OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO
INSERÇÕES COMUNITÁRIAS
E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Apenas 16 vagas
CADA PARTICIPANTE
VAI RECEBER O LIVRO
TEATRO DO OPRIMIDO
E OUTRAS POÉTICAS POLÍTICAS
DE AUGUSTO BOAL!!!!
Local
Rua Silva Freire, 133 - Horto - ao
lado da Estação do Metrô Horto
Sede do Grupo Aldeia de Teatro - Belo
Horizonte - MG
Duração
30 horas (com certificado)
Datas
31
de janeiro,
01
- 07 - 08 - 14 - 15 de fevereiro.
6 encontros em 3 finais de semana - 20 horas/aula em sala
e 10 horas nas comunidades
31/01 - sexta feira de 19h às 22:30 hs.
01/02 - sábado de 09h às 16:30 hs.
07/02 - sexta feira de 19h às 22:30 hs.
08/02 - sábado de 09h às 16:30
14/02 - sexta feira - Apresentação na comunidade 1 (horário
da comunidade)
15/02 - sábado - Apresentação na comunidade 2
(horário da
comunidade)
16/02 - domingo - Apresentação
na comunidade 3
(horário da comunidade)
O
objetivo desta oficina é proporcionar uma experiência aprofundada que
possibilite aos participantes maior segurança em desenvolver criações e ações
de mobilização social por meio do Teatro Fórum que é a técnica fundamental do
método do Teatro do Oprimido de Augusto Boal.
A oficina Teatro
do Oprimido Inserções Comunitárias e Mobilização Social é uma proposta que
levará o participante a uma experiência que vai percorrer todas as fases de
produção de três peças de TEATRO FÓRUM voltadas para comunidades específicas no
entorno de Belo Horizonte - MG. Todos terão contato direto com uma realidade
opressiva e serão atuantes como atores e atrizes.
Observação
O
grupo será subdivido em três grupos menores. Portanto, os participantes deverão
ter disponibilidade para atuar como atores e atrizes nas 3 peças de teatro fórum
que serão produzidas. A presença nos
encontros é imprescindível!
Conteúdo
- Exposição teórica
acerca de conceitos voltados para a Mobilização Social com base em estudos do filósofo
e educador colombiano José Bernardo Toro. Conceitos principais a serem vistos:
· Mobilização social;
· Comunicação;
· Comunidade(s);
· A causa.
- · O Oprimido em Augusto Boal;
- · Teatro do Fórum - a prática artística da
necessidade;
- · A dramaturgia do Teatro Fórum: Construção pela
escuta na comunidade;
- · Jogos;
- · Técnicas de ensaio;
- · Montagem teatral;
- · Apresentação do Teatro Fórum como rito
mobilizador em comunidade;
- · Avaliação da ação teatral como projeção
continuada.
Informações gerais sobre o
multiplicador
Dimir Viana
Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP e pela UNIBO - Università Degli Studi di Bologna (Itália). É membro do LABORARTE - Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação da UNICAMP. Concluiu o mestrado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais como bolsista da Ford Fellowship Program (Fundação Ford/Fundação Carlos Chagas). Desenvolve pesquisa acadêmica sobre a pedagogia dos artistas e formação docente. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFMG, Licenciatura de Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG e Licenciatura em Educação Artística pela Escola de Música da UEMG. É especialista em Educação Ambiental pelo SENAC.
Além de atividades educacionais trabalha
como brincante, ator, diretor teatral, artista mobilizador e músico popular. Entre os anos de 1995 e 2000 foi ator integrante do Teatro Proskenion (Scilla - Itália). Em 2006 estudou História da Dança e do Mimo e Teatros Orientais na Università degli Studi di Bologna.
Possui formação de
Multiplicador de Teatro do Oprimido
junto ao
Centro de Teatro do Oprimido do Rio de
Janeiro.
Desenvolve pesquisa e espetáculos com crianças e
adolescentes em projetos sociais e estudos sobre aspectos pedagógicos do
Teatro do Oprimido. É pesquisador efetivo sobre
jogos teatrais, lúdicos, musicais e de integração. Trabalhou como
mobilizador social junto à ASMARE Associação de Catadores de Materiais Reaproveitáveis
de Belo Horizonte, Pastorais Sociais da Arquidiocese da Capital mineira. É
compositor do CD Musical O CATADOR E A RUA. Música para mobilização. É autor do
livro Teatro do Oprimido na educação de jovens e adultos pela Editora Appris.