V Simpósio de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Sul Fluminense

V Simpósio de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Sul Fluminense

online Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda - Volta Redonda - Rio de Janeiro - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

Evento online

I Congresso Nacional de Extensão em Engenharia Química

Segunda-Feira, 15 de Julho

II Simpósio Brasileiro de Engenharia da Nanotecnologia

Segunda-Feira, 30 de Setembro

Rio de Janeiro, RJ

I Workshop Meio Ambiente e Sustentabilidade: “Preservando o presente para garantir o futuro”

Quinta-Feira, 15 de Agosto

Campo Grande, MS

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Simpósio de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Sul Fluminense (SEMMat) é um evento que vem sendo realizado desde 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica (PPGEM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento acontece na Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR), e tem como propósito promover a interação científica entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação. Sua natureza é inteiramente gratuita, refletindo o compromisso com a democratização do conhecimento. Além de fomentar a colaboração entre os membros da EEIMVR, o evento também busca ampliar os horizontes ao criar oportunidades de conexão entre participantes internos e seus pares de outras instituições, tanto do Brasil quanto do exterior. Além disso, nesta edição, o evento irá explorar o relevante tema da internacionalização, buscando estimular a formação acadêmica, a disseminação do conhecimento científico e o estabelecimento de parcerias estratégicas. 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes/Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Área Temática

ENSINO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DA NATUREZA: Esta área visa abordar temas relacionados ao ensino-aprendizagem de Ciências e Engenharias como: metodologias ativas, avaliação da aprendizagem, uso de tecnologias na educação e os novos paradigmas educacionais em Ciências e Engenharias. Além de promover o intercâmbio de experiências entre estudantes e profissionais e a reflexão sobre as diferentes formas de educar.


MATERIAIS CERÂMICOS: Esta área tem por objetivo a síntese, processamento, desenvolvimento e caracterização de materiais cerâmicos, bem como o estudo das suas propriedades. Abrangendo as seguintes áreas: cerâmica vermelha e branca, materiais de revestimento, materiais refratários, isolantes térmicos, corantes, abrasivos, cimento e cal, vidros e vitrocerâmicos, cerâmica avançada, biocerâmicas, arte cerâmica, cerâmica eletrônica, cerâmica magnética, cerâmica nuclear, compósitos de matriz cerâmica e micro e nanotecnologia cerâmica.


MATERIAIS e TERMOCIÊNCIAS: Esta área está direcionada para pesquisas que englobam atividades experimentais voltadas para o estudo de problemas de caráter fundamental e aplicação envolvendo energia, meio ambiente e escoamento de fluidos, estudos do comportamento reológico dos materiais (a nível teórico e experimental), análise de materiais não convencionais como fluidos viscoplásticos e viscoelásticos, pesquisas envolvendo a poluição ambiental e aspectos fundamentais e aplicados envolvendo transferência de calor e massa, sistemas de aquecimento e refrigeração.


MATERIAIS METÁLICOS: Esta área de metalurgia busca através de pesquisas experimentais e/ou teóricas desenvolver e/ou aperfeiçoar ligas e superligas metálicas com o intuito de melhorar suas características, propriedades mecânicas e de resistência à corrosão, bem como o estudo e desenvolvimento de compósitos em associação com outros materiais, além do desenvolvimento de recursos para torná-los mais sustentáveis em diversas aplicações, ensaios envolvendo eletrodeposição, corrosão e uso de inibidores para proteção de materiais metálicos.


MATERIAIS POLIMÉRICOS, COMPÓSITOS, NANOPARTÍCULAS e AFINS: Esta área temática engloba estudos de síntese, processamento, desenvolvimento, aplicação e caracterização de materiais poliméricos, bem como, o estudo das suas propriedades. Abrangendo materiais como termoplásticos, termorrígidos, elastômeros, blendas, compósitos, assim como, atividades que envolvam extração, modificação ou purificação de polímeros naturais e/ou nanoestruturas, desde o desenvolvimento, caracterização e aplicação, em pesquisas experimentais e/ou teóricas.


