V Colóquio de Políticas Educacionais

V Colóquio de Políticas Educacionais

presencial Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Inscrições

🌐Inscreva-se no V Colóquio!

🌐Lançamento de Livros - Submissões.

ATENÇÃO PARA AS DATAS:

      ⚠️ Inscrições no evento: de 16/06 a 30/08/2025

      ⚠️ Inscrições nas Oficinas: de 15/07 a 15/08/2025

      ⚠️ Submissões de trabalhos: até 31/07/2025

      ⚠️ Período de avaliação dos trabalhos: de 01/08 a 10/08/2025

      ⚠️ Divulgação dos trabalhos aprovados: 11/08/2025

      ⚠️ Envio de propostas de Lançamento de Livros: até 20/08/2025

      ⚠️ Inscrição sem apresentação de trabalho: até 30/08/2025

Apresentação

Sobre o V Colóquio

O evento científico intitulado V Colóquio de Políticas Educacionais: DIREITO À EDUCAÇÃO: AGENDA, ALTERNATIVAS E DESAFIOS é promovido pelo Laboratório de Políticas Educacionais e pela Linha de Pesquisa Educação, Políticas e Práxis Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Será realizado nos dias 03, 04, 05 de setembro. Tem como objetivo promover uma análise crítica e interdisciplinar das políticas educacionais contemporâneas, debatendo os desafios e as oportunidades que elas apresentam para a garantia do direito à educação no Brasil. Além de fomentar o diálogo entre pesquisadores nacionais, estudantes e profissionais da educação, o evento visa ampliar o debate sobre o papel das políticas públicas na redução das desigualdades educacionais e no fortalecimento da educação pública de qualidade. Nesse sentido, o V Colóquio também se propõe a discutir experiências e iniciativas inovadoras que possam servir como referências para a construção de agendas educacionais mais inclusivas e equitativas.


Sobre o I Seminário da Pesquisa

No âmbito do V Colóquio, será realizado, no dia 02 de setembro, o Seminário Integrado do Projeto de Pesquisa intitulado: “Educação Superior e Processos de Privatização em países da Ibero-américa (Portugal, Espanha, Peru, Chile e Argentina) no período de (1990 a 2024)". O Projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como objetivo analisar a configuração da privatização da educação superior e básica em países da Ibero-américa, entre eles, Portugal, Espanha, Peru, Argentina, Brasil e Chile, identificando os principais fatores que influenciam esse processo em cada contexto histórico.


Objetivos do evento

  • Analisar e debater de forma crítica e interdisciplinar as políticas educacionais contemporâneas, tendo como focos os desafios e as oportunidades na redução das desigualdades educacionais, considerando o direito à educação no Brasil a partir dos Planos Nacionais de Educação e de Pós-graduação.
  • Analisar as atuais políticas educacionais considerando, particularmente, os desafios impostos à educação brasileira na efetivação dos Planos Nacionais de Educação e de Pós-graduação.
  • Debater a formulação de políticas educacionais que respondam de maneira efetiva à redução das desigualdades educacionais regionais e locais.
  • Induzir a articulação de grupos de pesquisa de diferentes universidades com vista à formulação de projetos em rede nacional que problematizem às atuais demandas da educação brasileira.
  • Debater com pesquisadores das diferentes instituições projetos, teses e dissertações dos mestrandos e doutorandos dos programas participantes do V Colóquio.

Conferências e Mesas Integradoras






Eixos temáticos

O V Colóquio de Políticas Educacionais receberá trabalhos na modalidade Resumo Expandido, voltados para alunos de Mestrado e Doutorado vinculados a Programas de Pós-Graduação. Os trabalhos encaminhados devem estar alinhados aos Eixos Temáticos do evento, dialogando com as discussões propostas e contribuindo para o fortalecimento do campo educacional em suas múltiplas dimensões. Nesta atividade, os alunos de mestrado e doutorado apresentarão e discutirão suas dissertações e teses em andamento, com foco na reflexão crítica sobre os objetos de estudo em desenvolvimento. 


Coordenação do EixoAdir Luiz Ferreira  Betânia Leite Ramalho  Luciane Terra dos Santos Garcia  Rute Regis de Oliveira da Silva.


Coordenação do EixoDébora Regina de Paula Nunes  Denise Maria de Carvalho Lopes  Mariângela Momo  Rita de Cassia Barbosa Paiva Magalhaes.


Coordenação do EixoKaryne Dias Coutinho  Tadeu João Ribeiro Baptista.



Coordenação do EixoAntônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes  Marta Maria de Araújo.



Coordenação do Eixo: André Ferrer Pinto Martins  Josineide Silveira de Oliveira.

Submissões

Os resumos expandidos submetidos ao V Colóquio de Políticas Educacionais deverão se enquadrar em uma das seguintes modalidades:

🔹 Modalidade 1 – PROJETO INICIAL  Baixe o template!    

