Grupos de Trabalho/Eixos Temáticos de Investigação da REDE-TER
GRUPOS DE TRABALHO/EIXOS TEMÁTICOS DE INVESTIGAÇÃO DA REDE-TER
DIAS: 13 E 14/08
Hora: 13h30-17h
Grupo de Trabalho 01 - Políticas públicas para o desenvolvimento de territórios
Coordenação: Profa. Dra. Larissa da Silva Ferreira Alves (UERN); Prof. Dr. Ronie Cleber de Souza (UERN); Prof. Dr. Luis Tomás Domingos (UNILAB).
Ementa: Compreende o Eixo 1 de investigação da REDE-TER Políticas públicas para o desenvolvimento de territórios. Abrange estudos e ações de pesquisa, ensino e extensão em planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas em diferentes áreas do conhecimento. Aborda estudos concluídos e/ou em andamento de programas, ações e políticas de enfoque territorial, local, setorial e urbano-regional com foco interdisciplinar. Propõe-se, ainda, a englobar pesquisas de contextos locais, regionais, nacionais e internacionais sobre o planejamento territorial via Estado, sociedade civil e iniciativa privada, além de métodos e técnicas aplicadas ao planejamento.
Grupo de Trabalho 02 – Educação e produção do conhecimento
Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira (UFSM); Prof. Dr. Albano Oliveira Nunes (SEDUC-CE; UNIJAGUARIBE); Profa. Dra. Nadia Farias dos Santos (IFRN), Prof. Dr. Elcimar Simão Martins (UNILAB)
Ementa: Compreende o Eixo 2 de investigação da REDE-TER Produção e circulação de bens simbólicos e educacionais vinculados a territórios. Abrange estudos e ações de pesquisa, ensino e extensão concluídos e/ou em andamento sobre a produção e circulação de bens simbólicos e educacionais vinculados a territórios e regiões, a exemplo das literaturas, das culturas, das línguas e das artes em geral. Propõem-se, ainda, a dar visibilidade às ações, estratégias e atividades de ensino, pesquisa e extensão que expressem a inserção do sistema educacional no processo de produção e circulação de bens simbólicos, mediante o desenvolvimento das localidades historicamente fora dos eixos de concentração de oportunidades e de investimentos estatais e privados.
Grupo de Trabalho 03 - Popularização da ciência e tecnologia educacional
Coordenação: Profa. Dra Simone Cabral Marinho dos Santos, Prof. Dr. Vladimir Nassone Pedro Raiva (Universidade de Púnguè/Moçambique); Prof. Dr. Miguel Dias (UNILAB)
Ementa: Compreende o Eixo 3 de investigação da REDE-TER Popularização da ciência e tecnologia na educação presencial e à distância. Abrange estudos e ações de pesquisa, ensino e extensão concluídos e/ou em andamento sobre a produção de ciência e de tecnologia de forma integrada e interdisciplinar, de modo a fomentar: i) atividades de pesquisa, ensino e extensão que apontem ações, estratégias e atividades para os desafios da tecnologia da educação presencial e à distância, em que pesem o desenvolvimento das pessoas regiões e países; ii) promoção da cultura científica que problematize e/ou responda aos desafios da democratização do conhecimento científico para todos os cidadãos; iii) intercâmbios, relações e estudos entre redes acadêmicas; iv) projetos de conhecimento e formação de recursos humanos qualificados nas comunidades locais.
Grupo de Trabalho 04 – Desigualdade social e desenvolvimento
Coordenação: Prof. Dr. Francisco do O' de Lima Júnior (URCA); Profa. Dra. Maria Francisca Ribeiro Correa (UEPA); Profa. Dra. Wagna Maquis Cardoso de Melo Goncalves (UFERSA)
Ementa: Compreende o Eixo 4 de investigação da REDE-TER Mecanismos de intervenção para territórios fora dos eixos de desenvolvimento. Abrange estudos e ações de pesquisa, ensino e extensão concluídos e/ou em andamento sobre o desenvolvimento geograficamente desigual de países Sul-Sul e do mundo. Contempla o foco em análises, relatos de experiências, ações de intervenção de ensino, pesquisa e extensão universitários com interface do conhecimento acadêmico e sociedade. Contempla também aplicação de métodos, cursos, workshops e técnicas para a formação de recursos humanos qualificados em áreas fora dos eixos de desenvolvimento e de oferta de oportunidades, oriundos da diferenciação e da desigualdade espacial. Interessa-se ainda debates sobre o capitalismo periférico e sua interveniência no (sub)desenvolvimento dos seres humanos e das regiões.
Grupo de Trabalho 05 - Formação profissional e valorização da participação social da comunidade/território
Coordenação: Profa. Dra. Maria Bárbara da Costa Cardoso (SEDUC/Abaetetuba – Pará; Profa. Dra. Maria do Socorro Vasconcelos Pereira (UEPA).
Ementa: Compreende o Eixo 5 de investigação da REDE-TER Formação e capacitação para aproveitamento e melhorias dos recursos endógenos das comunidades e territórios. Abrange descrição de experiências de ensino, pesquisa e extensão concluídos e/ou em andamento centrados na formação profissional que visem a fortalecer os recursos humanos e materiais das comunidades para o desenvolvimento do território. Interessa-se por práticas de valorização da participação social da comunidade e do controle social, com vistas ao empoderamento e à tomada de decisão para mudanças que melhoram as condições de vida e saúde das pessoas.
