V Colóquio do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos – RID

V Colóquio do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos – RID

presencial Universidade Católica de Pernambuco - Polo Ead Unicap - Recife - Pernambuco - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica

Segunda-Feira, 20 de Maio

Salvador, BA

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O V O Colóquio do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos – RID, será realizado na Universidade Católica de Pernambuco, nos dias 26 e 27 de outubro de 2023.2. O referido evento tem como eixo temático: “CAMPO RELIGIOSO LATINO-AMERICANO: Expressões de religiosidades contemporâneas, desafios e perspectivas”.

 

Breve contexto e objetivo

Há mais de 40 anos o mapa religioso vem se transformando e com certa velocidade. Muitos movimentos religiosos têm surgidos em todos os países do continente latino-americano.  Esses movimentos têm conquistados pouco a pouco e de forma crescente, um espaço até pouco tempo atrás, monopólio absoluto da Igreja Católica Romana.

O campo religioso latino-americano encontra-se há muito fragmentado em dezenas de sociedades religiosas rivais, combatendo-se umas às outras. Já não é a antiga luta entre deuses pagãos e cristãos; é a luta entre divindades cristianizadas que fazem sua a expressão libertária de um panteão em expansão sem limites.

Nesse contexto, cientistas sociais, estudiosos da Religião em toda América Latina, preocuparam-se em formular certa terminologia que pudesse englobar as diversas expressões religiosas sem com isso, cair em conotações meramente pejorativas, mas que poderia contribuir para uma maior clarificação do fenômeno. Por exemplo, na década de 1990 algumas terminologias foram utilizadas, tais como: “Novos Movimentos Religiosos”, “Novos Cultos”, “Movimentos Religiosos Contemporâneos”, “Novos Grupos Religiosos”, Movimentos Religiosos Alternativos”. Todos esses movimentos acima exemplificados a partir dessas terminologias, constituem-se em sinais significativos no que se refere às fronteiras morais na sociedade moderna. A diversidade se relaciona com certas características como: o grau de desenvolvimento ou expansão dele no país em que se situa; as características da sociedade receptora e a história particular que esses movimentos religiosos vêm construindo em cada sociedade". Esses grupos primam, também, por sua independência - ora estabelecem alguma ligação entre si e ora se ignoram completamente.

Podemos nos referir ainda a certo quadro comparativo quanto a essa geografia de mudança religiosa na América Latina, ao observamos que, no México, o departamento de Assuntos Religiosos da Secretaria de Governo em 1992, contava com uma lista não exaustiva de mais de 1700 sociedades religiosas, incluindo as católicas. No Brasil, entre 1990 e 1992, encontrava-se 991 novas organizações religiosas de todo tipo.

Todas essas expressões e outras que poderiam serem identificadas, não são aceitas passivamente como se o fenômeno por si só fosse, apenas, um tipo de resposta a uma dada realidade (econômico, político, social, ideológico) de contexto mundial, que vem incidindo sobre o campo religioso. Ao lado desse quadro encontra-se também, uma diversidade de críticas ou razões, que procuram de uma forma ou de outra, explicar a expansão desses novos grupos. Podemos apontar algumas, como: têm um massivo apoio econômico do exterior; se aproveitam da ignorância e necessidades materiais e espirituais do povo prometendo curas, soluções face aos problemas. Apelam para a emotividade dos indivíduos; a principal finalidade é arrecadar dinheiro dos fiéis; desvalorizam a população, colocando mais ênfase na vida próxima que nesta.

Subjacente a tudo isso, poderíamos para finalizar nossa preocupação quanto ao que se passa no campo religioso latino-americano, citar algumas causas referentes a essa mutação. Primeiro, hoje em dia, a América Latina recebe movimentos religiosos assim como produz movimentos religiosos exportadores de práticas e crenças. Esse fenômeno se explica pela globalização e a internacionalização das comunicações e a revolução tecnológica, que permite enviar pessoas, mensagens e programas ao mundo inteiro. Segundo, os modelos e as ideias religiosas circulam livremente através da rede mundial de comunicação. Portanto, a pluralização das crenças é um fenômeno global que vem se manifestando na maioria dos países do planeta. E, terceiro, setores integrados à Economia de Mercado e às pautas de consumo se encontram tanto na cidade como no campo, assim, as principais características da evolução da religião é seu auge populacional e correlativamente a uma urbanização crescente e dependente.

Essas questões propõem um maior aprofundamento, buscando enfocar as expressões religiosas mais significativas presentes hoje na América Latina e no Brasil, com a perspectiva de certa atualização para servir de base empírica para nossos estudos, com isso, percebendo seus desafios e perspectivas. 

