O Congresso Nordestino de Animais Silvestres (CNAS) é um evento científico que visa disseminar de maneira híbrida entre os discentes, docentes, profissionais e afins de qualquer região do país, informações relevantes e atuais no meio acadêmico sobre os animais silvestres. O evento possui foco em auxiliar no desenvolvimento profissional dos estudantes, de forma a proporcionar a interação entre os participantes e especialistas das áreas relacionadas aos animais silvestres. Permitindo, assim, o acesso a conteúdos científicos que garantem a aprendizagem mútua entre o público. Ademais, permitir a participação de pessoas de vários locais em virtude de ser um evento híbrido ampliando e diversificando a audiência e os palestrantes.
O I Congresso Nordestino de Animais Silvestres surgiu durante a realização do VII Simpósio de Animais Silvestres, devido às grandes proporções que o evento alcançou, atingindo estudantes e profissionais de outros estados do país. Em virtude da pandemia da Covid-19, o III CNAS ocorreu de maneira remota, a partir da proposta de tornar as sextas-feiras em um novo quadro intitulado de Sextas Selvagens, em 2020. Dessa forma, o congresso consistia em lives transmitidas através do instagram, em que eram entrevistados diversos pesquisadores renomados da área de animais silvestres. Já em 2021, durante o IV CNAS, surgiu o GIRO SELVAGEM na qual era desenvolvido lives mensais no instagram.
Neste ano, 2023, teremos o V CNAS, um evento presencial com ações em locais estratégicos no estado de Pernambuco, nos Campi da UFRPE em Recife (SEDE) e Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), com transmissões online no canal do youtube (www.youtube.com/@cnasufrpe). Assim como estão previstas, as datas 11, 12 e 13 de abril estão confirmadas na programação oficial do V CNAS. As inscrições são para estudantes de graduação e pós-graduação de todas universidades, além de estudantes do ensino médio. O Congresso Nordestino de Animais Silvestres é um evento científico que visa disseminar de maneira híbrida entre os discentes, docentes, profissionais e afins de qualquer região do país, informações relevantes e atuais no meio acadêmico sobre os animais silvestres. O evento possui foco em auxiliar no desenvolvimento profissional dos estudantes, de forma a proporcionar a interação entre os participantes e especialistas das áreas relacionadas aos animais silvestres. Permitindo, assim, o acesso a conteúdos científicos que garantem a aprendizagem mútua entre o público. Ademais, permitir a participação de pessoas de vários locais em virtude de ser um evento híbrido ampliando e diversificando a audiência e os palestrantes.