Este é um evento online
A
Comissão Organizadora do Territórios, Tecnologias, Culturas – Simpósio
Discente PPGCOM UERJ convida estudantes da
graduação, pós-graduação e egressos para submissão e apresentação de trabalhos.
O evento será realizado entre os dias 22 e 25 de novembro de 2021, em Língua
Portuguesa e modalidade remota.
O objetivo do I Simpósio Discente do PPGCOM-UERJ é fomentar o debate acadêmico e divulgar a produção científica dos estudantes da graduação, pós-graduação e egressos dos campos de Comunicação Social e áreas afins. Convidamos, portanto, as pesquisadoras e pesquisadores da área para refletir sobre o tema “Territórios, Tecnologias e Culturas – Comunicação em tempos de Cólera”.
Confira o edital por meio do seguinte link:
Cronograma das comunicações
Segunda-feira - 22/11/2021
Comunicação e Política
Mediação: Klaus Berg (UFES)
14h - Mesa 1:
REDES SOCIAIS E AÇÕES CONECTIVAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E NOVOS REPERTÓRIOS DE AÇÃO - Marcos Vinicius Sales (UFF)
ENTRE O ESPÍRITO PÚBLICO E O DISCURSO POLÍTICO: AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA PANDEMIA NO CANAL DE JAIR BOLSONARO NO TELEGRAM - Francisco de Souza e Márcia Nunes (UFC)
A ATUAÇÃO DA EXTREMA-DIREITA NO TWITTER NA DESLEGITIMAÇÃO DA CPI DA COVID-19: CARACTERÍSTICAS DA BRAZILFIGHT - Germana Plácido (UFMA) e Maíra Orso (UFPR)
15h - Mesa 2:
RACISMO AMBIENTAL DO ESTADO BRASILEIRO CONTRA INDÍGENAS E SEUS REFLEXOS NO PERÍODO 2019-2021 - Derliz Moreno (UNILA)
GUERRA ÀS DROGAS? RAÇA E GENOCÍDIO NO ESTADO BRASILEIRO - Giovana Marchioro da Silva (UFU)
DISCURSO POLÍTICO BOLSONARISTA NO PARLAMENTO BRASILEIRO - Wellington Hack (UFSM)
Comunicação e Artes
Mediação: Cíntia SanMartin Fernandes (UERJ)
14h - Mesa 1:
A EXPERIÊNCIA DO HUMOR NA NARRATIVA DOS MEIOS DIGITAIS - Danilo Nunes (UERJ)
REFLEXÕES VISUAIS SOBRE O CONFLITO ISRAELO-PALESTINO: O GRAFITE URBANO NOS TERRITÓRIOS PALESTINOS OCUPADOS COMO ARTIVISMO - Vitória Baldin (UNIFESP)
15h - Mesa 2:
O NEGÓCIO DO PERSONAL DANCER: PRIMEIRAS INQUIETAÇÕES - Matheus Murça Gonaçalves, Marcelo Victor da Rosa e Guilherme Rodrigues Passamani (UFMS)
CORPO, ELEMENTO CÊNICO E AMBIENTE: ANÁLISES DE REPRESENTAÇÕES NA VIDEODANÇA MEXICANA “CUANTO ES SUFICIENTE” - Roberta Camargo (UERJ)
PRODUÇÃO E CONSUMO CULTURAL SOB EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE PASSOS (FNTP) - Guilherme Viana (UEMG)
Terça-feira - 23/11/2021
Corpo, Comunicação e Educação
Mediação: Alessandra Maia (UERJ)
14h - Mesa 1:
NETFLIX E CONTEU´DOS LGBTI+/ ECONOMIAS DA VISIBILIDADE NA FORMAC¸A~O DE BOLHAS PERFORMATIVAS - Anderson Barreto (UFPE)
“SÓ VAI MATAR VELHO”: O ETARISMO NO DISCURSO POLÍTICO E SUA RELAÇÃO COM A FICÇÃO AUDIOVISUAL - Valmir Moratelli (PUC-Rio)
RESISTÊNCIA DO CINEMA DE RUA FRENTE AO CONSUMO CONTEMPORÂNEO: O CINE VITÓRIA EM ARACAJU - Gabriel Borba (UFS)
15h - Mesa 2:
O DESAFIO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM REGIÃO DE COLONIZAÇÃO ITALIANA: ESTUDO NO MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA / RS - Damaris Bertuzzi (UNISINOS)
EXTENSÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIAS EM SUSTENTABILIDADE - Mariana da Paz e Erick Silva (UNIRIO)
INTERFACE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO NA PROTEÇÃO DAS ESPÉCIES DE AVES DA MATA ATLÂNTICA - Derliz Moreno (UNILA)
Quinta-feira - 25/11/2021
Poéticas Audiovisuais
Mediação: Vinícius Pereira (UERJ)
14h - Mesa 1:
TUDO EM VOLTA É SÓ TRISTEZA - TELEJORNALISMO FLERTA COM O CINEMA E RESSIGNIFICA SECA FICCIONADA EM O QUINZE - Aurora Leitão (UFJF)
PROVOCAÇÃO OU REVOLUÇÃO: O CASO DO PORCO DO LEIRNER - Milena Fransolino (UNESPAR)
A RECEPÇÃO CRÍTICA E A REPRESENTAÇÃO DA CIDADE NO FILME SÃO PAULO, SINFONIA DA METRÓPOLE (1929) - Lucas Bandos Lourenço (PUC-SP)
15h - Mesa 1:
VIAJAR A SI PELA LINGUAGEM: UMA LEITURA DE HEMOS LLEGADO A ILIO´N DE MAGALI ALABAU - Eduarda Vaz (UFRJ)
O BICHO-PAPÃO DE HADDONFIELD: HORROR LÚDICO EM HALLOWEEN (1978) - Luis Fernando Coutinho (UFMG)
COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA COMO O CORAÇÃO DA GAMEPLAY DO JOGO UNDERTALE - Ludmila Monteiro (UFPI)
Quinta-feira - 25/11/2021
Comunicação e Política
Mediação: Yuri Garcia (UNESA)
14h - Mesa 1:
TEORIAS AGONISTAS E CRÍTICA À RAZÃO: INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS PARA A INTERPRETAÇÃO DOS FENÔMENOS POLÍTICOS RECENTES - Carolina D’Ávila (UFF)
ÁLVARO VIEIRA PINTO: TECNOLOGIA E PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO - Dauto da Silveira (UNIOESTE)
G.E. MOORE E A DEFESA DO SENSO COMUM: O SENSO COMUM DE QUEM? - Juliany Thainá (UFPE)
15h - Mesa 2:
A DISPUTA PELA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO EM 2020: DO GASTO DE CAMPANHA À PRESENÇA DIGITAL DOS CANDIDATOS(AS) - Afonso Verne (UFPR)
LEI ALDIR BLANC: ACIONAMENTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA NO CONTEXTO PANDÊMICO - Karen dos Santos (UFF)
ISOLAMENTO DIGITAL- UM PRODUTO DA NOVA FASE DO CAPITALISMO - Danilo Nunes e Julia de Aquino (UERJ)
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}
Poéticas Audiovisuais
O grupo de trabalho Poéticas Audiovisuais tem como intuito reunir pesquisadores dos estudos do audiovisual em sua ampla variedade e desdobramentos, como cinema, televisão, fotografia, rádio, games e outras mídias que tenham o audiovisual como elemento chave, procurando compreender os seus efeitos no mundo e as relações por eles estabelecidas, pensando sobre as possibilidades narrativas, técnicas e imagéticas que modulam e influenciam imaginário, comunicação, cultura. Por meio deste grupo de trabalho, propomo-nos pensar a partir de diversas teorias e tendências de pensamento presentes no campo da Comunicação e áreas afins para fomentar os estudos das imagens em movimento.
Palavras-chave: cinema; televisão; transmídia; games; análise fílmica; vídeo.
Comunicação e Política
Muito se tem discutido sobre a relação entre comunicação e política, em particular no que diz respeito às mídias sociais e seus impactos no Estado democrático de direito. Pensando nisso, o Grupo de Trabalho Comunicação e Política tem como motivação o encontro entre pesquisadores e seus trabalhos voltados para os aspectos políticos e fazendo uma relação com a Comunicação. Para tal, será levado em conta trabalhos e pesquisas de áreas afins que se relacionem com o objetivo principal do grupo, para que seja possível estabelecer um diálogo e troca entre estudos em curso, como panorama brasileiro, política internacional, políticas públicas, uso de meios de comunicação para difusão e demais aspectos que se encaixem. O GT pauta-se também por uma perspectiva multimétodos, admitindo trabalhos que façam uso tanto de técnicas quantitativas ou qualitativas.
Palavras-chave: política; comunicação; política internacional; políticas públicas.
Gênero, Raça e Comunicação
Notícias sobre desrespeito, violência por preconceito aparecem na mídia constantemente: uma acusação/prisão por furto, uma morte sufocante num mercado de grande porte no Brasil; um “novo” crime cresce em números alarmantes durante a pandemia -o feminicídio-; e todes outres vítimas de violências diversas por pertencerem à comunidade LGBTQIA+. São corpos que sofrem estigmas, violências simbólicas. Estes são sinais de que diálogo e muito debate levará a sociedade global à mudança de paradigma. Neste GT, são bem vindos trabalhos relacionados a estes ou a outros corpos, igualmente, estigmatizados atravessados pelo paradigma dos “múltiplos fenômenos de comunicação que pontuam o espaço urbano” sejam eles da simples oralidade, tradicionais ou mesmo nas “tendências da comunicação contemporânea”.
Palavras-chave: gênero; raça; comunicação; desigualdade; etarismo; estigma; violência; corpos.
Comunicação e Artes
Partindo do debate sobre comunicação e arte, busca-se reunir pesquisadores com trabalhos acadêmicos voltados ao universo artístico transpassados pela ótica comunicacional. Interessa-nos analisar especialmente a literatura, não abdicando das demais expressões, tais como: música, artes visuais, teatro e dança. Assim, serão acolhidas as pesquisas que têm a arte enquanto elemento chave. O objetivo deste Grupo de Trabalho é explorar, discutir e problematizar os fenômenos artísticos nos contextos sociais, políticos e culturais, que se constituem e legitimam através dos meios de comunicação. Há, também, a intenção de congregar reflexões e fomentar discussões direcionadas às tramas comunicativas que se apropriam de referências artísticas.
Palavras-chave: arte; comunicação; literatura; música; artes visuais.
{{item.nome}}
{{item.nome}}