UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

Congresso Nursing

Quarta-Feira, 28 de Agosto

Fortaleza, CE

57th Congress of The International Society for Applied Ethology

Segunda-Feira, 22 de Julho

Curitiba, PR

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

PROGRAMAÇÃO FINAL

As inscrições dos MINICURSOS E OUVINTES DAS MESAS E SIMPÓSIOS seguem até dia 11/05/2022 Link: https://forms.gle/8CKmhZc8mQKEy2ug9

Palestrantes

Palestra de abertura: A abordagem intercultural no ensino de Espanhol língua estrangeira a migrantes en situação de vulnerabilidade: Migrantes e refugiados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



V CONGRESSO INTERNACIONAL ÁGORA DE PESQUISA EM ENSINO DE IDIOMAS (CIAPEI)

12 E 13 DE MAIO DE 2022

ACESSO ÀS SALAS



OS LINKS PARA A ENTRADA NAS SALAS SERÃO ENVIADOS POR EMAIL NO DIA ANTERIOR AO EVENTO. VERIFIQUEM A CAIXA DE ENTRADA E O SPAM NO DIA 11/05/22




PROGRAMAÇÃO


DIA 12 DE MAIO - 09:00 / 12:00



SIMPÓSIOS 


O PAPEL DA TRADUÇÃO NO ENSINO DE CULTURA E LITERATURA DE LÍNGUA ALEMÃ E LITERATURA COMPARADA
Profª Drª WIEBKE ROBEN DE ALENCAR XAVIER     Prof. Dr.  TITO LÍVIO CRUZ ROMÃO



TÍTULO
PESQUISADORES
1A tradução brasileira do romance Alles umsonst de Walter Kempowski: um recurso para o aprofundamento de conteúdos de cultura e civilização alemã
Tito Lívio Cruz Romão
2Tradução e bordas: ensino, saberes tradicionais e competência simbólica

Magali dos Santos Moura

Maria Luiza Moreira

3Caixas de Notas e Hipertexto: Como fazer uma leitura flexível de Passagens de Walter Benjamin?
Maíra Moraes Cardoso Leal
4O POTENCIAL DE MATERIAL HISTÓRICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E LITERATURA COMPARADA: o caso de Heinrich Heine na imprensa brasileira do século XIX

Luís Felipe Batista das Neves da Silva 

Orientadora: Wiebke Röben de Alencar Xavier

5(Des-) encontros do pinheiro e da palmeira: Um poema de Heinrich Heine num manual didático de Língua alemã no Brasil
Wiebke Röben de Alencar Xavie


LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: ESTUDOS, EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVA
Profª Drª CONCÍSIA LOPES DOS SANTOS e Profª Drª MARTA JUSSARA FRUTUOSO DA SILVA



TÍTULO
PESQUISADORES
1UM DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE
Dállia Hadjane Marinho Soares
2LITERATURA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA GRADUAÇÃO: EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA DO CAMPUS AVANÇADO DE PAU DOS FERROS
Profa. Dra. Concísia Lopes dos Santos
3

VARIEDADES DO ESPANHOL E CINEMA: PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA

BRASILEIROS A PARTIR DA SÉRIE SOY LUNA


Rebeca Harapuque Galdino Alves
4EL USO DE TEXTOS LITERARIOS EN LAS CLASES DE ELE
Maria Stella Galvão Santos


MÚSICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS
Profª Drª  JENNIFER SARAH COOPER e Profª. Drª NAN QI 



TÍTULO
PESQUISADORES
1MÚSICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS
Mariana Lima de Souza
2

A TRADUÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA

INGLESA ATRAVÉS DE MATERIAIS MUSICAIS DE CLARINETE

Antonio Wendel André da Silva
3(Não) Tem Tradução: as canções de Noel Rosa em inglês, segundo o Princípio do Pentatlo, de Peter Low"
Fabrisia Marques de Azevedo
4

A composição de letras de música no ensino de línguas adicionais

Melson Diniz Costa Filho.


MESAS TEMÁTICAS


FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PLANOS DE AULA E DE CURSO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: histórico,   

 material experimental, uso de material específico.

Francisco Zaragoza



TÍTULO
PESQUISADORES
1Letras-Francês: como anda a formação profissional docente nos currículos universitários?
Larissa de Souza Arruda
2SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: uma proposta a aula de língua espanhola

Jayane Kewlyn Maciel da Silva 

 Manoel Diego Soares da Silva

3

CLASES DE ESPAÑOL EN LA ENSEÑANZA MEDIA: una comparación de la

comprensión visual y la auditiva.

Maria Eduarda Vieira da Silva 

Vanuza Fernandes do Nascimento

4EXPRESIÓN ORAL A PARTIR DE INPUTS VISUALES EN LA ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA EN UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEÑAS.

Wiliana Medeiros da Silva, 

Felipe Leandro Soares da Silva

5O REFLEXO DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA DA UFRN: a formação do professor na berlinda.

Ana Luiza Silveira 

Karolyne da Silva Lins


RELATOS DE EXPERIÊNCIA PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LINGUAGENS: período pandêmico,  pré pandêmico. diferenças, habilidades
DIEGO ALEXANDRE



TÍTULO
PESQUISADORES
1

COMO O PIBID IMPACTA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MATERIAIS

DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: um relato de experiência.