Grupo de Trabalho 06 – Linguagens, identidade e cultura local
Coordenação: Prof. Dr. José Cezinaldo Rocha Bessa; Profa. Dra. Cícera Alves Agostinho de Sá (UECE); Profa. Dra. Edmar Peixoto de Lima (UERN/UNILAB).
Ementa: Compreende o Eixo 6 de investigação da REDE-TER Aproveitamento dos recursos linguístico-culturais locais para desenvolvimento de territórios. Abrange estudos e ações de pesquisa, ensino e extensão concluídos e/ou em andamento que se dedicam a resgatar, valorizar e explorar as potencialidades dos recursos linguístico-culturais de povos e comunidades locais, com vistas ao favorecimento do desenvolvimento dos territórios e regiões. Focaliza investigações e reflexões pautadas em aspectos como identidade, cultura local e repertórios linguísticos e manifestações culturais das comunidades estudadas, assim como na formação de recursos humanos que contribuam para articular ensino de línguas e cultura local desses territórios.
O Encontro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER) é resultado de um esforço coletivo de pesquisadores e pesquisadoras, sensíveis e engajados na produção de ciência, em cooperação e em parceria, para o desenvolvimento de territórios, que, historicamente, estiveram fora da concentração de oportunidades.
A primeira edição do Encontro da REDE-TER ocorreu junto com o III Simpósio Internacional Educação, Diversidade, Língua e Cultura: teorias e práticas de definição dos territórios periféricos, organizado pela Red Iberoamericana de Pedagogía (REDIPE). Com o tema “O papel das redes de cooperação internacional na produção de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de territórios mais humanos e pacíficos, esses eventos foram realizados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Avançado de Pau dos Ferros, nos dias 12 e 13 de setembro de 2019. O I Encontro da REDE-TER buscou fortalecer os vínculos e intercâmbios de experiências profissionais e de pesquisas em rede, bem como traçar uma agenda de atuação coletiva, principalmente no que diz respeito às pós-graduações da UERN diretamente vinculadas à realização do evento, a saber: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado); Mestrado Profissional em Letras; Programa de Pós-Graduação em Ensino e Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido.
A segunda edição do Encontro da REDE-TER ocorreu dentro da programação da XIX Semana Universitária do Campus Pau dos Ferros, realizada no período de 04 a 08 de outubro de 2021, em formato remoto, em pleno contexto da pandemia do COVID-19. Com uma proposta mais compacta em virtude do contexto vivido, o encontro foi realizado no dia 08 de outubro e compreendeu a realização de uma mesa-redonda. Intitulada “Redes de pesquisa, internacionalização e desenvolvimento de territórios”, a mesa teve como objetivo central apresentar, discutir e socializar ações, parcerias e estratégias de internacionalização da REDE-TER, considerando as possibilidades de colaborações entre pesquisadores por meio de parcerias de pesquisas e atividades nos programas de pós-graduação e na graduação.
A terceira edição do Encontro da REDE-TER foi realizada nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2022, em Maputo, Moçambique, em parceria com o Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA). Com objetivo de debater o desenvolvimento dos territórios em suas distintas áreas, dimensões e frentes, o evento teve como tema “Pesquisa em rede: Cooperação Internacional no eixo Sul-Sul”. A programação do III Encontro da Rede-TER foi composta por conferências, mesas-redondas, apresentações orais e atividades culturais. O evento foi realizado na modalidade híbrida, com atividades presenciais, em Maputo (Moçambique), e remotas, por meio de plataformas digitais.
A quarta edição do evento foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2024, em parceria com a Universidade de Santiago (US), em Assomada, Ilha de Santiago, em Cabo Verde. Com o tema “Diálogos Integrados: pesquisa, ensino e inovação para o desenvolvimento do eixo sul-sul”, o evento ocorreu na modalidade híbrida, com atividades presenciais, na Universidade de Santiago (US), em Assomada, e remotas, por meio de plataformas digitais. A programação foi composta por conferências, mesas-redondas, grupo de trabalhos (eixos temáticos da Rede-TER), minicursos, oficinas e apresentações orais e atividades culturais.
Em 2026, a quinta edição será no Brasil, com a parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Redenção – CE. O evento ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2026, em formato híbrido, com o tema “Interiorização e Internacionalização em Territórios do Sul Global: Ciência e Educação em Dinâmicas de Transformação”. A programação contará com conferências, grupos de trabalhos (eixos temáticos da Rede-TER), mesas redondas, minicursos, oficinas, painel temático e apresentações culturais.
Nesse contexto, a REDE-TER tem buscado, a cada evento realizado, fortalecer os laços entre pesquisadores e pesquisadoras de universidades e institutos de investigação de países do eixo Sul-Sul, problematizando questões sociais e temáticas relacionadas aos objetivos da REDE, de modo a contribuir para a produção de conhecimentos científicos comprometidos com as demandas e a realidade dos territórios que, historicamente, estiveram fora da concentração de oportunidades.