SIMULAÇÃO DE PROCESSOS E FENÔMENOS: A área de Simulação de Processos e Fenômenos tem como objetivo simular, prever condições operacionais, emular processos de transformação, realizar experimentos analíticos ou experimentais, numéricos e/ou práticos. Os recursos utilizados podem envolver equipamentos de análise laboratorial, softwares, desenvolvimento de códigos para simulação, com o intuito de entender e melhorar fenômenos e processos. Aplicam-se desde simulação computacional e experimentação prática controlada com a aplicação em fenômenos relacionados à metalurgia e materiais incluindo diferentes linhas de pesquisa. A área de Simulação de Processos e Fenômenos possibilita abrir espaço para as contribuições científicas de estudos que vem avançando nesta temática de predição de resultados.


Instruções aos Autores

DATAS IMPORTANTES

  • AVISO: Os diferentes tipos de certificados (participação, apresentação e outros) serão liberados na plataforma em breve. Relembrando que somente receberão os certificados de participação as pessoas com 70% de frequência.

  • Última Prorrogação do prazo de submissão dos resumos: até 02/10 às 12h00min.

  • Prorrogação do prazo de submissão dos resumos: até 30/09 às 23h59min.

  • Prazo de Submissão dos resumos: até 23/09

  • Parecer da avaliação dos resumos: até 02/10

  • Prazo para a revisão dos autores: até 06/10

  • Envio da apresentação oral (powerpoint ou PDF) para o e-mail do evento para os trabalhos selecionados: até 18/10. 


INFORMAÇÕES GERAIS


RESUMOS

- São permitidas duas submissões por primeiro autor.

- O resumo deve ter no máximo duas páginas e devem ser seguidas as formatações do template. Arquivos com mais de duas páginas serão automaticamente recusados.


- Os templates de submissão (com e sem informações dos autores) estão disponíveis no “campo de submissões”.


- É necessário o envio de dois arquivos de texto, nos formatos .doc ou .docx. Um arquivo com identificação (com os nomes dos autores e respectivas instituições) e outro sem identificação (sem os nomes dos autores e respectivas instituições), conforme templates disponibilizados.


- Não serão aceitos trabalhos de revisão da literatura.



APRESENTAÇÕES ORAIS


- O template da apresentação está disponível no site do evento.

- Mediante a resposta dos avaliadores, os autores com apresentação oral, deverão encaminhar um arquivo de powerpoint (de acordo com o template) para o e-mail do evento e ao menos um autor do trabalho deverá estar presente no dia previamente estabelecido. 


Trabalhos orais

- As apresentações orais dos trabalhos selecionados devem ser enviadas para o e-mail do simpósio: contato.semmat@gmail.com com o assunto “Apresentação Oral – [Nome do autor apresentador] – [área do trabalho]” até o dia 18 de outubro de 2023 às 12:00h.


- As apresentação orais serão realizadas no dia 19 de outubro das 15:30 – 17:00 h.


- As apresentação orais serão de 20 minutos e 5 minutos de arguição ou discussão.

Banners/pôster


- O autor principal do trabalho deverá ficar disponível junto ao banner nos dias 19 de outubro (17:00 - 19:00h) ou 20 de outubro (13:00 - 15:00h) para a avaliação, conforme informações via e-mail.

- Não há modelo para o banner, no entanto sugere-se que as dimensões sejam de 90x120 cm (largura x altura).


CERTIFICADOS


- Para obtenção do certificado de participação no evento deverão estar inscritos e participar de no mínimo 70% da programação (procure por atividades na plataforma).


- Para obtenção do certificado de apresentação do trabalho deverão estar inscritos e participar de forma presencial pelo menos um autor do trabalho na apresentação oral  e no momento da discussão do trabalho.


Atenciosamente, Comissão Organizadora.

Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda

Patrocinadores, Apoiadores e Parceiros.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}