O amadurecimento da RedeCT de modo geral e na formatação de seus congressos em específico culminou na estruturação de um modelo de congresso que permite a ampla participação (inclusive de modo gratuito, quando o caso) e a acessibilidade remota se necessário. Neste sentido traz período e fluxo para a submissão de trabalhos (artigos completos, resumos expandidos e trabalhos de iniciação científica); minicursos nos períodos da manhã; sessões de apresentação e arguição dos trabalhos aprovados nos GTs (Grupo de Trabalho) na faixa das 13h30; mesas redondas de âmbito mais prático na faixa das 16h e conferências à noite (a partir das 19h).
O documento Anais dos congressos traz, além dos trabalhos apresentados, a publicação da carta anual da RedeCT, a programação completa efetivamente desenvolvida e a lista de integrantes da equipe de coordenação, da comissão organizadora, dos palestrantes e do comitê científico, servindo como relatório geral do congresso. A prestação de contas, sob responsabilidade do Instituto de Pesquisas Amazônicas e de Povos Tradicionais, é publicada no website da RedeCT. Para o ano de 2024, a Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design – FAAC, da UNESP (Câmpus de Bauru – estado de São Paulo – Brasil) sediará os trabalhos, que terá programação híbrida também gerada a partir das cidades de Maputo, Beira e Chimoio no Moçambique – África. O V Congresso Científico Internacional da RedeCT será desenvolvido de 19 a 22 de novembro de 2024, em modo híbrido (contando com atividades inteiramente on-line e programação presencial transmitida para os congressistas remotos) e será então gerado a partir de ambientes da FAAC/UNESP Bauru – São Paulo (Brasil) e de Moçambique – África.
O congresso será híbrido (contando com atividades inteiramente on-line e programação presencial transmitida para os congressistas remotos), tendo programação gerada e mediada a partir de Bauru (estado de São Paulo – Brasil) e de Maputo, Beira e Chimoio (Moçambique – África). Será realizado com centralidade de informações e fluxo de participação pela plataforma Even3, tendo-se acesso ao ambiente do evento para inscrições, submissões de trabalhos, verificação das salas e dos cronogramas de GTs (grupos de trabalhos), bem como para o acesso à programação final, o endereço V Congresso Científico Internacional da RedeCT (even3.com.br) O congresso será desenvolvido de 19, 20, 21 e 22 de novembro de 2024, apresentando como possibilidades de participação: minicursos, mesas-redondas e conferências, além da dinâmica própria dos GTs (grupos de trabalho) que receberão a submissão de trabalhos científicos (resumos expandidos ou artigos completos), que uma vez aprovados, serão apresentados em sessões públicas. A programação final terá alguns ajustes nos seus horários para que haja boa participação dos colegas do Moçambique, mas de modo geral o que se prevê são: Os minicursos são ambientes de diálogo on-line, entre os ministrantes e os participantes do mesmo, onde o conteúdo e a metodologia são dados pelos ministrantes previamente definidos pela RedeCT. Os minicursos serão desenvolvidos no período da manhã dos dias 19, 20, 21 e 22/11/2024, a partir das 8h (horário de Brasília/Brasil).
Será permitido o acesso à web-sala apenas aos inscritos no 5º CCI da RedeCT e que tenham previamente também se inscrito para esta atividade do congresso. Os minicursos serão encerrados em tempo hábil, para que haja um período de descanso/almoço para aqueles que irão participar das sessões de apresentação e arguição de trabalhos, dos GTs (marcadas para a partir das 13h30 – horário de Brasília/Brasil). As sessões de apresentação e arguição dos trabalhos, nos GTs (Grupos de Trabalho), serão públicas e inteiramente on-line, os interessados inscritos terão acesso às salas virtuais previamente agendadas e os apresentadores seguirão as orientações dadas pela mesa do GT (composta por integrantes do comitê científico do congresso).
A RedeCT organizará as salas virtuais e manterá um relator como suporte técnico/tecnológico para auxiliar os integrantes da mesa e os apresentadores. As sessões iniciarão às 13h30 com término previsto para as 15h30 (horário de Brasília – Brasil). Importante destacar que cada GT possui uma temática específica, previamente definida, que orientará os autores na submissão de seus trabalhos. A composição das mesas destes GTs é proposta pelos pesquisadores da RedeCT e são formadas por doutores e dentre este um é definido como Coordenador do GT. A mesa pode ter convidados (Doutorandos, Mestres formados e integrantes de povos tradicionais), mas estes poderão dialogar com os autores sob orientação do Coordenador da Mesa, sem poder inferir voto ou definir pela aprovação ou reprovação dos trabalhos apresentados (afim de garantir o nível de qualificação necessário da banca de análise da produção científica).
As sessões gerarão uma ata produzida pelo Coordenador do GT, sob orientação técnica da RedeCT (que servirá de subsídio para a produção do documento Anais do V CCI da RedeCT) e sempre que possível as sessões serão gravadas (sem publicação posterior, apenas para fins de checagem de informações e participação). As mesas-redondas e conferências serão organizadas em três faixas de horários (de acordo com os ajustamentos para a participação dos colegas do Moçambique, mas atentos à participação de colegas do Chile (países com fusos horários bem distintos e em boa medida conflitantes. Neste sentido, teremos atividades que se iniciarão às 16h, outras às 17h e outras às 19h30 (horário do Brasil).