"Comunicar o Tempo - Memórias, Vivências e Visões"
Tendo como ponto de partida a questão da temporalidade, o evento busca abarcar as múltiplas visões de tempos que podem servir como pontos de partida nos estudos comunicacionais contemporâneos. Memórias, vivências e visões que não estão comente estabelecidas traçando uma linha de pensamento sobre as tecnologias, territórios e culturais nas pesquisas em Comunicação, mas também olhares diversos, contínuos e conjuntos.
Tempos de celeridade e da vida 24/7 de informações, mas também tempos de oralidade e da cosmovisão ancestral, como a noção de tempo espiralar da Leda Maria Martins e o tempo de ausências e experiências de vida em Ailton Krenak.
O tempo sob uma racionalidade algorítmica e de inteligência artificial na cultura digital;
O tempo que se faz forjado pela exigência nos fluxos de imagens das cidades que nem suas reconfigurações são capazes de encobri-las;
O tempo de grupos como os dos jovens alheios à celeridade no consumo, no entretenimento, na educação;
O tempo das notícias nos meios informacionais e públicos;
O tempo da política estabelecido por cosmovisões múltiplas que colocam em xeque o fazer político;
O tempo das artes, sua recepção e distribuição;
Enfim, os tempos dos mundos.
O objetivo do III Simpósio Discente da Uerj - Territórios, Tecnologias e Culturas - é fomentar o debate acadêmico em torno dessas margens que ainda são estabelecidas e divulgar a produção científica dos estudantes da graduação, pós-graduação e egressos dos campos de Comunicação Social e áreas afins.
Convidamos, portanto, as pesquisadoras e pesquisadores da área para refletir sobre o tema.
Confira o edital por meio do seguinte link: