Há mais de 40 anos o mapa
religioso vem se transformando e com certa velocidade. Muitos movimentos
religiosos têm surgidos em todos os países do continente
latino-americano. Esses movimentos têm conquistados pouco a pouco e de
forma crescente, um espaço até pouco tempo atrás, monopólio absoluto da Igreja
Católica Romana.
O campo religioso
latino-americano encontra-se há muito fragmentado em dezenas de sociedades
religiosas rivais, combatendo-se umas às outras. Já não é a antiga luta entre
deuses pagãos e cristãos; é a luta entre divindades cristianizadas que fazem
sua a expressão libertária de um panteão em expansão sem limites.
Nesse contexto, cientistas
sociais, estudiosos da Religião em toda América Latina, preocuparam-se em
formular certa terminologia que pudesse englobar as diversas expressões
religiosas sem com isso, cair em conotações meramente pejorativas, mas que
poderia contribuir para uma maior clarificação do fenômeno. Por exemplo, na
década de 1990 algumas terminologias foram utilizadas, tais como: “Novos
Movimentos Religiosos”, “Novos Cultos”, “Movimentos Religiosos Contemporâneos”,
“Novos Grupos Religiosos”, Movimentos Religiosos Alternativos”. Todos esses
movimentos acima exemplificados a partir dessas terminologias, constituem-se em
sinais significativos no que se refere às fronteiras morais na sociedade
moderna. A diversidade se relaciona com certas características como: o grau de
desenvolvimento ou expansão dele no país em que se situa; as características da
sociedade receptora e a história particular que esses movimentos religiosos vêm
construindo em cada sociedade". Esses grupos primam, também, por sua independência
- ora estabelecem alguma ligação entre si e ora se ignoram completamente.
Podemos nos referir ainda a
certo quadro comparativo quanto a essa geografia de mudança religiosa na
América Latina, ao observamos que, no México, o departamento de Assuntos
Religiosos da Secretaria de Governo em 1992, contava com uma lista não
exaustiva de mais de 1700 sociedades religiosas, incluindo as católicas. No
Brasil, entre 1990 e 1992, encontrava-se 991 novas organizações religiosas de
todo tipo.
Todas essas expressões e outras
que poderiam serem identificadas, não são aceitas passivamente como se o
fenômeno por si só fosse, apenas, um tipo de resposta a uma dada realidade
(econômico, político, social, ideológico) de contexto mundial, que vem incidindo
sobre o campo religioso. Ao lado desse quadro encontra-se também, uma
diversidade de críticas ou razões, que procuram de uma forma ou de outra,
explicar a expansão desses novos grupos. Podemos apontar algumas, como: têm um
massivo apoio econômico do exterior; se aproveitam da ignorância e necessidades
materiais e espirituais do povo prometendo curas, soluções face aos problemas.
Apelam para a emotividade dos indivíduos; a principal finalidade é arrecadar
dinheiro dos fiéis; desvalorizam a população, colocando mais ênfase na vida
próxima que nesta.
Subjacente a tudo isso,
poderíamos para finalizar nossa preocupação quanto ao que se passa no campo
religioso latino-americano, citar algumas causas referentes a essa mutação.
Primeiro, hoje em dia, a América Latina recebe movimentos religiosos assim como
produz movimentos religiosos exportadores de práticas e crenças. Esse fenômeno
se explica pela globalização e a internacionalização das comunicações e a
revolução tecnológica, que permite enviar pessoas, mensagens e programas ao
mundo inteiro. Segundo, os modelos e as ideias religiosas circulam livremente
através da rede mundial de comunicação. Portanto, a pluralização das crenças é
um fenômeno global que vem se manifestando na maioria dos países do planeta. E,
terceiro, setores integrados à Economia de Mercado e às pautas de consumo se
encontram tanto na cidade como no campo, assim, as principais características
da evolução da religião é seu auge populacional e correlativamente a uma
urbanização crescente e dependente.
Essas questões propõem um maior aprofundamento, buscando enfocar as expressões religiosas mais significativas presentes hoje na América Latina e no Brasil, com a perspectiva de certa atualização para servir de base empírica para nossos estudos, com isso, percebendo seus desafios e perspectivas.