Universo da Escrita Acadêmica

Universo da Escrita Acadêmica

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

UNIVERSO DA ESCRITA ACADÊMICA

QUINZENAIS DE ACORDO COM O CRONOGRAMA AOS SÁBADOS DE 18H-20h ou 22h (Horário de Brasília)

Ao Vivo de Qualquer lugar do MUNDO: EAD (SÍNCRONO)

Ambiente Virtual somente Ticket Master (ASSÍNCRONO).


Objetivo geral:  Capacitar os alunos a dominar as habilidades essenciais da escrita acadêmica, ao mesmo tempo, em que destacamos a importância de abordar problemas de forma analítica e colaborativa. Ao combinar essas habilidades, os alunos estarão prontos para encarar os desafios da academia e do mundo profissional de maneira confiante e competente. 


Objetivos específicos: 

  • Compreender a importância da escrita acadêmica eficaz na comunicação de ideias e na resolução de problemas;

  • Explorar técnicas iniciais de escrita acadêmica para aprimorar a clareza e a organização do pensamento;

  • Identificar estratégias de aprofundamento na resolução de problemas através da aplicação de soft skills.


Metodologia:

A formação será desenvolvido em torno de discussões sobre  os textos escolhidos que contribuem para pensar a organização da lógica da escrita acadêmica ao longo dos módulos e tema norteador do mesmo, além dos seus desdobramentos no campo editorial de publicação acadêmica.

Os cursistas se comprometerão a lerem os textos divididos conforme o cronograma para os encontros quinzenais. Os textos serão retirados dos livros/materiais que forem sendo indicados ao longo do curso. A discussão deverá ser levada em dois aspectos principais:  (1) uma articulação direta com os temas escrita acadêmica, inovação e aprendizagem de maneira prática, com uma possível solução rápida para determinada questão da temática daquele módulo estudado, tendo em vista graduandos que possuem pouco tempo e interesse para debates mais profundos.

(2) a explicação do conteúdo do texto: os seus conceitos estudados ampliadamente pelo moderador proponente e sua articulação com a construção do pensamento sobre escrita acadêmica, aprendizagem e inovação de maneira mais aprofundada visando o desenvolvimento de algum soft skill.

Sobre a exposição do texto: além do guia de estudo para os companheiros de curso mapa mental (responsabilidade da Vanessa), o professor proponente deverá propor uma atividade para dinamizar a participação de todos os integrantes do curso sobre o livro e/ou o texto que se faz responsável. Essa atividade deve promover uma melhor reflexão sobre os conceitos presentes no documento e a possibilidade de pensamento coletivo sobre as pesquisas em educação que estão sendo realizadas pelo grupo. O material complementar (slides ou outro formato) do texto será responsabilidade do outro professor proponente. Em todas as aulas, haverá um aluno anedotário que ficará responsável pelo registro do que foi trabalho coletivamente.

E, como avaliação de cada módulo, os cursistas deverão apresentar um escrito, de no mínimo cinco páginas, de acordo com uma pergunta norteadora, com a temática de escrita e aprendizagem, utilizando os textos debatidos ao longo dos encontros como embasamento, entendida como escrita autoral (não obrigatório, mas poderá ter a finalidade de publicação coletiva). Na, cada aluno apresentará parte da sua escrita de forma sintética para a turma e, posteriormente, entregar o texto final no prazo de uma semana. Além da presença serão contabilizados outros dois formulários de desenvolvimento que deverão ser obrigatoriamente respondidos sob penalização da carga horária da formação caso não seja realizado;



18/01

Discussão de texto Moderador principal:

Moderador secundário:

Aluno Relator:


  • Sistema de anotações online - Microsoft Edge - Letramento digital

  • Problema de perda de fichamentos 

  • Modelos de fichamento (à parte)


O GÊNERO DISCURSIVO FICHAMENTO

 (Sabatha Catoia Dias Rosângela Pedralli)


19/02

Discussão de texto Moderador principal:

Moderador secundário:

Aluno Relator:




18/03

Discussão de texto Moderador principal:

Moderador secundário:

Aluno Relator:



O problema do letramento acadêmico é uma questão contínua (Apps para o enriquecimento vocabular).


Frequência de palavras - softwares online 


PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE

TEXTOS NA UNIVERSIDADE

Rodrigo Acosta Pereira

Terezinha da Conceição Costa-Hübe


Ler para escrever: reflexões sobre a iniciação à pesquisa 

na formação docente

Daniela Aparecida Eufrásio

163



21/04

Discussão de texto Moderador principal:

Moderador secundário:

Aluno Relator:









Referências



  1. BÁSICA



ADORNO, Theodor W. "O ensaio como forma". In: ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, 2003.


FREIRE, Paulo et al. A importância do ato de ler. 2003.


LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, 2003.


LOPES, Shayane França. Pseudodemocracia e sua constituição pelo poder da linguagem. In: Estudos de Linguagem: Linguagem e Democracia, Vol. 2 - Teorias do Texto, do Discurso e da Tradução. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/estudos-de-linguagem-linguagem-e-democracia-vol-2-teorias-do-texto-do-discurso-e-da-traducao/. Acesso em 02 set. 2023.


PEREIRA, Rodrigo Acosta; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Práticas de linguagem na esfera acadêmica. DOI: 10.51795/9786526505403. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/praticas-de-linguagem-na-esfera-academica/. Acesso em 02 set. 2023.


