R. Gonçalo Nunes, 368 - São Paulo - São Paulo - Brasil
Nas últimas décadas as políticas públicas da educação superior vieram a proporcionar o surgimento e/ou crescimento de muitas faculdades e a impulsionar o processo de democratização do acesso de milhões de pessoas a um nível educacional pouco cursado pela maioria da população.
Entretanto, aceder e permanecer num espaço caracterizado por exigências, regras e comportamentos específicos não é uma tarefa fácil, ainda mais se considerarmos as desigualdades e deficiências da escola básica e o choque quase que natural de todos os estudantes do ensino superior com a enorme e complexa carga de leitura, com os rigores da produção da escrita acadêmica e com entendimento das variadas metodologias de pesquisa. E neste sentido, o fato de o famigerado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) reunir e articular todas estas ações como exigência mínima para a superação do senso comum acaba por criar inúmeros medos, receios e traumas nos estudantes.
Mas mediante à relevância deste trabalho como uma oportunidade única de adquirir e de produzir conhecimentos, a coordenação e o corpo docente do curso de Geografia da Faculdade Sumaré optaram por não reduzir o nível de avaliação do TCC com base na premissa de que os alunos seriam incapazes de realizar uma pesquisa acadêmica. Pelo contrário, foram estabelecidas bancas de qualificação do projeto (TCC I) e de defesa (TCC II) compostas pelo orientador e por dois arguentes que buscam lançar novos desafios acadêmicos, extrair ao máximo o potencial de cada estudante e evitar os possíveis processos fraudulentos.
Por conta disso, muitos alunos foram reprovados e receberam mais tempo e novas oportunidades para compreenderem a essência do TCC antes de finalizarem o curso; gerando inúmeras frustrações, insatisfações e revoltas, por um lado, mas também proporcionando vários casos de superação e de autonomia acadêmica, por outro lado.
Dessa forma, pautando-se pelas diretrizes do Curso de Extensão em Metaleitura e Produção de Escrita, desenvolvido em 2016, que a existência do I Encontro de Apresentação de TCC de ex-alunos de Geografia ganhou vida ao convidar dois grupos de alunos formados pela instituição, em dezembro de 2015, para compartilharem as suas experiências sobre o antes, o durante e o depois do processo do TCC. Cabe destacar que, ambos os grupos, para além de obterem nota máxima na banca final conseguiram perceber a importância e o significado desta atividade em suas formações acadêmicas e pessoais.
Assim, caso você tenha se interessado em conhecer as vivências destes colegas, em obter novas opiniões, e em começar a pensar no seu TCC em Geografia de outra maneira, construindo o seu caminho duma forma verdadeira e significativa, não deixe de participar do evento.
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