A ultrassonografia em tempo real (UTR) é uma técnica não invasiva que pode ser usada para predizer a composição corporal animal e avaliar a qualidade da composição de uma carcaça.
O conhecimento anatômico, principalmente da sua base óssea, é de grande utilidade na identificação dos pontos. Em ovinos e bovinos, as principais medidas realizadas correspondem à espessura de gordura subcutânea, profundidade e área do músculo Longissimus thoracis et lumborum. As localizações anatômicas mais precisas são: 13ª costela, entre a 12ª e a 13ª costelas, 4ª vértebra lombar, entre a 3ª e 4ª vértebra lombar.
Posteriormente, as medições são realizadas com a sonda colocada perpendicularmente à coluna vertebral, quando o objetivo passa por analisar todo olho do músculo, ou paralela, a diferentes distâncias do ponto médio da coluna vertebral, quando se trata de medir espessuras de gordura subcutânea. A partir de então, é possível avaliar as imagens por meio do software ImageJ® e verificar de forma objetiva as medidas de carcaças para então se acelerar ou não o processo do abate em relação a maturidade de carcaça.
SOBRE O QUE VAMOS CONVERSAR:
- Quer aprender sobre desenvolvimento corporal de ruminantes?
- Quer aprender a utilizar o ultrassom e tecnologia computacional para medida de análise de carcaça?
- Quer discutir sobre avaliação e tipificação de carcaça?
VEM COM A GENTE!
Parceiros: Ovinos do Araguaia, Curso de Medicina Veterinária e Propex UNIVAR.
OBS. O participante necessita de um notebook para treinamento, e meio de locomoção para ir na propriedade parceira para realizar a atividade prática.