ATENÇÃO: Em decorrência da expansão do prazo de submissão, o resultado das submissões de trabalho para os GTs foi adiado para 30 de Junho de 2025.
O V Simpósio Internacional Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Explorando Novas Fronteiras Sociopolíticas e Educacionais será realizado na cidade do Recife, entre os dias 1 e 3 de setembro de 2025, sob a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).
O Edital de Reabertura para Submissão de Propostas de Grupos de Trabalho (GTs) e de Trabalhos em GTs está disponível no seguinte link: Edital do Simpósio2025 [Retificado]
O Simpósio é um evento acadêmico consolidado, de caráter internacional, dedicado ao debate e à difusão de pesquisas baseadas em abordagens pós-estruturalistas, com ênfase na Teoria do Discurso formulada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Também dialoga e inclui outras perspectivas críticas nos campos das humanidades e ciências sociais, das mais tradicionais (como o marxismo e a teoria crítica) às mais contemporâneas (como as correntes pós-modernas, pós-marxistas, pós-coloniais, descoloniais, feministas, queer e outras).
Após quatro edições realizadas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o evento passa a ser itinerante nesta edição, que ocorrerá em Recife. Isso permitirá uma maior participação de estudantes, pesquisadores(as) e ativistas de outras regiões do país e contribuirá para uma maior difusão do campo de estudos e de temas tratados no Simpósio.
O V Simpósio, em especial, marca a passagem de uma década desde o falecimento de Ernesto Laclau, que inspirou e inspira grande parte da reflexão dos grupos que compõem a Rede Brasileira de Teoria do Discurso, a qual formou a base para a realização do evento desde sua primeira edição. Esta Edição se propõe a explorar a ideia de novas fronteiras. Fronteiras físicas, que não cessam de ser cruzadas e de ser objeto de múltiplas formas de "defesa" e "proteção"; fronteiras identitárias, que se superpõem e se confrontam em cenários de construção, demandas por reconhecimento e justiça ou formas de reação à emergência de outras identidades; fronteiras simbólicas, que emergem pela circulação em larga escala de discursos em busca de eficácia, controle e impacto no mundo contemporâneo, redesenhando o social ou politizando a institucionalidade vigente por onde passam. Explorar novas fronteiras envolve ainda enfrentar debates e construir novas alianças (analíticas e estratégicas) com outras correntes da teoria social, tanto no contexto das disciplinas acadêmicas quanto no do ativismo político e social organizado (partidos, movimentos, organizações civis).
Observações importantes:
1) Conforme informado pela Plataforma Even3, cada submissão terá um custo de 16,98 reais (taxa de operação cobrada diretamente pela Plataforma). O custo da submissão não é reembolsável, a despeito da aprovação ou não do trabalho submetido, e é totalmente independente da taxa de inscrição no evento. Os resumos aprovados serão posteriormente publicados nos Anais do Simpósio, sem custos adicionais.
2) A submissão de trabalhos para GTs pode ser realizada antes da inscrição no evento. As pessoas que se inscreverem no evento na modalidade “apresentação de trabalho” e, porventura, não tiverem seu trabalho aprovado serão, automaticamente, transferidas para modalidade “ouvinte”.