V SNGA - SEMINÁRIO NACIONAL DE GOVERNANÇA ARQUIVÍSTICA

V SNGA - SEMINÁRIO NACIONAL DE GOVERNANÇA ARQUIVÍSTICA

presencial Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

V SNGA - SEMINÁRIO NACIONAL DE GOVERNANÇA ARQUIVÍSTICA

Governança arquivística na era da IA: desafios éticos, legais e de preservação dos documentos digitais.

EIXO 1:

Governança Arquivística e gestão de documentos: os desafios contemporâneos dos usos da IA

Ementa: Analisar as transformações recentes na produção, organização, preservação e uso de documentos em contextos institucionais marcados pela crescente adoção da inteligência artificial.  Discutir os fundamentos da governança arquivística, a gestão de documentos digitais, e os impactos das tecnologias de IA em atividades como classificação, avaliação, descrição, acesso e preservação de documentos. Desenvolver estratégias de governança e gestão de documentos que conciliam inovação tecnológica, responsabilidade institucional e garantia de direitos informacionais.


EIXO 2:

Governança Arquivística, compliance e accountability: a responsabilidade ética do arquivista

Ementa: Refletir criticamente os princípios e práticas sobre as interrelações entre governança arquivística, compliance e accountability no contexto contemporâneo, destacando o papel estratégico e ético do arquivista enquanto mediador do acesso à informação e suas implicações na proteção de dados e de informações pessoais, na regulação tecnológica, na prestação de contas e na promoção da transparência na gestão de documentos nas em organizações públicas e privadas.


EIXO 3:

Governança Arquivística e Desinformação: o papel dos arquivos como fontes confiáveis em contextos de fake news.

Ementa: Discutir o papel da governança arquivística no enfrentamento da desinformação, especialmente em contextos marcados pela proliferação de fake news e pela fragilização da confiança nas instituições. Analisar as estratégias de acesso à informação que fortalecem a transparência.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

V SNGA - SEMINÁRIO NACIONAL DE GOVERNANÇA ARQUIVÍSTICA

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}