O Seminário Paulo Freire: Resistências e utopias na construção de uma educação como prática de liberdade, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEPP-Fortrad), inaugura no Centro de Ciências, Educação e Linguagens da Universidade Federal do Maranhão- UFMA, Campus de Bacabal, uma importante etapa de discussão no campo educacional sobre as contribuições do diálogo freireano para a formação de educadores, na perspectiva de fortalecer os vínculos do processo educacional com o compromisso de transformar o ato de educar num processo de libertação e construção de uma nova realidade.
Além da importância da obra de Freire, como visto em diversos países e pesquisas recentes, este evento também constitui uma das primeiras atividades coletivas do Grupo do GEPP-Fortrad, cuja composição reúne docentes oriundos de diferentes cursos, com experiências de pesquisa variadas, e com atuação que vem animando o fortalecimento da presença da universidade no interior do estado do Maranhão.
Em tempos atuais, reafirmar o legado de Paulo Freire é assumir o compromisso com a educação como prática da liberdade; educação molhada de amor à vida e em defesa dela. É com esse engajamento que buscamos reunir neste evento professores, pesquisadores, estudantes, ativistas/militantes de movimentos sociais e sindicais do estado do Maranhão (e de outros), para uma reflexão crítica e propositiva do contexto atual da sociedade e, em especial, da educação brasileira.
É possível participar do evento como ouvinte, ou como apresentador/a de trabalhos. As inscrições são gratuitas, porém o participante que desejar submeter trabalhos deverá pagar uma taxa por trabalho submetido no valor de R$ 9,99 - para contribuir com os custos para a publicação dos anais do evento. Recebemos trabalhos no formato de resumo expandido ou de artigo completo, em um dos 10 eixos temáticos do evento. As apresentações ocorrerão em sessões orais, organizadas por Grupos de Trabalho (GT), conforme os eixos temáticos, e coordenadas por um membro envolvido na organização do Seminário.
OBS: A submissão de trabalhos não equivale a inscrição no evento. Portanto, autores que submetem trabalhos também devem realizar a inscrição para participação no evento.