JUSTIFICATIVA
A XXII Semana Teológica promovida pelo Curso de Teologia do Instituto Teológico São João Paulo II (ITEO) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) abordará temas ligados à problemática da relação entre a Igreja e a Modernidade na perspectiva de J. Ratzinger-Bento XVI. Estas são duas palavras que, frequentemente, são colocadas em lados opostos, causando confusão e desentendimento. Mas a compreensão da (pós-)modernidade do papa teólogo é mais rica e complexa: ela passa por sua leitura dos documentos conciliares – sobretudo a Gaudium et spes, a Dignitatis Humanae e a Nostrae aetate, pela gênese da modernidade (que remonta ao judaísmo e ao cristianismo antigos) até chegar em sua análise da relação da Igreja com a política, a economia e ciência. Este panorama pode ser um guia para o posicionamento da Igreja no mundo de hoje.
A Semana Teológica visa contemplar os desafios de viver a fé, a esperança e a caridade cristãs num contexto de: relativismo religioso e de descrença na possibilidade de conhecer a verdade objetiva; de permanência de utopias e de sistemas políticos que secularizam a esperança cristã e que negam a caridade em nome da justiça.
O primeiro assessor, Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção (UNICATÓLICA, Quixadá, Ceará), desenvolveu sua tese doutoral sobre o tema do evento aqui proposto e atua na publicação de obras próprias de Ratzinger e de comentários sobre a sua teologia há diversos anos (www.escolaratzinger.com.br).
O segundo assessor, Prof. Dr. Antonio Luiz Catelan Ferreira (PUC-RJ), é secretário do comitê científico da Sociedade Ratzinger Brasil, do qual é um dos fundadores e é, atualmente, o coordenador editorial da publicação das Obras Completas de Ratzinger pelas Edições CNBB.
A XXII Semana Teológica possibilitará ao Curso de Teologia do Instituto Teológico São João Paulo II (ITEO), refletir sobre as aproximações e confrontos entre a Igreja e o mundo moderno, a partir do pensamento do teólogo e Papa Emérito, que continua tendo atualidade para a ciência teológica.
OBJETIVOS
a) Contribuir na divulgação da reflexão teológica do Papa Emérito;
b) Refletir sobre questões eclesiológicas e desafios da atualidade a partir de suas obras;
c) Propiciar momento de reflexão sobre assuntos candentes da ciência teológica àqueles que não estão no meio acadêmico;
PÚBLICO-ALVO
Graduandos do Curso de Teologia presencial e à distância da UCDB, acadêmicos de áreas afins, teólogos, sacerdotes, agentes de pastoral.