O Sistema Único de Saúde (SUS), fruto de ampla mobilização popular, comemora 34 anos. Neste percurso de estruturação do Sistema Público e Universal de Saúde diversos sujeitos sociais tem contribuído, dentre os quais destacam-se conselheiros de saúde, trabalhadores, gestores, acadêmicos e usuários. Destarte, nestas três décadas o SUS tem se consolidado como cenário de formação de profissionais de saúde sendo espaço privilegiado para atividades de ensino, de extensão e de pesquisa. Imbuído da importância de compreender o SUS como fruto de ampla mobilização comunitária e consolidar o direito à saúde, foi delineado o evento "SUS todo dia, em todo lugar: 34 anos em defesa da vida".
Trata-se da celebração dos 34 anos do SUS e, também, de construção de espaço de compartilhamento de experiências de assistência, de educação, de extensão e de pesquisa visando contribuir para o aprimoramento do SUS. O evento foi construído graças à parceria entre Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Gregório Baremblitt, Diretório Acadêmico Gaspar Vianna e Departamento de Saúde Coletiva da UFTM. Conta, ainda, com o apoio de Centros Acadêmicos, de Ligas Acadêmicas e de integrantes de Programa de Extensão da UFTM.
O evento será composto por:
- Atividades nas diversas instituições da Rede SUS;
- Mobilização na Feira da Abadia;
- Apresentação de comunicações orais e de pôsteres;
- Mesas redondas, conferência
- Exposição de artes.
As comunicações e pôsteres abrangerão relatos de experiência sobre a atenção integral realizada na Rede, iniciativas de ensino, de extensão e apresentação de resultados de pesquisas. Estima-se contribuir para o estreitamento de vínculos entre a universidade, dispositivos de participação popular, trabalhadores e gestores do SUS e comunidade em geral.