QUINZENAIS DE ACORDO COM O CRONOGRAMA AOS SÁBADOS DE 18H-20h ou 22h (Horário de Brasília)
Ao Vivo de Qualquer lugar do MUNDO: EAD (SÍNCRONO)
Ambiente Virtual somente Ticket Master (ASSÍNCRONO).
Objetivo geral: Capacitar os alunos a dominar as habilidades essenciais da escrita acadêmica, ao mesmo tempo, em que destacamos a importância de abordar problemas de forma analítica e colaborativa. Ao combinar essas habilidades, os alunos estarão prontos para encarar os desafios da academia e do mundo profissional de maneira confiante e competente.
Objetivos específicos:
Compreender a importância da escrita acadêmica eficaz na comunicação de ideias e na resolução de problemas;
Explorar técnicas iniciais de escrita acadêmica para aprimorar a clareza e a organização do pensamento;
Identificar estratégias de aprofundamento na resolução de problemas através da aplicação de soft skills.
Metodologia:
A formação será desenvolvido em torno de discussões sobre os textos escolhidos que contribuem para pensar a organização da lógica da escrita acadêmica ao longo dos módulos e tema norteador do mesmo, além dos seus desdobramentos no campo editorial de publicação acadêmica.
Os cursistas se comprometerão a lerem os textos divididos conforme o cronograma para os encontros quinzenais. Os textos serão retirados dos livros/materiais que forem sendo indicados ao longo do curso. A discussão deverá ser levada em dois aspectos principais: (1) uma articulação direta com os temas escrita acadêmica, inovação e aprendizagem de maneira prática, com uma possível solução rápida para determinada questão da temática daquele módulo estudado, tendo em vista graduandos que possuem pouco tempo e interesse para debates mais profundos.
(2) a explicação do conteúdo do texto: os seus conceitos estudados ampliadamente pelo moderador proponente e sua articulação com a construção do pensamento sobre escrita acadêmica, aprendizagem e inovação de maneira mais aprofundada visando o desenvolvimento de algum soft skill.
Sobre a exposição do texto: além do guia de estudo para os companheiros de curso mapa mental (responsabilidade da Vanessa), o professor proponente deverá propor uma atividade para dinamizar a participação de todos os integrantes do curso sobre o livro e/ou o texto que se faz responsável. Essa atividade deve promover uma melhor reflexão sobre os conceitos presentes no documento e a possibilidade de pensamento coletivo sobre as pesquisas em educação que estão sendo realizadas pelo grupo. O material complementar (slides ou outro formato) do texto será responsabilidade do outro professor proponente. Em todas as aulas, haverá um aluno anedotário que ficará responsável pelo registro do que foi trabalho coletivamente.
E, como avaliação de cada módulo, os cursistas deverão apresentar um escrito, de no mínimo cinco páginas, de acordo com uma pergunta norteadora, com a temática de escrita e aprendizagem, utilizando os textos debatidos ao longo dos encontros como embasamento, entendida como escrita autoral (não obrigatório, mas poderá ter a finalidade de publicação coletiva). Na, cada aluno apresentará parte da sua escrita de forma sintética para a turma e, posteriormente, entregar o texto final no prazo de uma semana. Além da presença serão contabilizados outros dois formulários de desenvolvimento que deverão ser obrigatoriamente respondidos sob penalização da carga horária da formação caso não seja realizado;
Referências
BÁSICA
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COMPLEMENTAR
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VANESSA BALOCHINI