V Encontro de História Indígena e do Indigenismo 2023 - 10 anos do GP HINDIA

V Encontro de História Indígena e do Indigenismo 2023 - 10 anos do GP HINDIA

presencial Universidade Federal do Pará - Belém - Pará - Brasil

O evento já encerrou

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Sobre o evento

10 ANOS DO HINDIA


Com o objetivo de promover o diálogo entre estudantes, professores(as),  pesquisadores(as) e demais pessoas interessadas na temática indígena, o Grupo de Pesquisa Hindia - UFPA, promove, de 08 a 11 de novembro, o V Encontro de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia e na ocasião celebra os 10 anos de trabalho, publicações, pesquisas e existência do Hindia. A programação contará com conferências, Simpósios temáticos, mesas-redondas e minicursos. 


O evento tem a proposta de criar um espaço de reflexão para os seus participantes e atender às demandas institucional e social da Lei 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade da História e da Cultura Indígenas nos estabelecimentos de Educação Básica. Desta forma, a realização proporciona um espaço de formação para estudantes de graduação e professores que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio.


O Evento é presencial e aberto ao público em geral, ou seja, todos, todas e todes são bem vindes! 

Atividades do Evento

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Inscrições

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Simpósios Temáticos

ST 01 | História Indígena na Amazônia

Coordenadores: 

Dr. André Pompeu (UFPA/Bragança);

Dr. Laécio Sena (UNIFESSPA/Xinguara);

Dr. Rafael dos Santos (UNIFESSPA/Xinguara).

ResumoDesde meados da década de 1990 a historiografia tem buscado incluir os indígenas como sujeitos ativos na narrativa histórica. Esse fenômeno vai ser percebido, sobretudo, ao longo dos anos 2000, com a publicação de uma série de trabalhos, que buscavam o diálogo entre a História e as Ciências Sociais e que privilegiavam temáticas como o “protagonismo indígena” e a “agência indígena”. Na historiografia dos dias atuais estamos vendo a consolidação dessa matriz historiográfica, onde os sujeitos indígenas aparecem em primeiro plano de nossas pesquisas. Desta feita, o presente Simpósio está aberto para pesquisas em andamento, ou concluídas, onde os povos indígenas sejam os principais sujeitos da narrativa histórica. Sejam esses trabalhos no campo da História, das Ciências Sociais, ou áreas afins. Propomos um período alargado para o Simpósio, aceitando trabalhos que tratem desde o período anterior à chegada dos europeus, entrando pelo período colonial, imperial e/ou republicano. O espaço de análise dos trabalhos deve ser a Amazônia, em sentido amplo, ou seja, qualquer uma das regiões que fazem parte da Pan-Amazônia. Desse modo, acreditamos poder dar visibilidade a diferentes temas a respeito dos povos indígenas amazônicos e as complexas relações por eles engendradas, sejam sociais, culturais, políticas ou econômicas.


ST 02 | História do Indigenismo 

Coordenadores:

Me. Leonardo Raiol;

Me. Elias Abner (PPHIST/UFPA);

Ma. Lívia Maia (PPHIST/FAHIS/UFPA);

Ma. Sara Suliman (PPHIST/UFPA | FAHIS/UEPA)

Resumo: O presente simpósio temático tem o objetivo de ser em um espaço amplo e plural para a apresentação de trabalhos em progresso, concluídos ou em estágio avançado de desenvolvimento, voltados à socialização de saberes e o debate sobre temas relativos à história do indigenismo na Amazônia, no Brasil e em outros países da América Latina. A participação de pesquisadores/as da História e campos afins e em diferentes níveis de formação acadêmica estará aberta para apresentação.


ST 03 | Ensino de História e educação escolar indígena.

Coordenadoras:

Profa. Beatriz Lobo;

Ma. Taíssa Bichara (PPHIST/UFPA).

ResumoO simpósio pretende agregar estudos que explorem as problemáticas no campo do Ensino de História e da Educação Escolar Indígena. Busca reunir trabalhos que busquem compreensão do tratamento da questão indígena na educação básica e no ensino superior, experiências docentes em espaços não escolares e ambientes virtuais, e que analisem o atendimento da Lei n.º 11.645/08 a partir de práticas pedagógicas e do redimensionamento das narrativas didáticas conformadas sobre os povos indígenas na educação básica.


ST 04 | Formas de expressão e representação sobre os indígenas

Coordenadoras:

Ma. Jessica Maria;

Ma. Taynara Portal;

Ma. Irana Calixto.

ResumoO presente simpósio temático visa ser um espaço para a apresentação e discussão de pesquisas que trabalhem as diversas formas de expressão indígena, em suas diferentes dimensões e narrativas culturais, tanto tangíveis quanto não tangíveis, como artefatos culturais, cosmologias, danças, festas, rituais, grafismos, processos educacionais, medicinas e saberes tradicionais, processos educacionais, entre outros aspectos. Além disso, debater trabalhos sobre as diversas expressões e representações criadas por essas sociedades ou pelo imaginário e perspectiva dos não indígenas, desde pesquisadores, escritores, viajantes, artistas, missionários, agentes do Estado. Objetiva-se que ocorra um diálogo interdisciplinar com as mais variadas extensões da história indígena e indigenista, tal como estreitar relações entre os pesquisadores de diversas áreas de conhecimentos com o intuito de compartilhar experiências que fomentem reflexões e análises sobre a temática.

Minicursos

1. Indígenas mulheres na Amazônia colonial (século XVIII).

Ma. Lívia Maia

2. Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores.

Dr. Mauro Cezar Coelho

Ma. Taíssa Bichara

3. Reafirmação étnica e conflitos de terra no Pará.

Dr. Karl Arenz

Ma. Bruna Vaz Maytapu

Profa. Williane Tavares.

4. Temáticas indígenas na canção popular amazônica.

Ma. Jéssica Queiroz

5. Povos indígenas e ditadura civil-militar no Brasil.

Me. Murilo Bitar.

Profa. Alana Oliveira

Prof. Gabriel Oliveira

6. Indígenas aliados e do corso e as povoações administrativas coloniais.

Prof. Felipe Santos.

7. Obras indígenas no processo de ensino-aprendizagem da Educação Básica.

Profa. Paula Barros

8. Arqueologia amazônica: Interações humano-ambientais.

Prof. Antonio Gonçalves

Submissões

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Palestrantes e Coordenadores de Simpósios e Minicursos

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Local do Evento

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