O Movimento do Centenário de Paulo Freire no Campus de Castanhal realizará no próximo dia 28 de agosto as 15h seu V CÍRCULO DE ESPERANÇA, com o tema PAULO FREIRE: SEU LEGADO NO CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL. Neste debate teremos a participação especial do Prof. Dr. João Colares da Mota Neto, professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), o qual desenvolve pesquisas nas áreas da Educação Popular, dos Estudos Culturais, Pós-Coloniais e Decoloniais. Coordena a Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. É coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e integrante da coordenação brasileira do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL).
O V Círculo de Esperança é promovido pela Faculdade de Pedagogia e pelo Campus de Castanhal e integra a jornada de comemorações do centenário de Paulo Freire em consonância com outras instituições, movimentos sociais, associações, sindicatos, conselhos com articulação local, estadual, nacional, internacional.
O Movimento tem como objetivo comemorar e principalmente refletir sobre o legado de Paulo Freire e o papel da Educação Popular. Por isso, a cada mês teremos um círculo de esperança trazendo convidadas/os para dialogar conosco e, assim, ampliar a mobilização e a militância em torno do legado Freireano.
A realidade atual brasileira escancarou os diferentes modos de ser, pensar e de estar no mundo, que se polarizam entre o ódio e o amor, entre a vida e a morte, entre a Pesquisa e o achismo, entre a Ciência e varias formas de negacionismo.
Por conseguinte, ousamos trazer a baila o legado Freireano no movimento de denúncia e de anúncio para nos instigar a pensar e a anunciar novos olhares na direção de uma práxis popular, emancipadora, antirracista, feminista, democrática, inclusiva, dialógica e esperançosa.