V Congresso Internacional de Pecuária Leiteira da Amazônia Ocidental
A Universidade Federal do Acre em parceria com a Secretaria de Agropecuária do Estado do Acre, SENAR, SEBRAE - AC, Fórum empresarial de inovação e desenvolvimento e por fim Embrapa Acre convida estudantes, produtores, profissionais, pesquisadores e público interessado para participar do V congresso internacional de pecuária leiteira, onde serão apresentadas as discussões mais atualizadas sobre o sistema de produção leiteiro, abordando temas como: manejo de pastagem, manejo e reprodução do gado leiteiro, avaliação e desempenho das propriedades leiteiras, qualidade do leite, sustentabilidade, gestão e legislação pertinentes.
Será o momento oportuno para analisarmos o que está bom e deve ser mantido em nossas realidades, o que estamos precisando melhorar (nossas necessidades) e o que vamos fazer para melhorar (nossas respostas).
A pecuária leiteira é uma das principais atividades econômicas do Brasil, geradora de emprego e renda, onde a matéria prima produzida é componente da produção de muitos alimentos consumidos pela população, como a bebida em si, queijos, manteigas, doces e iogurtes. No Acre, assim como nos demais estados do país, a base da cadeia produtiva do leite é formada por produtores familiares, que contam com a atividade para sustento. Mesmo a bovinocultura de leite estando consolidada no estado, ainda apresenta dificuldades quanto sua condução como uma empresa rural lucrativa, advindo de produtores que não buscam a especialização na exploração da pecuária leiteira em termos empresariais, juntamente ao predomínio do empirismo, falta de capacitação técnica e acompanhamento técnico.
Com o congresso esperamos contribuir com fóruns de discussão, mediar o contato da comunidade acadêmica com profissionais da área, difundir conhecimentos e por fim complementar a capacitação dos discentes. Desse modo, a realização do Congresso é algo inovador, em especial, para a região amazônica, uma vez que ainda existem dificuldades peculiares, como o isolamento geográfico em relação aos grandes centros. Esses fatores reforçam a importância desses eventos, pois possibilitam a reunião de pesquisadores em torno de uma temática de interesse para o desenvolvimento sustentável da região.