Em sua quinta edição, o Seminário Nacional de História e
Contemporaneidades propõe refletir sobre a relação entre produção
historiográfica e engajamento do/a historiador/a em nosso tempo presente. De
modo geral, temos acompanhado o envolvimento desses/as profissionais em debates
públicos acerca de acontecimentos do passado colocados em xeque por narrativas
negacionistas. No Brasil, e em especial a partir da última década, “abusos da
História” ganharam espaço na sociedade em narrativas que negam, amenizam ou manipulam dados e informações. Nesse cenário, em que novas
configurações sociais, formas de subjetividade e de experiências históricas se
impõem, o lugar institucional da disciplina História e seu ensino são
questionados, levando os/as historiadores/as tanto a uma (auto)reflexão sobre
sua disciplina quanto a se posicionar publicamente, abrindo frentes de combate,
contra os “abusos da História”, Assim, o evento objetiva problematizar os limites e
possibilidades do engajamento do/a historiador/a e de sua escrita da
história levando em consideração: o papel social da História e de seu
profissional em nossa sociedade; a formação de professores/as e a função do ensino
histórico escolar; a ideia de verdade, objetividade e separação sujeito/objeto;
os questionamentos em torno da autoridade do/a historiador/a e as questões
éticas envolvidas em nosso trabalho.