Wiliana Medeiros da Silva

César Rodrigues de Souza Neto


2RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Hellora Hiuenny de Lima Lucena
3RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Ana Paula de Lima
4

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ASPECTOS CONSTITUTIVOS DAS

AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DURANTE A PANDEMIA

Felipe Leandro Soares da Silva
5

PROTAGONISMO E FORMAÇÃO DOCENTE: SINTONIA QUE MARCA O

EXPERIENCIAR PIBIDIANO NO ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Flávia Jácome Gonçalves


 O ENSINO DE LÍNGUAS NA PANDEMIA, ENSINO DE LÍNGUAS E AS TICS: estudos de caso, relatos de experiência, estratégias, aspectos teóricos em sala de aula
THAYANE  CAMPOS



TÍTULO
PESQUISADORES
1

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE LÉXICO DE ANIMAIS PARA CRIANÇAS

EM ABORDAGENS CONSTRUTIVISTAS


José Gilmarkes Reinado Souza e 

Fernando José Afonso Fernandes

2

ESTILOS COGNITIVOS: DIFERENTES RESPOSTAS A ATIVIDADES DE

COMPREENSÃO AUDITIVA APLICADAS À ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

Katyucia de Oliveira Sales

Karolyne da Silva Lins

Thayzze Nayara Galdino Pinto

3AS NOVAS METODOLOGIAS DA TECNOLOGIA: A SALA DE AULA INFLUENCIADA PELO CIBERESPAÇO
Tálison Sadrak de Oliveira
4

O TRABALHO DE MONITORIA EM COMPONENTES CURRICULARES

CULTURA HISPÂNICA E ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS NO

PERÍODO DE ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Mika Hakkinen Barbosa da Silva


INTERVALO

MINICURSOS 

14h


Hora
Título
Ministrante(s)
14h-16h
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Prof Dr FRANÇOIS WEIGEL
16h-18h
LEITURA E COGNIÇÃO :  um estudo sobre a compreensão de textos

Prof Dr. RICARDO YAMASHITA SANTOS

Profª Drª ILANA SOUTO DE MEDEIROS


14h-18h
TRATAMENTO DIDÁTICO DO TL COM VISTAS A LATINIDADE
Profª Drª REGIANE SANTOS CABRAL PAIVA


PALESTRA DE ABERTURA 19h

A abordagem intercultural no ensino de Espanhol língua estrangeira a migrantes 

E refugiados  em situação de vulnerabilidade.

                                                                                                               


DIA 13 DE MAIO - 09:00 / 12:00
SIMPÓSIOS

ESTUDOS COGNITIVOS DA LINGUAGEM: propostas, pesquisas e discussões
Prof. Dr.  RICARDO YAMASHITA SANTOS  e  Profª Drª GRACIELA SALDANHA MARQUES



TÍTULO
PESQUISADORES
1COGNIÇÃO NO RÁDIO: Metáforas em narrações de futebol
Leonardo dos Santos Martins
2PROJEÇÕES METAFÓRICAS: A DISTINÇÃO CULTURAL EVIDENCIADA EM QUADRINHOS
Luis Eduardo Vanin Martins
3METÁFORAS COMO ENGRENAGENS DO PENSAMENTO: uma revisão bibliográfica
Jessé Silvano Paulino
4METÁFORAS DA MODA: UMA ANÁLISE COGNITIVA DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS
Valéria Sara Lopes de Oliveira Silva
5KAHIK KOHIP1: UMA ANÁLISE COGNITIVA-ECOLÓGICA DAS METÁFORAS XAMÂNICAS COMO RECURSO COGNITIVO-DISCURSIVO NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE CURA DA COMUNIDADE YANOMAMI DE HALIKATO-Ú

Graciela Saldanha Marques

Ricardo Yamashita Santos

6AULA DE ESPANHOL COM TEXTO LITERÁRIO BASEADA NAS TEORIAS COGNITIVAS
Maria Stella Galvão Santos
7A CORPORALIDADE NA SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE ECOCOGNITIVA DE EXPRESSÕES SOBRE FELICIDADE E TRISTEZA
Juliana Rodrigues de Lima


DISCUSSÕES EM TORNO EM TORNO DOS 12 ANOS DO ESPANHOL NO ENEM
Profª Drª  DANIELA SAYURI KAWAMOTO e Profª Drª IZABEL SOUZA DO NASCIMENTO

TÍTULOPESQUISADORES
1OS ITENS DE ESPANHOL DO ENEM DIGITAL E OS LETRAMENTOS CRÍTICOS
Simone dos Santos França
2A LEITURA DA PROVA DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENEM DIGITAL DE 2021: ENTRE O PAPEL E A TELA
Amanda da Silva Duarte
3A REALIDADE DAS EXPECTATIVAS DE UM CURSO PREPARATÓRIO DE ESPANHOL PARA O ENEM: ¿a qué se refiere? - um relato de experiência do programa residência pedagógica

