A realização do SERTIC do NTE de Guajará-Mirim é uma ação da Secretaria de Estado da Educação-Seduc em parceria com a Gerência de Tecnologia Educacional (GTEC/CME/DGE/SEDUC) e realizada através da SRE e da GMTE de de Guajará-Mirim, integrada ao Plano de Ação dos Núcleos de Tecnologia Educacional – NTEs de Rondônia, em consonância com o Projeto CAPACITA+PROF, e com a Programa de Educação Conectada (PIEC) e a Lei de Inovação, que visa promover o uso pedagógico de tecnologias digitais e o incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, que dentre outros, tem como intuito, selecionar e classificar cinco projetos para participarem da Exposição de Ciências, Inovação e Tecnologia Educacional de Rondônia (EXPOCITEC–RO) em Porto Velho–RO, visando impulsionar o desenvolvimento de práticas e projetos pedagógicos inovadores com uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs, Recursos Educacionais Digitais-REDs e Robótica Educacional Maker-ReMake na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio).