O CRP18-MT em suas proposições, prezando pela organização democrática do sistema conselhos e atendendo às deliberações da categoria, deve se atentar às propostas apresentadas, apreciadas e eleitas no Congresso Regional de Psicologia (COREP) para pautar sua atuação. Sendo assim, ressaltamos que o V COREP do CRP18 duas propostas nos norteiam para realização do presente evento: a) “Que o CRP permaneça atuante na defesa dos direitos humanos, das políticas públicas e do controle social.” e b) “Fomentar o compromisso social da psicologia em defesa das políticas públicas e dos direitos humanos, sensibilizando a categoria acerca do seu papel no combate às desigualdades sociais”.
A partir da provocação da categoria de psicólogas, devemos nos colocar como protagonistas do fomento à mobilização dentro da política pública de Assistência Social, a qual se viu duramente afetada pelo desmonte citado acima e pela conjuntura de retorno de práticas assistencialistas.
Por fim, a realização do EMAPAS no ano de 2023 atenderá a necessidade de retomada da discussão sobre o compromisso social da psicologia frente a reconstrução do SUAS, a necessidade de qualificação dos serviços prestados e a reafirmação da identidade profissional das psicólogas na Política Nacional de Assistência Social.
1.2 Objetivo geral
Fortalecer a mobilização de psicólogas atuantes no SUAS através de encontro, reflexão e troca de experiências profissionais.
1.2.1 Objetivos Específicos
Promover a, reflexão e trocas de experiências de profissionais;
Debater sobre o processo de instrumentalização e de fortalecimento do da Participação e do Controle Social;
Refletir sobre os impactos da pandemia na atuação das psicólogas e usuários do SUAS;
Debater o papel da psicologia na reconstrução do SUAS.