🌐Inscreva-se no V Colóquio!
🌐Lançamento de Livros - Submissões.
ATENÇÃO PARA AS DATAS:
⚠️ Inscrições no evento: de 16/06 a 30/08/2025
⚠️ Inscrições nas Oficinas: de 15/07 a 15/08/2025
⚠️ Submissões de trabalhos: até 31/07/2025
⚠️ Período de avaliação dos trabalhos: de 01/08 a 10/08/2025
⚠️ Divulgação dos trabalhos aprovados: 11/08/2025
⚠️ Envio de propostas de Lançamento de Livros: até 20/08/2025
⚠️ Inscrição sem apresentação de trabalho: até 30/08/2025
Sobre o V Colóquio
O evento científico intitulado V Colóquio de Políticas Educacionais: DIREITO À EDUCAÇÃO: AGENDA, ALTERNATIVAS E DESAFIOS é promovido pelo Laboratório de Políticas Educacionais e pela Linha de Pesquisa Educação, Políticas e Práxis Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Será realizado nos dias 03, 04, 05 de setembro. Tem como objetivo promover uma análise crítica e interdisciplinar das políticas educacionais contemporâneas, debatendo os desafios e as oportunidades que elas apresentam para a garantia do direito à educação no Brasil. Além de fomentar o diálogo entre pesquisadores nacionais, estudantes e profissionais da educação, o evento visa ampliar o debate sobre o papel das políticas públicas na redução das desigualdades educacionais e no fortalecimento da educação pública de qualidade. Nesse sentido, o V Colóquio também se propõe a discutir experiências e iniciativas inovadoras que possam servir como referências para a construção de agendas educacionais mais inclusivas e equitativas.
Sobre o I Seminário da Pesquisa
No âmbito do V Colóquio, será realizado, no dia 02 de setembro, o Seminário Integrado do Projeto de Pesquisa intitulado: “Educação Superior e Processos de Privatização em países da Ibero-américa (Portugal, Espanha, Peru, Chile e Argentina) no período de (1990 a 2024)". O Projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como objetivo analisar a configuração da privatização da educação superior e básica em países da Ibero-américa, entre eles, Portugal, Espanha, Peru, Argentina, Brasil e Chile, identificando os principais fatores que influenciam esse processo em cada contexto histórico.
Objetivos do evento
- Analisar e debater de forma crítica e interdisciplinar as políticas educacionais contemporâneas, tendo como focos os desafios e as oportunidades na redução das desigualdades educacionais, considerando o direito à educação no Brasil a partir dos Planos Nacionais de Educação e de Pós-graduação.
- Debater a formulação de políticas educacionais que respondam de maneira efetiva à redução das desigualdades educacionais regionais e locais.
Os resumos expandidos submetidos ao V Colóquio de Políticas Educacionais deverão se enquadrar em uma das seguintes modalidades:
🔹 Modalidade 1 – PROJETO INICIAL - Baixe o template!
Nesta modalidade, espera-se resumos expandidos oriundos de projetos recém ingressos aos cursos de pós-graduação, na modalidade de mestrado ou doutorado. Os resumos devem demonstrar o processo inicial de formulação da pesquisa, contendo, necessariamente, a contextualização do objeto investigado, a problemática que fundamenta o estudo, os objetivos da pesquisa (geral e específicos), a relevância do tema e, no caso de projetos vinculados ao doutorado, o pressuposto de tese que se busca defender. Recomenda-se incluir, em apêndice, a proposta de sumário da dissertação ou tese
🔹 Modalidade 2 – PESQUISA EM ANDAMENTO - Baixe o template!