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Seminários Temáticos (STs)

ST1: RELIGIÕES E ARTE

Coordenadores: Prof. Silvério Pessoa (PPGCR/UNICAP)

Paula Souza (PPGCR/UNICAP)

 

EMENTA

Este ST aborda as relações e interfaces da arte, aqui entendida como um campo de expressões ou linguagens artísticas, seja a música, a literatura, o cinema, a dança, a dramaturgia, a culinária, a moda, as artes plásticas, a iconografia e a arquitetura, em diálogo e conexões com as religiões. Motiva uma reflexão do percurso realizado pelas artes na história e que estão em relação com as diversas expressões religiosas, seus símbolos, signos e ritos, nos quais apresentam o esteio do divino revelado no fazer artístico e na exteriorização dos sentimentos que surgem a partir da experiência com o sagrado. O ST acolhe trabalhos que dialoguem com as variadas manifestações artísticas presentes no campo religioso latino-americano, seja na cultura religiosa virtual ou nas cerimônias religiosas presenciais, seja na indumentária e seu significado ou nas liturgias que despertam emoção e êxtase, seja na arte que surge do sentimento em relação ao sagrado e ao divino, ou das expressas nas diversas culturas e festas com suas representações simbólicas artísticas.

 

 

 

 

ST2: RELIGIÕES E POLÍTICA

Coordenadores: Prof. Drance Elias (PPGCR/UNICAP)

Valmir Assis (PPGCR/UNICAP)

 

EMENTA

A relação religião e política tem importância significativa para a nossa vida em sociedade. Diversos estudos foram produzidos nesses últimos anos no Brasil no tocante a essa relação. Religião e política na verdade nos fazem conhecer e compreender em certa profundidade, o funcionamento da sociedade na qual nos situamos. Cada qual faz seu caminho e têm seus feitos e a ser feitos. Essa relação não poderia deixar de firmar um compromisso com a cidadania, pois religião ao longo de sua história como uma atividade humana, não se descuidou de desejar, e de lutar por uma vida boa seja em qual for a sociedade na qual ela estava presente. O objetivo desse nosso ST é continuar contribuindo reflexivamente, com uma temática que diz respeito a participação e compromisso social advindas das experiências religiosas.

 

 

ST3: RELIGIÕES, ESPIRITUALIDADES E EDUCAÇÃO

Coordenadores: Adriana Figueirêdo (PPGCR/UNICAP

              Jorge Luiz (PPGCR/UNICAP)

 

EMENTA:

O ST pretende estimular discussões acerca de estudos e pesquisas que dialogam sobre Religiões, Espiritualidades, Educação, prática pedagógica e Direitos Humanos, em articulação com as Ciências da Religião, com a Teologia e áreas de conhecimentos afins. Nessa perspectiva, destacam-se estudos interdisciplinares intencionando a compreensão das referidas temáticas no espaço público e em diferentes áreas de atuação humana. Planeja-se ainda desenvolver estudos sobre as Religiões no contexto latino-americano, destacando suas aproximações com a Filosofia da Religião, Filosofias de Vida e Ensino Religioso, com foco no currículo, formação docente, processos metodológicos, recursos pedagógicos, em contextos de Diversidades Religiosas, de Gênero e de Relações Étnico-Raciais. O trabalho a ser apresentado poderá destacar pesquisas de natureza teórica ou empírica, conclusas ou fase de conclusão, desde que apresente resultados em articulação com os estudos sobre Religiões, Identidades e Diálogos.

 

ST4: RELIGIÕES E CULTURA

Coordenadores: Prof. Carlos Moura (UPE)

 

EMENTA

O foco desse ST é discutir as diferentes formas de comunicação proporcionadas pelas diversas religiões e vivenciadas nos contextos culturais latino-americano, buscando reunir estudantes e pesquisadores que enxerguem no interior dessas experiências individuais e coletivas, uma pluralidade de abordagens instrumentalizadas por diferentes concepções teórico-metodológicas. Nesse sentido, buscaremos problematizar as expressões culturais, devoções, festas, práticas, celebrações e saberes religiosos, analisando o lugar social de seus participantes e os movimentos de tradução e ressignificação das religiosidades, as relações das festas com os poderes públicos instituídos, os discursos das instituições religiosas, assim como outros temas que nos levam a refletir sobre relações de poder, intolerância religiosa, identidade, memória, educação e outras abordagens que multiplicam os sentidos das festas, religiões e espiritualidades como objeto de estudo e pesquisa da História.

Submissões

Chamada para submissões

Estão abertas as submissões de trabalhos (resumos, até o dia 16 de outubro de 2023; envio do texto completo, até o dia 27 de novembro de 2023) no V Colóquio do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos – RID  mediante inscrição de autoria. 

Para acessar a página de submissão, ver as diretrizes para autores e submeter sua Comunicação, clique no link Submissões ou no seguinte endereço: http://www1.unicap.br/ocs/index.php/coloquiorid/coloqrid5/schedConf/cfp e siga as instruções...

Lembrando que, para realizar sua submissão, será necessário realizar primeiro a inscrição no Evento.



Participantes com vínculo institucional fora de Pernambuco

Aos integrantes de outras Instituições fora de Pernambuco, será permitido realizar a Comunicação via remota. O link será enviado com até 15 minutos antes da apresentação.


Anais de Eventos Anteriores

IV COLÓQUIO | III COLÓQUIO| II COLÓQUIO

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}