Nesta modalidade, espera-se resumos expandidos oriundos de projetos recém ingressos aos cursos de pós-graduação, na modalidade de mestrado ou doutorado. Os resumos devem demonstrar o processo inicial de formulação da pesquisa, contendo, necessariamente, a contextualização do objeto investigado, a problemática que fundamenta o estudo, os objetivos da pesquisa (geral e específicos), a relevância do tema e, no caso de projetos vinculados ao doutorado, o pressuposto de tese que se busca defender. Recomenda-se incluir, em apêndice, a proposta de sumário da dissertação ou tese

🔹 Modalidade 2 – PESQUISA EM ANDAMENT  Baixe o template!   

Nesta modalidade, espera-se resumos expandidos oriundos de trabalhos que estejam em estágio mais avançado de escrita. Considera-se que, para produzir resumo para essa modalidade, o texto dissertativo ou da tese já possua, ao menos, o capítulo introdutório elaborado e uma ou mais seções desenvolvidas ou em desenvolvimento. O resumo expandido deve contemplar os mesmos elementos exigidos na modalidade anterior — contextualização do objeto investigado, problemática, objetivos (geral e específicos), relevância da pesquisa e, no caso de doutorado, o pressuposto de tese —, contudo, a estrutura do texto deverá evidenciar o estágio de desenvolvimento da pesquisa, revelando o percurso já trilhado e os avanços obtidos até o momento.

Oficinas de Pesquisa

   Oficina 1   Análise Documental < Inscrições Encerradas >

Apresenta como objetivo explorar os métodos e técnicas da análise documental sob uma perspectiva historiográfica, enfocando sua relevância para a pesquisa em educação e outros campos das ciências humanas. Também tratará como os documentos históricos podem ser utilizados para investigar práticas, políticas e processos educacionais ao longo do tempo, destacando as abordagens teórico-metodológicas que orientam a interpretação e análise crítica dos documentos.

Ministrante: Olívia Moraes de Medeiros Neta (CE/UFRN)


   Oficina 2  
 Estudo de Caso na pesquisa em educação < Inscrição >

A oficina tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre o Estudo de Caso como estratégia metodológica na pesquisa em educação, explorando seus tipos, características, usos e limites. Voltada para pesquisadores e pesquisadoras em formação, a oficina pretende oferecer aportes teóricos e práticos que ajudem a compreender a complexidade e a riqueza dessa metodologia no contexto das investigações qualitativas.

Ministrante: Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães (CE/UFRN)


   Oficina 3   Bancos de dados oficiais e sua utilização nas pesquisas e políticas educacionais < Inscrição >

A oficina objetiva discutir a importância e as potencialidades do uso de bancos de dados oficiais, como o Censo Escolar, o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e outros sistemas de informações educacionais, na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área da educação. A discussão tratará das metodologias de coleta e análise dos dados quanto às suas implicações para a gestão educacional e para a criação de políticas que promovam a equidade e a qualidade educacional no Brasil.

Ministrante: Adriano Souza Senkevics (IPEA)



   Oficina 4   Métodos etnográficos na educação < Inscrição >

O curso objetiva explorar o uso dos métodos etnográficos na pesquisa educacional, destacando sua relevância para a compreensão profunda das dinâmicas escolares, culturais e sociais. Serão discutidos os principais desafios, potenciais e contribuições dessa abordagem metodológica para a análise de contextos educacionais, tanto formais quanto informais, com especial atenção às questões de diversidade, identidade e desigualdades no ambiente escolar.

Ministrante: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato (UFRJ)



   Oficina 5   Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas em Educação: o caso da Política Nacional de Ensino Médio < Inscrição >

A oficina tem como objetivo discutir os fundamentos, conceitos e aplicações do monitoramento e avaliação (M&A) de políticas públicas educacionais, com foco na Política Nacional do Ensino Médio. A oficina partirá do entendimento de que a gestão pública informada por evidências constitui um princípio orientador essencial para os governos, ao sustentar que as decisões sobre políticas públicas devem se basear em informações qualificadas. Essa perspectiva reforça o potencial do uso de evidências para aprimorar políticas públicas em todas as etapas de seu ciclo de vida — desde a identificação do problema até a decisão sobre sua continuidade ou reformulação — e promove uma cultura organizacional pautada pelo aprendizado, pela transparência e pelo uso estratégico de informações para gerar resultados concretos. Nesse sentido, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas se destacam como instrumentos fundamentais para a produção de evidências robustas e úteis à gestão, contribuindo para a melhoria contínua das políticas e programas sociais e para a promoção da equidade e da qualidade educacional. A partir da análise da Política Nacional do Ensino Médio, os participantes serão convidados a refletir sobre o papel do M&A no ciclo das políticas públicas e sobre as estratégias de coleta e análise de dados que subsidiam a tomada de decisão e orientam processos avaliativos consistentes.

Ministrantes: Anne Caroline Costa ResendeRenata Ramos da Silva Carvalho (UEG); Valdirene Alves de Oliveira (MEC).

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}