O Novembro Negro do NEGEDI IFRN, realizado desde 2018, tem por finalidade evidenciar o protagonismo de ações e iniciativas desenvolvidas por vários atores entre sujeitos e coletivos em âmbito local, regional, nacional e internacional , seja em espaços de cunho social, politico e institucional, que atuam no combate ao racismo estrutural, institucional e todas as formas de preconceito e discriminação. O antropólogo e professor Kabengele Munanga, afirma que "o racismo é um crime perfeito”, pois se estrutura e se reproduz de forma a justificar a não existência de preconceito e discriminação racial no país. E desta forma em nome da igualdade racial e de iguais oportunidades para todos e todas brancos e negros, vamos percebendo a exclusão, desigualdade e preconceito se perpetuando na vida da população negra a cada dia.
Desta forma, o Novembro Negro do NEGEDI IFRN, se soma aos inúmeros esforços de tantas organizações, de sujeitos e coletivos que compreendem esta realidade e visam a transformação deste processo de invisibilidade, exclusão e desvalorização da cultura afro-brasileira e africana, propondo pautas, eventos, atividades e medidas de reparação racial deste processo que resultou da forma como foi apresentada e desenvolvida nossa nação de base escravocrata e colonial, sem a devida valorização, respeito e reconhecimento do conhecimento e saberes ancestrais e contribuição social, política econômica da população negra para o crescimento e desenvolvimento do Brasil, como instrumento de visibilidades destas lutas no mês da Consciência Negra e símbolo da luta e resistência de Zumbi dos Palmares.
Nosso objetivo é promover reflexões acerca das contribuições da história e do protagonismo da população negra na sociedade, evidenciando sua cultura, saberes e conhecimentos como forma de fortalecimento das identidades etnias. raciais. A V edição do Novembro Negro do NEGEDI com o tema "ENCRUZILHADA DE SABERES E CONHECIMENTOS NA DIÁSPORA PARA O FORTALECIMENTO DAS IDENTIDADES ÉTNICOS- RACIAIS," ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro de 2022, com diversas atividades, como OFICINA, GIRA DE CONVERSAS, MINICURSO, FEIRA AFRO EMPREENDEDORA, XIRË CULTURAL E ARTÍSTICO, pautadas por uma pedagogia, dialógica e solidária de construção coletiva e da partilha de saberes e conhecimentos. O evento terá formato híbrido com atividades presenciais no Mini auditório Central do Campus Natal Central, com transmissão via canal do youtube do NEGEDI.
As inscrições serão realizadas pela plataforma do Even eventos com certificados de 20h aos participantes inscritos que obtenham 75% de frequência.
Contamos com a participação de todas/todos/todes neste evento de grande relevância e importância para o debate e promoção da igualdade racial e do enfretamento ao racismo e todas as formas de discriminação e preconceito em nossa sociedade.