V Seminário de Educadoras Negras e Educadores Negros de Pernambuco promove debate sobre educação antirracista A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-raciais (NERER) e do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer), realiza neste semestre um evento de grande relevância para a educação e para a luta antirracista: o V Seminário de Educadoras Negras e Educadores Negros de Pernambuco, que reunirá educadoras, educadores, estudantes, militantes, pesquisadores e especialistas comprometidos com a construção de uma educação mais justa, inclusiva e plural.
O Seminário conta com apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), Diretoria de Ações Afirmativas (DAA) e da Secretaria de Gestão de Esporte e Lazer da UFPE, e com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Com foco nas relações étnico-raciais nas ambiências educacionais, o evento propõe diálogos potentes sobre práticas pedagógicas que valorizem as culturas afro-brasileiras e africanas, além de fortalecer os saberes e experiências das/os profissionais negras/os da educação.
A programação contará com palestras, rodas de conversa, oficinas, submissão em STs e apresentações culturais, promovendo um espaço de troca, escuta e construção coletiva. O seminário é uma oportunidade única de refletir e agir em prol de uma educação antirracista, que reconheça e valorize a diversidade como eixo estruturante do processo educativo.
Fique atenta/o à programação e participe! Este é um chamado para quem acredita na transformação social por meio da educação e no fortalecimento das identidades negras dentro e fora da sala de aula.