Nesta modalidade, espera-se resumos expandidos oriundos de trabalhos que estejam em estágio mais avançado de escrita. Considera-se que, para produzir resumo para essa modalidade, o texto dissertativo ou da tese já possua, ao menos, o capítulo introdutório elaborado e uma ou mais seções desenvolvidas ou em desenvolvimento. O resumo expandido deve contemplar os mesmos elementos exigidos na modalidade anterior — contextualização do objeto investigado, problemática, objetivos (geral e específicos), relevância da pesquisa e, no caso de doutorado, o pressuposto de tese —, contudo, a estrutura do texto deverá evidenciar o estágio de desenvolvimento da pesquisa, revelando o percurso já trilhado e os avanços obtidos até o momento.

Oficina 1 Análise Documental < Inscrições Encerradas >
Apresenta como objetivo explorar os métodos e técnicas da análise documental sob uma perspectiva historiográfica, enfocando sua relevância para a pesquisa em educação e outros campos das ciências humanas. Também tratará como os documentos históricos podem ser utilizados para investigar práticas, políticas e processos educacionais ao longo do tempo, destacando as abordagens teórico-metodológicas que orientam a interpretação e análise crítica dos documentos.
Ministrante: Olívia Moraes de Medeiros Neta (CE/UFRN)
Oficina 2 Estudo de Caso na pesquisa em educação < Inscrição >
A oficina tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre o Estudo de Caso como estratégia metodológica na pesquisa em educação, explorando seus tipos, características, usos e limites. Voltada para pesquisadores e pesquisadoras em formação, a oficina pretende oferecer aportes teóricos e práticos que ajudem a compreender a complexidade e a riqueza dessa metodologia no contexto das investigações qualitativas.
Ministrante: Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães (CE/UFRN)
Oficina 3 Bancos de dados oficiais e sua utilização nas pesquisas e políticas educacionais < Inscrição >
A oficina objetiva discutir a importância e as potencialidades do uso de bancos de dados oficiais, como o Censo Escolar, o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e outros sistemas de informações educacionais, na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área da educação. A discussão tratará das metodologias de coleta e análise dos dados quanto às suas implicações para a gestão educacional e para a criação de políticas que promovam a equidade e a qualidade educacional no Brasil.
Ministrante: Adriano Souza Senkevics (IPEA)
Oficina 4 Métodos etnográficos na educação < Inscrição >
O curso objetiva explorar o uso dos métodos etnográficos na pesquisa educacional, destacando sua relevância para a compreensão profunda das dinâmicas escolares, culturais e sociais. Serão discutidos os principais desafios, potenciais e contribuições dessa abordagem metodológica para a análise de contextos educacionais, tanto formais quanto informais, com especial atenção às questões de diversidade, identidade e desigualdades no ambiente escolar.
Ministrante: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato (UFRJ)
Oficina 5 Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas em Educação: o caso da Política Nacional de Ensino Médio < Inscrição >
A oficina tem como objetivo discutir os fundamentos, conceitos e aplicações do monitoramento e avaliação (M&A) de políticas públicas educacionais, com foco na Política Nacional do Ensino Médio. A oficina partirá do entendimento de que a gestão pública informada por evidências constitui um princípio orientador essencial para os governos, ao sustentar que as decisões sobre políticas públicas devem se basear em informações qualificadas. Essa perspectiva reforça o potencial do uso de evidências para aprimorar políticas públicas em todas as etapas de seu ciclo de vida — desde a identificação do problema até a decisão sobre sua continuidade ou reformulação — e promove uma cultura organizacional pautada pelo aprendizado, pela transparência e pelo uso estratégico de informações para gerar resultados concretos. Nesse sentido, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas se destacam como instrumentos fundamentais para a produção de evidências robustas e úteis à gestão, contribuindo para a melhoria contínua das políticas e programas sociais e para a promoção da equidade e da qualidade educacional. A partir da análise da Política Nacional do Ensino Médio, os participantes serão convidados a refletir sobre o papel do M&A no ciclo das políticas públicas e sobre as estratégias de coleta e análise de dados que subsidiam a tomada de decisão e orientam processos avaliativos consistentes.
Ministrantes: Anne Caroline Costa Resende; Renata Ramos da Silva Carvalho (UEG); Valdirene Alves de Oliveira (MEC).