UNIVERSIDADE FEDERAL DE
GRANDE DOURADOS |
O curso de Educação do Campo, da
Universidade Federal de Grande Dourados convida pesquisadores(as), militantes
de movimentos sociais e sindicais, docentes, discentes e profissionais, em
geral, das diversas áreas de conhecimento para submeterem propostas de
trabalhos para compor as comunicações, exposições e integrar os Anais do V
Encontro Regional da Educação do Campo do Centro Oeste, que ocorrerá nos dias
20, 21,22 e 23 de agosto de 2025 na Cidade de Dourados, e terá como tema: Educação
do Campo, das águas, das florestas: agroecologia e diversidade. O
processo de recebimento será regido pelas seguintes orientações.
OBJETIVOS |
● Fortalecer a Educação do Campo na Região Centro-Oeste;
● Fomentar a produção de conhecimento e saberes em Educação do Campo;
● Articular a Educação Básica e Superior em Educação do Campo;
● Debater a Política Pública de Educação do Campo em todos os níveis e
fases;
● Discutir a formação e a atuação em Educação do Campo;
● Debater temáticas da Educação do Campo e dos povos do campo, das águas e
das florestas;
EIXOS DE TRABALHO |
Eixo 1 – Educação do Campo: Formação de Professores Coordenação: Heloisa Vitória de Castro Paula (UFCAT), Eliete Ávila
Wolff (UnB), Jorge Luis D’Ávila (UFMS) Este eixo acolhe trabalhos que discutem processos formativos de
educadoras e educadores do campo, em diferentes níveis e modalidades, com
ênfase na articulação entre saberes acadêmicos e saberes populares, nas
experiências formativas em contexto, e nas políticas de formação inicial e
continuada. Esperam-se reflexões sobre práticas pedagógicas, estágio
supervisionado, currículo, identidade docente e as especificidades da
formação comprometida com a realidade e os sujeitos do campo. |
Eixo 2 – Educação do Campo: Práticas
Pedagógicas e Pedagogia da Alternância Coordenação: Regina Coelly Fernandes
Saraiva (UnB), Alessandra Gomes de Castro (UFG) Este eixo contempla trabalhos que abordam experiências pedagógicas realizadas
em escolas do campo, com destaque para a pedagogia da alternância e outras
metodologias integradoras do tempo-comunidade e tempo-escola. Serão
valorizadas propostas que evidenciem a articulação entre teoria e prática, os
processos coletivos de ensino-aprendizagem, a interdisciplinaridade, a
contextualização dos saberes e as práticas pedagógicas que fortalecem a
autonomia e a identidade dos povos do campo.
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Eixo 3 – Educação do Campo:
Políticas Públicas, Questão Agrária e Movimentos Sociais Coordenação: Jorge Luis D’Ávila
(UFMS), Rodrigo Simão Camacho (UFGD) Este eixo propõe-se a reunir trabalhos que analisem a relação entre as
políticas públicas e os direitos dos povos do campo, destacando temas como
reforma agrária, territórios tradicionais, financiamento da educação do
campo, programas institucionais, e lutas dos movimentos sociais. Busca-se
refletir sobre as disputas por terra, água, território e educação, a
resistência aos projetos hegemônicos e o protagonismo dos sujeitos do campo
na construção de políticas emancipatórias.
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Eixo 4 – Educação do Campo: Meio
Ambiente e Agroecologia Coordenação: Vicente De Paulo Borges
Virgolino da Silva (IFB) O eixo acolhe trabalhos que promovam discussões sobre práticas e saberes
agroecológicos, sustentabilidade, convivência com os biomas e estratégias de
cuidado com a terra e os bens comuns. São esperadas contribuições que
articulem educação do campo e agroecologia como práticas formativas, com
enfoque na ecologia de saberes, na valorização do conhecimento camponês, nas
práticas de resistência e na construção de alternativas à lógica do
agronegócio.
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Eixo 5 – Educação do Campo:
Interculturalidade e Diversidade Coordenação: Raquel Alves de Carvalho (UFGD), Janderson Vieira de Sousa
(UFCAT) Este eixo reúne trabalhos que abordem as múltiplas formas de ser, viver e
educar no campo, considerando as dimensões étnico-raciais, geracionais, de
gênero, sexualidade e pertença cultural. Esperam-se contribuições que
reflitam sobre a pluralidade de identidades e saberes presentes nos
territórios do campo, das águas e das florestas, e que promovam práticas
educativas inclusivas, antirracistas, decoloniais e comprometidas com a
justiça social e ambiental.
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Eixo 6 – Outras Linguagens: Poesias,
Vídeos e Fotografias Coordenação: Jorge Luis D’Ávila
(UFMS), Alessandra Gomes de Castro (UFG), Karla Caetano (UnB). Este eixo é dedicado à expressão da Educação do Campo por meio de linguagens
artísticas e culturais. Acolhe produções que expressem experiências,
resistências, memórias e lutas dos sujeitos do campo em formatos como
poesias, vídeos, fotografias, cordéis, canções, artesanato, cerâmica,
adereços e/ou outras manifestações sensíveis. Esperam-se trabalhos que tragam
reflexões sobre o território, a identidade, a cultura popular e o cotidiano
rural, valorizando a arte como forma de conhecimento e instrumento pedagógico.
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