Ao mesmo tempo em que há futuros prometendo progressos, conectividades e cidades inteligentes, enfrentam-se muros invisíveis de algoritmos e tecnologias que excluem corpos, vozes e saberes não-normativos. Nesse chão instável onde o tradicional e o tecnológico estão em disputa, emergem (re)existências: modos de viver, narrar e imaginar que insistem, persistem e resistem mesmo ameaçados de apagamento.
O tema deste ano, “Futuros em disputa - (re)existindo entre territórios, narrativas e algoritmos” é também um chamado para reconhecer e amplificar as vozes que vêm das periferias da comunicação, dos becos digitais, das metrópoles sensíveis. É olhar a capital, a periferia, o interior e o ciberespaço como campos de batalha simbólicos, para a cultura como trincheira mas também caminho para a tecnologia como um campo de apropriação e articulação, não apenas dominação. É afirmar que o caminho para o futuro também precisa ser pensado e reinventado por aqueles que estão de fora dos mapas oficiais.
Este evento propõe ser território onde se encontram a resistência, a fabulação, as novas epistemologias, as performances, as gambiarras; é lugar de celebrar, criticar e resgatar. Porque comunicar, hoje, é também lutar por outros mundos possíveis.
O objetivo do V Congresso Discente da Uerj - Territórios, Tecnologias e Culturas (TETECULT) - é fomentar o debate acadêmico em torno de margens ainda difusas e não mapeadas, divulgar a produção científica dos estudantes da graduação, pós-graduação e egressos dos campos de Comunicação Social e áreas afins.
Convidamos, portanto, as pesquisadoras e pesquisadores da área a refletir possíveis desdobramentos sobre o tema, ainda que não limitados exclusivamente a ele.
Edital 2025: