V SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E V SIMPÓSIO DA EJA - 2023
DESAFIOS, PERSPECTIVAS E REPERCUSSÕES PARA O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
O V Seminário do Ensino Médio Integrado e V Simpósio de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional Técnica de Nível Médio EPTNM, a ser realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas tem por objetivo ampliar o diálogo sobre o ensino médio integrado no estado do Amazonas, promovendo a difusão e intercâmbio científico dos saberes produzidos no âmbito da educação profissional, tecnológica e científica, articulando as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura no contexto amazônico. O evento será realizado na modalidade híbrida e contará com mesas redondas, palestras, oficinas, minicursos com apresentação de trabalhos, incluindo em sua programação lançamento de livros, com estimativa de 300 participantes.
Objetivo Geral do Evento:
Ampliar as discussões sobre o atual estado do conhecimento acerca do ensino médio integrado e EJA/EP, que em termos didáticos metodológicos, resultem em processos de inovação e melhoria da qualidade da formação profissional no contexto amazônico
Objetivos Específicos:
Apropriação de subsídios teórico-científico que instrumentalizem o processo de elaboração das Diretrizes da EPTNM;
Fortalecimento do currículo integrado por meio das práticas pedagógicas integradoras, articulando as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura;
Consolidação das parcerias do IFAM com entidades em nível regional e nacional;
Expansão das oportunidade de vivências em eventos de difusão científica.
ÁREAS TEMÁTICAS
DESCRITORES
1. Didática, currículo e avaliação no Ensino Médio Integrado e EJA - EPT.
Aceita trabalhos provenientes de estudos teóricos ou
teórico-práticos que resultam da investigação acerca dos conhecimentos
científicos que incidem sobre práticas, instrumentos e métodos de ensino,
políticas de currículo integradas à EJA-EPT e ao Ensino Médio Integrado e
processos formativos de avaliação no âmbito da EJA-EPT e Ensino Médio
Integrado.
2. Diversidade e Inclusão no Ensino Médio
Integrado e na EJA - EPT.
Aceita
trabalhos provenientes de estudos teóricos ou teórico-práticos que resultam da
investigação acerca de processos educativos voltados para as relações
etnicorraciais (história e ensino da cultura africana, afro-brasileira e
indígena), educação especial, estudos de gênero e sexualidade e religiosidade
no âmbito da EJA-EPT e Ensino Médio Integrado.
3. Formação de Professores no Ensino Médio
Integrado e na EJA - EPT.
Aceita
trabalhos provenientes de estudos teóricos ou teórico-práticos que resultam da
investigação acerca dos processos de formação inicial e/ou continuada de
professores no âmbito da EJA-EPT e Ensino Médio Integrado.
4. Gestão e Política
Educacional no Ensino Médio Integrado e na EJA - EPT.
Aceita
trabalhos provenientes de estudos teóricos ou teórico-práticos que resultam da
investigação acerca dos processos de gestão e implementação, reformulação e
acompanhamento de políticas educacionais no âmbito da EJA-EPT e ensino Médio
Integrado.
5. Movimentos sociais,
sujeitos e processos educativos na EJA - EPT
Aceita
trabalhos provenientes de estudos teóricos ou teórico-práticos que resultam da
investigação acerca de estudos que englobam a história, trajetória e
narrativas dos movimentos sociais e sujeitos da EJA-EPT, assim como trabalhos
que versem sobre os processos educativos desenvolvidos no âmbito dessa
modalidade de ensino.