Durante boa parte do século XX aprendemos que os indivíduos não possuíam tanta importância, e que suas performances não representavam muito. Aprendemos também que as pessoas representavam pouco diante das estruturas, dos contextos...
Contudo, com a Micro-história, e o retorno das biografias ao contexto dos historiadores e historiadoras, podemos perceber a importância das pessoas, dos indivíduos. E no que tange aos Estudos Africanos e a História dos afro-brasileiros, não há como negar a fundamental importância de algumas personalidades, notadamente daqueles que durante muito tempo pelejaram pela consolidação deste campo de estudos.
É com grande orgulho que teremos mais uma entrevista com uma grande referência dos estudos sobre as relações entre as práticas e costumes existentes no continente africano, e de como estas foram ressignificados em nosso país: Lívio Sansone, um dos fundadores do Pós Afro, programa de pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos, será nosso entrevistado na próxima quarta-feira, dia 07/10/2020, a partir das 19:00, discutindo o tema “Uma trajetória docente a serviço dos estudos africanos e afro-brasileiros”. Além de ser uma das figuras de maior prestígio sobre estudos africanos e afro-brasileiros dentro do cenário nacional, Lívio Sansone teve destacada participação na criação do CEAA - Centro de Estudos Afro-Asiáticos, na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Lívio Sansone tem extenso currículo com diversos livros e artigos publicados, o que certamente nos autoriza a afirmar que em algum momento, todo e qualquer pesquisador das temáticas acima indicadas em algum momento leu ou teve recomendada a leitura de alguns dos seus trabalhos durante o período de formação. Por tudo isto, e também pelas suas posições em defesa do ensino público e gratuito, esta entrevista é também uma forma de lhe prestar homenagem!!!
Teremos como entrevistadores os professores Valdemir Zamparoni (Pós Afro UFBA), Ivaldo Lima (UNEB DEDC II) e Felipe Honorato (ESCAMP).
Participe conosco acompanhando a palestra e expressando suas dúvidas, comentários e críticas para complementar o nosso debate.
Por favor, curtam, inscrevam-se e compartilhem os nossos conteúdos.
Obrigado a todos e a todas pela participação.
Redes sociais:
Facebook: (https://www.facebook.com/africadosecu...)
Instagram: (https://instagram.com/africaseculoxx?...)