SABER DE MELLO, I.; AGUIAR, F. M. de; BELCHIOR SANTOS, J.; PEDROSO DE OLIVEIRA, L.; BITENCOURT, M. A. L. de; FRANZONI, T. O que é escrita performativa? DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01-24, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17922. Acesso em: 02 set. 2023.


SKLIAR, Carlos. "A desobediência da linguagem". In: SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Autêntica, 2017.


VIEIRA, José Antônio; ARAÚJO, Maiara do Nascimento; CAMPOS, Sulemi Fabiano. Escrita, Universidade e Produção do Conhecimento. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/escrita-universidade-e-producao-do-conhecimento/. Acesso em 02 set. 2023.



  1. COMPLEMENTAR


BECKER, Howard S. Truques da escrita. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2015.

BRADBURY, Ray. Zen na arte da escrita. Tradução de Petê Rissatti. 160 páginas. São Paulo: Editora Globo Livros, 2020. ISBN: 9786558300021 (versão impressa). ISBN: 9786558300014 (e-book).

CRUZ, Robson Nascimento da Cruz; REZENDE, Junio. A escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processo. Pro-Posições, v. 34, p. e20210123, 2023.

LUIZ, Ercília Maria de Moura Garcia et al. Escrita acadêmica: princípios básicos. 1ª ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019.

PINTO, M. da G. L. C. Os meandros da escrita acadêmica: alguns recados aos estudantes universitários. Linha D'Água, v. 31, n. 1, p. 9-27, 2018. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v31i1p9-27.

RODRIGUES, Érica dos Santos. A pesquisa da escrita em processo: questões metodológicas e ferramentas de investigação. 2020. Vídeo, 1h 15min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QSzPfvFhKZI. Acesso em: 10 set. 2022.

REA, E. (2021). Orwell, George. Revista Espaço Acadêmico, 3(29). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58789. Acesso em: 01 set. 2023.

ROHMAN, D. Gordon. Preparação prévia: a fase de descoberta no processo de escrita. Comunicação e Composição na Universidade, vol. 16, n. 2, 1965, pp. 106-112. Disponível em: https://doi.org/10.2307/354885. Acesso em: 03 set. 2023.

SORTE, Paulo Boa et al. Inteligência artificial e escrita acadêmica: o que nos reserva o algoritmo GPT-3?. Revista EntreLinguas, p. e021035-e021035, 2021.


VANESSA BALOCHINI

Aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (UERJ/FFP). Atualmente também está como pesquisadora colaboradora em vários grupos de estudo ao longo do país. Mestre pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/FFP) em Ensino de Ciências, Ambiente Sociedade na área de Biodiversidade e Análise Ambiental. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense com uma bagagem bastante rica de formação cidadã, botânica e criação de materiais didáticos. Ao longo da graduação não deixou as oportunidades passarem e participou de projetos grandes, como organização da Banca do Primeiro encontro de Libras na UFF (ENELU) e I Probis UFF. Ministrou a oficina de biomoléculas através da análise investigativa e experimental com alunos de superdotação na escola de verão pelo projeto DIECI (Laboratório Interdisciplinar de formação de professores) UFF. Foi extensionista do projeto de recuperação ambiental no LAHVI (Horto Viveiro da UFF) também compondo a sua equipe através da criação de trilhas ecológicas para uma conscientização planetária e sustentável do público misto que o visitava. Foi mediadora de exposição Meio Ambiente e Acessibilidade que foi cediada na Câmara Municipal de Niterói em 2016. Participou como agente cultural (contadora de histórias) para alunos do ensino fundamental através da imersão literária cuja temática foi Meio Ambiente. Participou da revitalização do laboratório do Colégio Estadual Baltazar Bernardino durante o primeiro ano de atuação no PIBID (estágio não obrigatório interno) assim como a organização da sua Feira de Ciências III Mostra de Ciência e Tecnologia. Foi voluntária do projeto Spread The Sign da UFF como extensionista e auxiliou na catalogação e pesquisa de termos já existes em libras em outras universidades para a criação do dicionário online SPREAD THE SIGN. Durante a graduação atuou principalmente nos seguintes temas: ciências da natureza, Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, formação cidadã, meio ambiente e Conservação Ambiental. Fundadora do Ateliê do Conhecimento. Mestre em Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Sociedade, com ênfase em Análise Socioambiental e Biodiversidade, atualmente está como pesquisadora colaboradora no GEIA (UERJ/FFP) e LAPEar(UNIRIO). Compõe o corpo editorial da Revista Brasileira de Ecoturismo (Biodiversidade) e Revista Ensaios UFF. Compoe abanca examinadora da UNIVESP nas graduações de: Engenharia de Produção e Ciências Ambientais. Atua também como mentora acadêmica (treinamento de pesquisadores e mentoria para ingresso nos mestrados profissionais e acadêmicos). Também presta serviços de Assessoria Acadêmica com base no pilar de Integridade, Apoio humanizado aos estudantes e respeito à pessoa humana nos processos formadores e de Assessoria à publicação Acadêmica.
Vanessa Balochini, MSc. - Professora de biologia - SEEDUC/RJ | LinkedIn 

RESGATE SEU DESCONTO DE R$50 NO INGRESSO DE R$200: Explorando a Conquista Universitária: Descubra o Suporte que Você Merece via Ateliê do Conhecimento ® (google.com)

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}