Karolyne da Silva Lins 

4TRANSEÚNTE: RELATO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA DISCIPLINA PRÁTICA DOCENTE II
Cinthya Karolinny Silva Forte
5QUANDO O LÚDICO CHEGA AO PROCESSO AVALIATIVO

Flávia Jácome Gonçalves 

César Rodrigues de Souza Neto

6UMA SEQUÊNCIA EXPANDIDA SOBRE VIDAS SECAS À LUZ DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Guilherme Augusto da Silva Meirelles 

Jair de Brito Vargas 

Viviane de Moura Marinho 

Lemuel de Faria Diniz 

Vinicius da Silva Zacarias

7FORMAÇÃO IDENTITÁRIA PROFISSIONAL E O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE ESPANHOL EM UM CURSINHO POPULAR:  UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO

Davi Rodrigues

Ana Miranda

8CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA A VIDA DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DO IFMS

Márcio Palácios de Carvalho

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro

LITERATURA, ARTE,  CULTURA E INTERCULTURALIDADE NA AULA DE LÍNGUAS: ideias, experiências e relatos
Prof. Dr.  EDUARDO ALVES DA SILVA  e Prof. Dr. RODRIGO SLAMA RIBAS

TÍTULOPESQUISADOR
1ALEJO CARPENTIER, UM AUTOR NEOBARROCO: Estudo de obras barrocas e neobarrocas da literatura ibero-americana sob a perspectiva da poética sincrônica
Jeovana Hoshana Dos Santos Andrade
2O USO DE FERRAMENTAS NO  DIGITAIS NO 5° ANO PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: um relato de experiência
Claudia Stephanny Mendoza Tanta
3IDENTIDADE HISTÓRICA E SOCIAL: A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE E/LE

Ana Paula de lima

Hellora Hiuenny de Lima Lucena


4NARRATIVAS VISUAIS: O USO DE PINTURAS NO ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Layze Silva Santos

Thaysa Correia de Morais


5ESTRATÉGIAS DE PENSAMENTO VISUAL APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES

Victor Ernesto Silveira Silva

Kelly Cristina Oliveira Silva


6BILITERACIA SIMULT NEA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: efeitos na conectividade da fala e na fluência da leitura de crianças do 5º ano
Ana Clara dos Santos Oliveira Costa
DISCURSO E PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO: Língua, sujeito e ensino
Prof Dr.MIZAEL INÁCIO DO NASCIMENTO  e Profª Drª FABIELE STOCKMANS DE NARDI

TÍTULOPESQUISADORES
1PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: experiência de ensino remoto em tempos de pandemia.
Vanuza Fernandes Do Nascimento
2

RELATO DE ESTÁGIO: o ensino de espanhol e o despertar

da consciência latino-americana


Iasmin Moreira Alves Martins
3A TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE: um relato de experiência a partir da análise dos impactos na formação docente
Wiliana Medeiros da Silva
4IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS: discutindo valores e crenças na formação docente inicia

Sandra Helena

João Vitor Silva Martina

Lívia Maria de Oliveira e Albuquerque

Denise Vilaça dos Santos


5

O USO DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA PARA PRODUÇÃO DE

MATERIAIS INFORMATIVOS EM ESPANHOL


Jeovana Hoshana dos Santos Andrade

layze Silva Santos

Rosa Manuelle Santos Xavier


6QUE EMPIECE EL TALLER: AS TICS E A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO INTERCULTURAL E INTERDISCIPLINAR DE ESPANHOL
Amanda Cristina da Silva, Claudyleide Arcanjo de Souza e Gabrielli Afonso da Silva
INTERVALO
MINICURSOS
Hora
Título
Ministrante(s)
14h-16h
FORMAÇÃO DOCENTE DE ESPANHOL NA CULTURA DIGITAL: WEB 2.0 E AS REDES SOCIAIS
Profª Drª Valéria Jane Siqueira Loureiro
14h-16h
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE VÍDEOS – DISCUTINDO PRÁTICAS E ATUALIZANDO CONHECIMENTOS
Profª Drª Alessandra Cristina Rigonato Prof Dr Sanio Santos da Silva
14h-16h
INTRODUÇÃO À LINGUAGEM JURÍDICA
Prof Dr Anderson Souza da Silva Lanzillo
16h-18h
FALSOS AMIGOS E A LÍNGUA VIVA

Profª Drª Janaína Soares de Oliveira Alves Profª Drª Sabrina Lima de Souza Cerqueira




TABELA PARA PAGAMENTO


VALOR PARA INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE ABRIL

VALOR PARA INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE MAIO


PROFESSORES QUE OFERECEM MINICURSO
ISENTO
ISENTO
COORDENADORES E VICE-COORDENADORES DE SIMPÓSIOS APROVADOS
ISENTO
ISENTO

COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 

Bolsistas da UFRN (Com carta do orientador confirmando a condição de bolsista)


ISENTO
R$ 35,00

COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 

Bolsistas PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA de qualquer IES do Brasil (Com carta do orientador confirmando a condição de bolsista)


ISENTO
R$50,00

COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 

Graduandos, graduados e especialistas


R$ 35,00
R$50,00


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}